Como o Nu me protegeu do golpe da maquininha

Eu sempre faço isso, mesmo que as vezes fique um “constrangimento” de ter que pedir pra me mostrar a tela da maquininha ao invés de já sair aproximando o cartão.

Não chega a ser golpe, mas aconteceu muito comigo de pedir crédito e o atendente colocar débito e só em casa perceber :clown_face:.

14 curtidas

É uma pena que as carteiras digitais não fornece uma opção de você ver previamente o valor que tá sendo cobrado em um pop-up na hora que aproxima seu celular desbloqueado e só dar um “ok” na tela, deve ser inviável fazer isso, mas dessa forma seria impossível manipular, se tivesse a ferramenta e fosse opcional ativaria sem pensar duas vezes.

Mas enquanto não há uma solução assim, a pessoa vai sim ter que mostrar o valor na tela e ainda assim fico na suspeita de tá alterado, porque no fim quem mais sofre com o golpe é a vítima, então fico de olho nisso sempre.

14 curtidas

Eu já passei por esta situação algumas vezes e em todas elas o que me salvou foram 03 medidas simples que recomendo a todos os meus amigos e familiares.

1) Evite utilizar o cartão físico dando preferência ao cartão virtual. E este cartão virtual pode ser utilizado por aproximação na carteira virtual do celular (wallet);

2) Em compras online de lojas não recorrentes, isto é, que não são utilizadas com frequência, utilize o cartão virtual temporário ao invés de utilizar os cartões “quentes”. Essa medida impede que vazamentos de dados destas lojas te tragam transtornos futuros.

3) Mesmo que você tenha um limite alto no cartão de crédito, ajuste o limite do cartão para um valor bem baixo. Mesmo que isso cause um pequeno desconforto de ter que ajustar manualmente o limite em compras de maior valor, essa medida evita transtornos bem maiores como esse das maquininhas adulteradas.

Fica a dica.

15 curtidas

Já aconteceu comigo uma vez num supermercado próximo da minha casa, a mulher do caixa colocou débito, só me liguei no outro dia em casa quando em algum momento fui olhar minha conta e tinha entrado no meu limite especial da conta. Menos mal que eu tenho 10 dias sem juros e também o valor ultrapassado foi pouco.

13 curtidas

Eu falho muito nesse ponto, nem sempre olho o valor, sendo bem sincero. Esse é o único ponto da segurança com os cartões que eu nem sempre me atento :confused:

13 curtidas

Cara, e sabe o que foi pior no meu caso?

Eu olhei pro visor da maquininha e ela mostrava o valor “correto” da compra, que eram os R$ 60. Não sei como eles fazem para adulterar isso :cry:

Depois dessa história, meu conselho é o mesmo que já falaram aqui: sempre usar o pagamento por aproximação e não confiar em quem diz que a maquininha está quebrada.

15 curtidas

Então, outro dia eu estava lendo sobre esses golpes na web :magnifying_glass_tilted_right:, e nesse seu caso, me parece ter sido algo desse tipo :backhand_index_pointing_down:t2:

1. Máquina modificada fisicamente ou com software fraudulento

A tela que você vê mostra o valor “certo” (R$ 60,00), mas internamente o valor enviado para o banco é muito maior.

Isso pode ser feito com aparelhos falsos que só “imitam” a maquininha de verdade

1. Uso de aplicativo paralelo ligado à máquina

Em alguns modelos, golpistas conectam a maquininha a um celular ou tablet com app alterado. O visor mostra o valor correto, mas o app envia outro valor para a operadora.

Nessas horas, parece que esses golpistas hipnotizam a gente, que na hora nem atentamos para certos cuidados :cry:

13 curtidas

Impressionante como cada dia que passa eles vão evoluindo e se tornando mais parecidos com uma transação real.

Ainda bem que o sistema de segurança do Nubank conseguiu detectar.

9 curtidas

O ajuste de limite do app é uma velha medida de segurança para evitar perdas maiores, todo mundo usa internet no celular hoje em dia e pode muito bem controlar o valor de limite mesmo estando na rua.

8 curtidas

Bom não sei se conta como golpe, mas vou dar uma contribuição para vocês ficarem de olho, principalmente pessoas que têm conta na Nubank e não são tão ligadas a tecnologia, por conta da geração em que nasceram, pega da geração 40+, 50+ pra cima…

Quando você vai comprar em certos estabelecimentos é comum a prática de te perguntarem se é no crédito ou débito, e como o cartão é ambos os casos, se você tem saldo em conta vai ser debitado, por isso recomendo antes de sair de casa separar esse saldo ou transferir para a caixinha, caso houver, pois há pessoas que mesmo você falando que é no crédito passam no débito, há uma diferença de taxas, no débito é menor, mais vantajoso para eles, e não quero dizer que a pessoa sempre faz de má fé, mas me parece que alguns fazem sim!

Outra situação são erros de maquininha e que acabam gerando compras duplicadas, isso não é necessariamente um golpe, mas como muitos falaram de reduzir o limite, já evita esses transtornos, pode ser que na correria você não olha no app e vai ter comprado 2x a mesma coisa!

Ah e por fim, esse tá ficando um clássico, sempre que quer passar no cartão a pessoa dá desculpa de “maquininha quebrou” ou não tá funcionando, te forçando a pagar no pix, eu entendo que como consumidores podemos nos recusar a isso, se falta honestidade não precisa haver negócio entre as partes.

7 curtidas

O cliente fala: CRÉDITO, e o caixa escuta DÉBITO kkk

Até que um dia o meu amigo @mladeira me deu a sugestão para separar o saldo na conta corrente, nunca mais aconteceu! :sweat_smile:

8 curtidas

Eita @erika.p que surto

Eu nunca passei por isso, e não tenho o costume de olha o valor digitado, irei me atentar mais, a única coisa que tenho são trava, pois uso cartão no celular, e nele existe trava de valores, ou seja, ajusto o limite sempre deixando livre 200 reais

8 curtidas

Aí ou aceitam crédito ou ficam sem vender :smiling_face_with_sunglasses:

4 curtidas