Vocês acreditam que eu caí no golpe da maquininha?
Pois é… Digitei minha senha achando que pagava R$ 60, mas na verdade tentavam me cobrar R$ 10 mil. Por sorte, o cartão do Nu bloqueou a compra na hora!
Aproveitei para fazer desse limão uma limonada e contei o meu relato no blog do Nubank. Quem sabe ele não ajuda mais alguém.
Agora, aproveito para perguntar: alguém aqui já passou por algo parecido? Como vocês costumam se proteger? Bora trocar informações!
entao somos dois cartao so uso na carteira do google meu cartao fisico nao sei nem onde esta em casa so sei que esta em casa e mesmo na carteira do google so passo em lojas com local fisico
Nunca cai nesse golpe, mas tenho uma história “engraçada” que minha mãe estava sentada do lado de fora e um vendedor surge do nada oferecendo umas panelas pra ela alegando que tava em uma feria de exposição e não queria voltar com tantas panelas e vendeu por metade do preço (normalmente seria 2 mil e vendeu por mil e pouco), ela veio até mim pra usar o meu cartão e tinha entendido que era outro valor, cheguei na porta e tava um pouco desconfiado, mas como eu deixo um limite extremamente baixo no Nubank deu negado.
Olhei pra maquininha e vi mil conto tentando cobrar, na hora abri o olho e aí tentamos de novo, o Nubank barrou a compra já que é um valor muito atípico pra mim, mas no fim perguntei “é esse valor mesmo que tão cobrando dela?” e aí com o clima suuper amigável depois de 3 tentativas deu tudo certo, dei boa risada quando foram embora do clima que ficou, mas bom saber que até o Nubank abriu o olho.
”Mesmo após resolver tudo sem nenhum prejuízo financeiro, a sensação de culpa que eu senti foi avassaladora. Entrei num buraco mesmo. Me senti ingênua por não ter percebido os sinais e ainda invalidei minha competência profissional. Como eu poderia admitir para quem me lê que eu mesma tinha sido vítima de um golpe?”
Tirei essa parte do texto da @erika ,pq foi exatamente o que eu senti qdo quase caí num golpe esses dias!
Resumidamente:
um” parente chegado” me chamou no WhatsApp, me falando sobre um cadastro no Olx, logo depois uma pessoa me chamou em outro número de WhatsApp, pedindo pra confirmar alguns dados dele, já era o golpe!
Só que ele pediu tantos dados que eu desconfiei e desliguei a chamada,mas cheguei a passar o e-mail pra ele, no mesmo instante, já chegou um aviso que alguém estava tentando logar sem senha nessa conta!
Daí bateu o sentimento de vergonha por ter sido tão inocente, logo eu que sou a pessoa que fala sobre golpes para os amigos e vizinhos!
Não perdi dinheiro, mas só eu sei a vergonha e a raiva que senti!
Minha dica é limite baixo sempre, principalmente em locais que não compro sempre, eu não conheço a pessoa e nem a pessoa me conhece, então não há um laço de confiança ali, prefiro que o cartão dê negado e o Nubank suspeite do que ser enganado, então deixo um limite baixo, se for o caso da pessoa tentar vai tá no meu App o valor que a pessoa tentou, se eu notar que foi maior do que a compra já nem compro mais por lá, ando com o celular sempre e já fico de olho.
Ainda bem que Nubank atuou bem rápido e impediu que fosse um prejuízo grande, ainda rendeu o conteúdo pro blog que vai deixar as pessoas antenadas.
Por isso não utilizo mais nenhum cartão físico.
É só por contactless (celular ou relógio), se pedir senha, já desconfio.
Há um tempo atrás, fui numa Loja de artigos esportivos, bem conhecida na minha região (Decathlon) e quando fui efetuar o pagamento no autoatendimento, com cartão físico, a operadora do cartão bloqueou de imediato, e recebi um sms informando que a máquina utilizada estava comprometida.
O cartão era de outro banco, categoria black.
Uma dica importante, que muitos desconsideram, é antes de efetuar o pagamento verificar o valor a ser cobrado no visor da máquina e após , solicitar e conferir o comprovante físico.
Ainda bem que tudo terminou sem maiores transtornos, @erika.p
É uma excelente dica, com o tanto de relatos que vejo e cada um sendo um golpe mais elaborado que o outro adotei essa medida de “Não te conheço e nem você me conhece, então não confio” - da mesma forma que não deixaria um desconhecido acessar a minha casa, não daria um cartão sem limites, mesmo que isso me custe uns minutos a mais pra abrir o App.
Claro deixo ali um limite de 50 a 100 reais pra não ficar negando sempre porque sei que quando vou sair de casa é pra gastar até X valor, se eu for na intenção de comprar algo de preço elevado já deixo ajustado, o limite baixo é até para qualquer emergência, então passei a ficar de olho e suspeitar de tudo.
Se já cai, não lembro. O golpista se fu@@…
Nunca deixo nada na conta e muito menos no cartão de crédito (uso a restrição de limite c/autenticação), além do Modo rua para ambientes fora do residencial.
De qualquer forma, a pergunta que já me salvou algumas vezes, antes de cair em um golpe é:
“Você têm certeza dessa transação? Confirme a sua identidade!”
Os caras são articulados, eles tem a capacidade de envolver a pessoa, evito até muita conversa. Por isso comigo a regra é simples e clara, sem aproximação, sem negócios.
Exato, @Itamar! Passei pelo mesmo, é horrível! Mas falar sobre o que aconteceu tem me ajudado. Apesar da vergonha inicial, percebi que contar a história fez bem. E que bom que a nossa teve um final positivo, não né? Fica sempre uma lição
Como os colegas acima disseram, eu só pago via aproximação. Por chip só transações onde sei que é de alto valor, como aluguel de carro, que por regra das locadoras só dá pra passar com chip.