Como você se planeja financeiramente?

Pelo amor de Deus, disponibiliza essa planilha kkkk

2 curtidas

Não sigo nenhuma fórmula mágica… faço um orçamento anual com as despesas previstas para ter uma noção de quanto conseguirei acumular de economias no decorrer do ano, feito isso, tento gastar o mínimo possível com coisas inuteis (e ainda assim gasto um pouco). A fórmula mágica é income>outcome, simples… Se todo mês não está sobrando, ou pior ainda, está faltando, acho que é preciso parar e analisar se nosso estilo de vida está compatível com nossa renda. Levando tudo isso em consideração, não quer dizer que você não pode sair pra curtir com os amigos ou deixar de comprar aquele game que você queria… Só quer dizer que você precisa ter consciência que cada real gasto poderia estar trabalhando pra você e, ao invés disso, está trabalhando pros outros.
Adoto o seguinte critério de acumulação/investimento:

  • Todo dinheiro vai pra Nuconta, sem excessão (o cartão de débito propiciou essa facilidade)
  • Se preciso de dinheiro em alguma outra conta (o que se torna cada vez mais raro) transfiro diretamente da Nuconta, não tem taxas e o app é sensacional quando o quesito é TED.
  • Pago todas as contas, me preocupando apenas em gastar menos do que entrou.
    *Tento alocar 50% do acumulado (entre 5 a 10 vezes o valor do meu salário) na Nuconta, o restante faço investimentos selecionados em Tesouro Direto e em um fundo de investimentos multimercado.

A Nuconta é uma excelente ferramenta de planejamento pessoal… Acho que com o futuro terá mais recursos para nos auxiliar nesse controle, mas já se posiciona de maneira excelente no mercado.
Como depoimento pessoal, Após anos de relacionamento com um banco convencional, mudei a conta para serviços essenciais (para não ser cobrado nenhuma taxa) e utilizo quase que 100% a Nuconta. Recomendo a todos que tiverem o cartão de débito e que, assim como eu, praticamente não fazem saques a utilizarem ela como meio principal de guardar seu rico dinheirinho :moneybag::moneybag::moneybag::moneybag::moneybag:.

2 curtidas

Eu vou adicionando toda minha vida financeira e desejos no trello, tenho listas do que desejo comprar e listas de pagamentos, aí depois eu começo a categorizar com as etiquetas, assim eu consigo antes de ver aquela promoção, olhar meus cards e saber se realmente é hora de adquirir aquilo.

2 curtidas

Utilizo o Guia Bolso sempre que o dinheiro cai separo 25 % para investir e o resto eu passo o mês.

2 curtidas

Eu utilizo o aplicativo Organizze, lá eu consigo controlar certinho os meus gastos, e até entender se o meu dinheiro está sendo mais utilizado em Comida / cuidados pessoais / roupas , etc.

Consigo também criar o hábito de ficar de olho nas minhas finanças. É top

1 curtida

O controle financeiro é uma variável que impacta diretamente na nossa qualidade de vida. Usar o crédito com sabedoria, economizar e criar o orçamento e seguir a risca, são tarefas simples, mas que estão distante da maioria dos brasileiros, isto é fato.

Para simplificar minha vida financeira, depois de ter tentado planilhas, catalogar despesa por despesa e tudo aquilo que começamos e deixamos pra lá. Eu simplifiquei radicalmente. Me programei a guardar 20% dos meus rendimentos mensalmente, faça chuva ou faça sol. Vou colocar uns números como exemplo para simplificar o entendimento.

Eu ganhava R$ 5.000,00, então assim que recebia, guardava R$ 1.000,00 na NUConta, já que tem um rendimento muito bom e liquidez ( eu saco a hora que precisar). Então com esta ação, eu tenho que usar os R$ 4.000,00 restantes para pagamentos diversos: Aluguel, telefone, supermercado, etc.

O objetivo inicial foi criar o hábito de poupar e simplificar o controle, afinal planejar todas as despesas em categorias, etc e seguir a risca não é para todo mundo. No futuro este controle pode evoluir, mas já guardar e investir é um belo começo.

Esta é a minha dica.

Abraço a todos.

1 curtida

Eu uso o site MyFinance.
Eu e minha esposa juntamos toda a renda em uma conta só.
Aplicamos os percentuais de orçamento (despesas e investimentos)
O que sobra, dividimos por igual - indo para a conta pessoal de cada um no Banco Inter.

Semanalmente, faço conciliação bancária.
Quando vamos comprar alguma coisa nova para a casa ou de uso comum, eu faço simulação financeira das parcelas e olho no relatório de fluxo de caixa dos próximos 12 meses, ANTES de comprar.

Faço num caderno que apelidei de Julius!! Anoto todas as contas e gastos diversos, e o que sobra no final do mês guardo numa conta poupança das férias de fim de ano.

4 curtidas

Planejamento e educação financeira se inicia com um ótimo controle dos seus gastos no dia a dia. Se você não é adepto do “caderninho”, utilize aplicativos ou planilhas que oferecem esse serviço para um controle financeiro rígido. Isso te dará a noção exata da afirmação: “Não se pode gastar mais do que se ganha”.

3 curtidas

Usava planilha de excel mesmo, esse ano comecei a usar o app Mobilis…
Mas, por exemplo, pra me preparar financeiramente pra uma viagem prefiro p Excel…

1 curtida

Existem aplicativos totalmente automatizados e confiáveis que utilizo e onde são lançadas as receitas e despesas, inclusive todas as parcelas a vencer e vencendo dos cartões de crédito. Tenho o controle em tempo real do “a receber”, “recebido”, “a pagar* e” pago" enquanto houver receitas e despesas a pagar, inclusive informando em percentuais o quanto já estão comprometidos os recebimentos em função dos pagamentos. É a maxima: Receita - despesa = lucro ou prejuízo

2 curtidas

Adorei todas as dicas! O que funciona muito bem para mim é anotar tudo que gasto em uma planilha. Uso o google drive e coloco o nome da compra, quando fiz, como paguei (débito, crédito, etc), alguma observação e classificação do gasto. Sei que tem apps que fazem isso mas o fato de eu anotar cada centavo que saiu da minha conta me faz ter mais consciência. Além disso, no final do mês, olho os gastos para ver com o que mais gastei e faço o mesmo quando chega dezembro pra olhar o ano todo.
Tenho também planilha de planejamento financeiro em que coloquei as saídas de dinheiro mais prováveis e consigo ver a projeção de gastos de cada mês.
Outra coisa que faço é que se não vou conseguir investir tão logo o dinheiro que sobrou, jogo pra poupança (sei que não é o investimento que mais rende), mas caso passe 1 mês sem eu conseguir investir, pelo menos ele rendeu alguns (poucos) reais.

2 curtidas

Eu cheguei à conclusão que não basta apenas “catalogar” saídas e entradas em planilha. É necessário estabelecer critérios para os gastos.

O que realmente é essencial para sua vida?

  • Trocar de celular todo ano?
  • Viajar 1 vez por ano, mesmo se atolando no cheque especial do banco?

Para formar a Reserva de Emergência é necessário enxugar despesas.
Claro, saber quanto recebe e quanto gasta faz parte do processo do enriquecimento!
Mas, mudança de hábitos é primordial para uma vida financeira tranquila!

1 curtida

Aplique em Tesouro Selic, rende mais que a Poupança e a liquidez é diária.:wink:

2 curtidas

Eu uso o Organizze para gerenciar todos os gastos e contas a pagar.

2 curtidas

O único problema das planilhas do Excel é se o arquivo. Xls apresentar erro e se por ventura não ter dado tempo de salvar na nuvem. Há aplicativos em que você assim que lança as informações ele faz backup na nuvem de forma automática.

A questão da educação financeira é o início de tudo. O registro dessa educação é que deve ser automatizada.

Eu utilizo o Organizze e boto as dicas do canal Me Poupe em prática :wink:

1 curtida

@EquipeNuCommu Deixar a grana rendendo na nuconta , já é dos Primeiros passos , Gastar somente o nessesario é manter limite de futuros gastos dentro do orçamento e nunca acumular dívidas grandes e parcelas de longo prazo , e é claro , sempre guardando uma reserva emergencial

A mais de 1 ano eu utilizo o aplicativo Organizze que também tem uma plataforma acessível pelo site. É uma ótima ferramenta, possui versão gratuita e a versão premium que é melhor ainda. Não me arrependendo de ser premium durante esse tempo todo, pois mudou radicalmente a forma de organizar minhas finanças.