Como não tomar golpes

Solicite chargeback via app do Nubank. Contestações funcionam super bem, certamente você receberá de volta se pagou por cartão de crédito.

Insista na contestação mesmo se o Nubank orientar a não fazer. Na minha experiência, o Nubank não lida tão bem com contestações.

Isso não é possível.

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Grupos qüë abordam clientes do Nubank no Facebook
definitivamentė estão transbordando em pessoas mau intençionadas , ou até mesmo , porquê não criminozos .

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Oxi, tem de mais!
E o pior é ver os moderadores desses grupos, deixando passar certas publicações inúteis, desnecessárias e mal intensionadas, quiçá propositalmente, só para gerar polêmica, subir o número de interações lá e atrair mais membros…
Ou seja, não são todos, mas a maioria só tem quantidade e zero qualidade nas informações postadas.

:man_facepalming:t3:

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Realmente essa prática está cada vez mais comum, infelizmente.

Só nos resta permanecermos atentos e informados para não cairmos nesse tipo de golpe! :wink:

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Triste demais , acho quê devë ser mais poliçiada ,
êssës grupos de Facebook , prinçipalmentė os quê abordam com títulos dê outrem , como , pôr ezemplo dė um banco digital .
Queira ou não , a jentë fica com medo ,
a forma grosseira qüë a pessoa aborda á entidade ,
com palavriados dė baixo calão .
Grupos dė Facebook do Nubank devem mesmo serem vistoriados , investigados , poliçiados , porquê verdadeiramentė ezistë criminozos ajindo com maldade .
Isto podë ser prejudiçial , aos clientes ė nôvøs clientes podem ficar horrorizados .
Eu sou macaco véio , estou assustado com oquê eu vi ;
“Uma moça dizia quê consegüiu um empréstimo ,
açeitou o empréstimo , para não pagar .”
Começei há mė afastar dos grupos do Nubank no Facebook ,
ė aconselho pessoas desçentės quê não querem ser confundidas com organizações criminozas há fazerem o mesmo .
Tenho medo , sė Deus livre ė guarde , um prejuízo considerável afetaria clientes honestos do banco mais econômico qüë conheçi .

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Pessoal, estou estarrecido com a quantidade de casos de roubo de conta mediante fluxo de “Esqueceu senha” e o Nubank aprovando selfies com documentos de outras pessoas. Gente! Isso é sério! O Nubank deve abandonar essa prática urgente! Usar 2FA com SMS ou QR Code e outras camadas de segurança. Isso é dinheiro dos outros!

Não estou brincando. Eu mesmo consegui tomar posse da conta da minha esposa usando uma foto minha de peruca. É sério! É possível trocar e-mail da conta, vincular outro dispositivo, posse completa da conta. Estou sem chão.

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Olá :wave: @john_cena bem vindo a Nucommunity.

Como todos o bancos o Nubank leva a privacidade e segurança dos clientes muito a sério.

  • Você pode saber um pouco mais sobre a segurança do app do Nubank aqui:

https://www.google.com/amp/s/blog.nubank.com.br/seguranca-digital-no-nubank-como-ajudamos-a-te-proteger/

O Nubank conta com reconhecimento facial e envio de códigos ao esquecer a senha tanto por e-mail quanto por SMS. Não é possível fazer qualquer alteração na conta sem a autenticação da mesma e conferência da veracidade das informações bem como o reconhecimento facial através de uma selfie :selfie:. Sem esses dados qualquer movimentação na sua conta fica bloqueada.

É claro que os serviços oferecidos para a segurança
da sua conta e dos seus dados sempre podem melhorar e pode estar certo que o Nubank escuta todos os feedbacks e sugestões aqui na Nucommunity.

Obrigado por deixar a sua sugestão e contribuir para a evolução de algo tão importante a segurança do cliente :smiling_face:.

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@RafaelH ,
agradeço a resposta rápida, mas acredito que não está compreendendo a gravidade do problema.

Pelo computador, o fluxo de recuperação de senha é um pouco mais seguro, pois o atacante precisaria de acesso ao meu e-mail, pois não existe o reconhecimento facial.

Entretanto, ao acessar o app, ao solicitar o “Esqueci a senha” e clicar que “Não tenho acesso ao e-mail” é oferecido a troca de e-mail mediante o envio de uma selfie.
Eu consegui total acesso à conta da minha esposa (mulher cis) utilizando uma foto minha (homem cis) de peruca e um e-mail de minha posse. Dado o acesso à conta, após troca de senha, consegui autorizar outro dispositivo mediante o envio da mesma selfie.

E para verificar se houve algum bloqueio dado algum acesso indevido, consegui realizar 2 PIXs para minha conta (a que está no meu nome).

Verificando o Reclame Aqui e outras plataformas indexadas pelo Google há casos desse tipo de “golpe” tão antigos quanto junho de 2020. É realmente complicado pois esse método da selfie certamente está sendo confiado à alguma IA. Esse tipo de fluxo deve ser confiado à algum método que requer algum acesso físico do usuário, um 2FA que chegue somente no celular da “vítima”, por exemplo. Via SMS acredito que hoje ainda é perigoso devido o SIM Swap.

Esse “golpe” não pode ser considerado como caso isolado, até porque ele exige dados que teoricamente não são públicos (como o CPF), mas este método dá acesso completo a conta da vítima, podendo ser feito a qualquer momento, ainda mais se a vítima não estiver atenta aos emails e notificações do app.

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Compreendi o seu ponto de vista.

Nesse caso sugiro então que entre em contato com o Nubank e relate esse problema para que eles criem uma solução o mais rápido possível e verifique esse problema mais a fundo.

Como você prefere falar com a gente?

Tem alguma dúvida? Podemos te ajudar pelo nosso canal de email.

meajuda@nubank.com.br

Você pode ligar para o 0800 do Nubank a qualquer hora através do número abaixo.

0800 608 6236

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat.

Basta abrir o chat no app.

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Valeu, Rafa

Mandei lá, espero que seja realmente tratado, pois é um método bem fácil de ser executado, se conseguir burlar a certificação de selfie.

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Olá @john_cena, Tudo bem?

Nos preocupamos muito com a segurança dos nossos clientes e manter a sua conta protegida sempre será nossa prioridade, ao acessar a conta do Nubank através de outro dispositivo, solicitamos o código de verificação por e-mail juntamente com o reconhecimento facial do titular e somente após a confirmação desses dados que ocorre a liberação da movimentação de sua conta.
Verifiquei por aqui que já nos encaminhou um e-mail e iremos analisar e te passar por lá todos os detalhes, combinado?

Poderá entrar em contato com a gente também via chat ou por telefone [0800 608 6236] para que possamos analisar juntos com você essa questão.

Abraços, :purple_heart:

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Muito obrigado @AdrianaR pela atenção com os clientes Nubank :purple_heart:.

Espero que o @john_cena fique mais tranquilo com a segurança aqui no Nubank e que tudo se resolva da melhor maneira possível. :relaxed:

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Só é possível realizar transações dentro do app na posse da senha do cartão e só o titular da conta deveria saber dessa informação. Por que sua esposa te deu a senha de 4 dígitos do cartão? Vale lembrar que o contrato do Nubank é bem claro ao se referir que os serviços do Nubank são de uso pessoal e intransferível. Às vezes, nós mesmos colocamos nossa segurança em risco quando fornecemos a terceiros nossas senhas e informações que deveriam ser sigilosas.

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Do meu ponto de vista, até concordo que poderia existir uma segunda camada de proteção para acessar App, tipo uma chave token randômica por exemplo, mas esse negócio aí da peruca, kkkkk, eu particularmente me reservo ao direito de não acreditar, justamente por ter vivido uma experiência no reconhecimento facial, que foi completamente contrária a essa sua estória.
O reconhecimento facial faz o enquadramento da face do usuário e não dá cabeça dele como um todo, ou seja, o cabelo é desconsiderado na hora do reconhecimento.
E se realmente isso aconteceu com você, tenho lá minhas dúvidas, não quer dizer que vai acontecer com todo mundo, deve ter sido um ponto fora curva, pois definitivamente, essa não é a regra.

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Realmente isso é uma falha bem grave, deveria haver mais rigor e um tempo maior para analise de selfies em caso de perca de e-mail. O que o senhor poderia sugerir para aumentar a segurança nesse ponto? Alguma função a mais além da selfie ao solicitar a troca de e-mail?

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Confesso que essa parte da peruca que ele relatou é bem estranho mesmo. Só um funcionário despreparado para aprovar uma selfie assim. Se fosse algum gêmeo até entenderia.

Sem falar que na hora do reconhecimento de facial o Nubank pede para tirar óculos, boné e etc. Por que iria permitir peruca?

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Pois é…

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Essa história tá um tanto cabeluda! :sweat_smile:

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E põe cabelo nisso…

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me senti meio burrinha… kkkk

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