Oi, NuCommunity! Como vocês estão do lado daí?
Do meu lado, pode melhorar a partir da minha organização neste ano. Mas é assim que começamos: ano vai, ano vem, promessas, projetos, metas… Uma das que tenho já faz um tempinho e volta como tudo no final de cada ano é a mesma: o projeto verão.
Tem gente que considera, por exemplo, o projeto verão 2021, desde o início do ano de 2020. Pra mim, o verão de 2021 só chega no final de 2021!
Mas não vamos ficar apenas na promessa. Como fazer pra concretizar isso? Planejamento!
Tá, e como eu me planejo pra isso?
Existem inúmeras coisas que se pode colocar numa rotina saudável. Contudo, numa rotina agitada e cheia, o mais simples é o melhor. Por isso, dá pra começar com 2 temas pra se planejar: alimentação e atividade física.
Eu vou ter que planejar minha própria dieta? Num tenho tempo pra isso!
Planejar a alimentação é algo que já fazemos, mas em cima da hora, como escolher onde e o que vamos comer. É tipo você sentir fome a tarde e pensar no que vai comer no almoço, que é em 15 min. Nem sempre isso dá bom.
Imagina que legal seria já ter ideia do que comer e se preparar pra fazer aquele rango gostoso? É isso que é o planejamento alimentar.
Com alguns minutinhos na semana, dá pra planejar um café da manhã do bom pra todos os dias - pode ser uma xícara de café com bolacha/biscoito de água e sal ou um omelete, granola com bananas, um pãozinho quentinho. Hmmmmm, chega a manteiga derrete.
Resumindo, é escolher que coisa gostosa você estará a fim de fazer em qual dia da semana e se preparar pra isso.
Ah, e uma dica muito importante: ao invés de procurar inúmeras receitas fitness, low carb, se não estiver fazendo um acompanhamento nutricional, o ideal é planejar comer mais produtos naturais do que industrializados. Ou, como os/as chefs caseiros chamam: comer comida de verdade.
Nas atividades físicas, o princípio é bem parecido: escolha algo que goste de fazer. Existem pessoas que gostam de fazer flexões em qualquer lugar da casa, na rua. Onde tem chão, tem flexão. Outras, podem curtir pular corda por aí. Tem também as que se soltam no ritmo ragatanga com sua música preferida.
É só fazer um momento seu e planejar ele na sua semana. Mexendo o corpo, já conta bastante!
Viu como não é só “no pain, no gain”? Dá pra começar devagar e tranquilamente sim. Também queria reforçar alguns pontos como:
Sinta-se bem com o seu corpo
Isso não é um bordão dizendo que a única solução é aceitar o seu corpo como está. Você pode mudá-lo ao seu próprio querer, como desejar e se sentir mais confortável.
Mas cabe dizer que não sentir-se confortável com o seu corpo atual, pode dificultar ainda mais o processo de mudança.
Por exemplo: se você gostaria de ter as panturrilhas (as batatas da perna) diferentes, comece olhando as suas, se você gosta delas e por aí vai.
Esse processo serve pra que você conheça o seu próprio corpo e não que você se imagine com o corpo (que possa ter como ideal) de outra pessoa.
Tenha paciência e disciplina
É bem legal quando se começa a fazer algo novo, exercícios físicos, uma caminhada, alguma aula (de dança, luta, ginástica e qualquer outra atividade física) e se sentir a pessoa mais fitness do mundo depois de fazer aquilo.
Pois é, esse é o sentimento que pode ajudar a se manter no ritmo e chegar no verão do jeitinho que você gosta. Por isso, vai fazendo uma de cada vez e mantendo o seu ritmo. Se sentir que pode aumentar a frequência, faça mais! Se for muito, não tem problema, diminui um pouquinho.
Nada de restrições ou se culpar: Dá pra fazer e comer o que você quiser, desde que esteja tudo planejado, viu?
É isso, gente. Essa meta do projeto verão pode - e deve - ser tratada como projeto. Aqui do nosso lado temos milhares de projetos em relação ao trabalho, mas e pra vida pessoal? É bem difícil.
Por isso, pra mudar um pouquinho o status quo dessa “promessa”, assim como buscamos fazer com muitas outras coisas, nada melhor que trazer uma maneira mais leve de seguir com esse desejo, não é mesmo?
Bem, eu vou seguir com o meu e tentar mandar bala nos jogos de dança ao longo do ano. Você já teve algum projeto que teve que repensar uma maneira mais legal pra colocar em prática? Conta aí!
Ah, e se tiverem ideias do que fazer pra se mexer e remexer por aí, compartilha com a gente!