Como não tomar golpes

Achei esse topico do @OttoS e resolvi postar aqui para servir de alerta. Um golpista fez isso com uma cliente minha esta semana.

Ja ouviram falar do Golpe do Novo Numero? Fiquem espertos para nao cairem!

15 curtidas

Nossa, que artigo interessante @Kleber_Vieira1! :clap:t2: Eu já vi esse tipo de golpe acontecer aqui em minha cidade!

11 curtidas

Estou recebendo essas mensagens
image

10 curtidas

Bom dia @celsoandrade, tambem recebi! Estamos aguardando para ver se é verdade. Mas creio que seja veridico, voltaremos aqui para te dar uma resposta mais concreta.

12 curtidas

@celsoandrade @Kleber_Vieira1 Já nos foi confirmado que é verídico sim! Se tiverem interesse, podem mandar bala :fist_right:t2::fist_left:t2:

16 curtidas

Mas pedem para fazer video e enviar dados exatamente o que o nubank pede pra não fazer.

5 curtidas

Eles não nos pedem dado algum, apenas vídeos com relatos pessoais nossos sobre o Nubank. Eu também recebi a proposta e já enviei aqui. Os próprios funcionários do Nubank nos asseguraram que é verdadeiro, mas caso não se sinta confortável em participar e compartilhar esses relatos, é só informar que não tem interesse.

18 curtidas

Pra mim pediram dados como nome, idade, onde mora etc… penso que para um contato oficial deveria ser algo diferente de um número desconhecido no whatsapp…

7 curtidas

Bom creio que esses detalhes que eles pedem, é que caso feito analise de seu video e seja aprovado, ja tem esses dados para entrar em contato com voce. E provavelmente vao na sua casa fazer a filmagem.

Obs: Assim como @Vittoria_Cunha , eu ja enviei o meu tambem.

13 curtidas

Bom recentemente fui lesado por um site intitulado fuoshop. Registrei reclamações em sites e redes sociais que encontrei deles, porém eles são da China, tenho pouca esperança de receber o produto ou dinheiro de volta, mas fiquei pensando. Será que seria possível as instituições, principalmente de cartões disponibilizar uma lista de site suspeitos onde ao fazer uma compra o sistema antes de confirmar a compra avisaria o comprado que o site que está tentando comprar está na lista de atitudes suspeitas???
Ou até mesmo o contrário um cadastro de empresa boas em que daríamos preferencia à eles.

5 curtidas

Olá @Douglas_Resende, bem vindo de volta aí após 2 anos né?

Uma coisa que ajuda bastante, antes de efetuar a compra, é fazer uma busca sobre a reputação do site no Google e no Reclame Aqui, etc…

12 curtidas

Solicite chargeback via app do Nubank. Contestações funcionam super bem, certamente você receberá de volta se pagou por cartão de crédito.

Insista na contestação mesmo se o Nubank orientar a não fazer. Na minha experiência, o Nubank não lida tão bem com contestações.

Isso não é possível.

7 curtidas

Grupos qüë abordam clientes do Nubank no Facebook
definitivamentė estão transbordando em pessoas mau intençionadas , ou até mesmo , porquê não criminozos .

11 curtidas

Oxi, tem de mais!
E o pior é ver os moderadores desses grupos, deixando passar certas publicações inúteis, desnecessárias e mal intensionadas, quiçá propositalmente, só para gerar polêmica, subir o número de interações lá e atrair mais membros…
Ou seja, não são todos, mas a maioria só tem quantidade e zero qualidade nas informações postadas.

:man_facepalming:t3:

11 curtidas

Realmente essa prática está cada vez mais comum, infelizmente.

Só nos resta permanecermos atentos e informados para não cairmos nesse tipo de golpe! :wink:

17 curtidas

Triste demais , acho quê devë ser mais poliçiada ,
êssës grupos de Facebook , prinçipalmentė os quê abordam com títulos dê outrem , como , pôr ezemplo dė um banco digital .
Queira ou não , a jentë fica com medo ,
a forma grosseira qüë a pessoa aborda á entidade ,
com palavriados dė baixo calão .
Grupos dė Facebook do Nubank devem mesmo serem vistoriados , investigados , poliçiados , porquê verdadeiramentė ezistë criminozos ajindo com maldade .
Isto podë ser prejudiçial , aos clientes ė nôvøs clientes podem ficar horrorizados .
Eu sou macaco véio , estou assustado com oquê eu vi ;
“Uma moça dizia quê consegüiu um empréstimo ,
açeitou o empréstimo , para não pagar .”
Começei há mė afastar dos grupos do Nubank no Facebook ,
ė aconselho pessoas desçentės quê não querem ser confundidas com organizações criminozas há fazerem o mesmo .
Tenho medo , sė Deus livre ė guarde , um prejuízo considerável afetaria clientes honestos do banco mais econômico qüë conheçi .

3 curtidas

Pessoal, estou estarrecido com a quantidade de casos de roubo de conta mediante fluxo de “Esqueceu senha” e o Nubank aprovando selfies com documentos de outras pessoas. Gente! Isso é sério! O Nubank deve abandonar essa prática urgente! Usar 2FA com SMS ou QR Code e outras camadas de segurança. Isso é dinheiro dos outros!

Não estou brincando. Eu mesmo consegui tomar posse da conta da minha esposa usando uma foto minha de peruca. É sério! É possível trocar e-mail da conta, vincular outro dispositivo, posse completa da conta. Estou sem chão.

5 curtidas

Olá :wave: @john_cena bem vindo a Nucommunity.

Como todos o bancos o Nubank leva a privacidade e segurança dos clientes muito a sério.

  • Você pode saber um pouco mais sobre a segurança do app do Nubank aqui:

https://www.google.com/amp/s/blog.nubank.com.br/seguranca-digital-no-nubank-como-ajudamos-a-te-proteger/

O Nubank conta com reconhecimento facial e envio de códigos ao esquecer a senha tanto por e-mail quanto por SMS. Não é possível fazer qualquer alteração na conta sem a autenticação da mesma e conferência da veracidade das informações bem como o reconhecimento facial através de uma selfie :selfie:. Sem esses dados qualquer movimentação na sua conta fica bloqueada.

É claro que os serviços oferecidos para a segurança
da sua conta e dos seus dados sempre podem melhorar e pode estar certo que o Nubank escuta todos os feedbacks e sugestões aqui na Nucommunity.

Obrigado por deixar a sua sugestão e contribuir para a evolução de algo tão importante a segurança do cliente :smiling_face:.

4 curtidas

@RafaelH ,
agradeço a resposta rápida, mas acredito que não está compreendendo a gravidade do problema.

Pelo computador, o fluxo de recuperação de senha é um pouco mais seguro, pois o atacante precisaria de acesso ao meu e-mail, pois não existe o reconhecimento facial.

Entretanto, ao acessar o app, ao solicitar o “Esqueci a senha” e clicar que “Não tenho acesso ao e-mail” é oferecido a troca de e-mail mediante o envio de uma selfie.
Eu consegui total acesso à conta da minha esposa (mulher cis) utilizando uma foto minha (homem cis) de peruca e um e-mail de minha posse. Dado o acesso à conta, após troca de senha, consegui autorizar outro dispositivo mediante o envio da mesma selfie.

E para verificar se houve algum bloqueio dado algum acesso indevido, consegui realizar 2 PIXs para minha conta (a que está no meu nome).

Verificando o Reclame Aqui e outras plataformas indexadas pelo Google há casos desse tipo de “golpe” tão antigos quanto junho de 2020. É realmente complicado pois esse método da selfie certamente está sendo confiado à alguma IA. Esse tipo de fluxo deve ser confiado à algum método que requer algum acesso físico do usuário, um 2FA que chegue somente no celular da “vítima”, por exemplo. Via SMS acredito que hoje ainda é perigoso devido o SIM Swap.

Esse “golpe” não pode ser considerado como caso isolado, até porque ele exige dados que teoricamente não são públicos (como o CPF), mas este método dá acesso completo a conta da vítima, podendo ser feito a qualquer momento, ainda mais se a vítima não estiver atenta aos emails e notificações do app.

5 curtidas

Compreendi o seu ponto de vista.

Nesse caso sugiro então que entre em contato com o Nubank e relate esse problema para que eles criem uma solução o mais rápido possível e verifique esse problema mais a fundo.

Como você prefere falar com a gente?

Tem alguma dúvida? Podemos te ajudar pelo nosso canal de email.

meajuda@nubank.com.br

Você pode ligar para o 0800 do Nubank a qualquer hora através do número abaixo.

0800 608 6236

Precisa de uma ajuda agora? Entre em contato com nosso atendimento através do chat.

Basta abrir o chat no app.

9 curtidas