Como você se planeja financeiramente?

Regrinha básica, 30% do salário para a minha reserva, esquece que existe, no fim do ano uma ótima viagem ou um bom incentivo para continuar guardando. :wink:

1 curtida

Tesouro direto ainda é mais bacana que poupança. Vale a pena migrar.

Sempre fui bem organizada financeiramente.
Tenho um passado meio Nathália Arcuri. Não que eu tenha juntado dinheiro pra comprar um carro. Mas, aos 14 anos, em 1994 às vésperas do Plano Real, ainda vivendo a inflação, pedi pra minha mãe comprar 100 dólares pra mim com o dinheiro que eu tinha juntado vendendo coisinhas na escola (canetas coloridas, bijuterias e outras coisinhas que adolescente gostava). O objetivo com a compra dos dólares, era proteger meu rico dinheirirnho da inflação e no ano seguinte comprar um abadá de um bloco.
De lá pra cá, sempre poupei e sempre tive disposição pra fazer renda extra. Fiscalizar prova, Digitar apostila, panfletar no semáforo, vender brigadeiros, confeccionar e vender ímãs de geladeira,tocar e cantar em shows, tocar violão, cantar e passar o chapeu (manguear), fotografar evento, rebocar parede, ente outras atividades lícitas. :wink:

4 curtidas

A velha e boa planilha! Nada melhor que colocar meta na vida e objetivos pra alcançar!

3 curtidas

@Geisiane_Brum também sou adepta à planilha.
E antes de usar planilha, sempre relacionava (e relaciono) na minha agenda no dia do meu pagamento uma tabela de despesas pra ir dando ok à medida que vou pagando.

Completei 2 anos desde que voltei pro Organizze e não consigo imaginar minha vida financeira sem ter ele por perto. Além de criar o hábito de anotar todas as transações, fazendo com que a gente se envolva mais com a vida financeira pra não gastar além da conta, também podemos nos preparar para o que vem pela frente, acompanhando as projeções futuras.

1 curtida

Cara pq não transferir para Nuconta que ja rende mais que a poupança

Gostei muito das dicas, eu uso o app Mobills acho maravilhoso, no momento ainda estou meio apertado mas com fé e persistência tudo vai dar certo, tenho dois filhos, é muito pouco que guardo para eles, mas não falho nenhum mês. Invisto no td ipca 2035 para eles.

1 curtida

Eu criei uma planilha de controle financeira onde eu incluo todos os gastos mensais, bem como os gastos parcelados no cartão de crédito.

Separo um % do meu salário e destino ele a algum investimento.

3 curtidas

Peguei algumas dicas de vocês e decidi tentar utilizar o Guia Bolso, me parece bem completo e útil.

2 curtidas

Utilizo uma ferramenta qua substitui a planilha que usava, chama MrReceipt aonde arquivo as comprar e todos os gastos. Basta tirar uma foto da nota fiscal da compra ou pagamento. Também para saber o andamento em tempo real no dia a dia uso o GuiadeBolso.
Foi um freio grande nos gastos depois que coloquei uma data de retorno para as comprar grandes, configurável pelo aplicativo.

1 curtida

Consegui refazer parte da planilha no spredsheets, não postei a do excell, porque ela precisaria de outras planilha para funcionar 100% então achei melhor, fazer a versão básica, mas com praticamente todas as funcionalidades aqui.

Para cadastrar informações nela, duplique a planilha a sua conta Google, dê Permissão ao script, para poder salvar os dados da planilha e organizar as informações.

As abas te “Sonho” e “Puxão de Orelha” não foram implementadas ainda. Mas assim que o fizer, dou um UP aqui. Mas já adianto que dá forma que essa está já dá pra fazer muita coisa.

3 curtidas

Muito interessante a leitura dos tópicos.
Mas vou abrir meu coração!

Faço planilhas, olho minhas contas direto, acompanho…
Porém, o mais difícil pra mim é CONTROLAR OS IMPULSOS.

Trabalho dentro de um Shopping Center, a tentação é terrível. Mas é sempre bom ler conteúdos como estes que eu fico mais atenta (pelo menos na hora).

Tenho uma planilha, porém tentarei adaptar com àquela compartilhada aqui, até por conta da aba “Puxão de orelha”. É importante ver o que os impulsos ocasionam, tanto no mês vigente quanto nos meses seguintes, e o que poderia ter realizado se não tivesse agido apenas com o coração. As contas conseguem ser pagas, mas penso que poderia estar gastando menos e poupando mais.

Enfim, quero agradecer a todos por terem compartilhado suas ferramentas, especialmente ao @marcospca !

Uma excelente quinta à todos!! :money_mouth_face: :money_mouth_face: :money_mouth_face:

3 curtidas

Eu tentei vários app’s e planilhas, mas acabei indo pelo caminho mais simples possível.

Criei uma planilha com entradas (salário e afins) e saídas (contas fixas e cartão).

Por fim tenho as colunas que subtraem essas entradas e saídas totais, dessa forma eu consigo acompanhar em tempo real e sem surpresas quando tenho no fim do mês.

aaaaaaaaaaaaaa, disponibiliza pra gente aí!!!

Uma boa dica é planejar o pagamento da próxima fatura já deixando o dinheiro para pagá-la no mês anterior rendendo na NuConta, assim você paga a conta e ainda sobra um dinheirinho para despesas extras :money_mouth_face:.

Obs: assim como a @MarianafMendes disse é dificil CONTROLAR OS IMPULSOS, mas fica a dica.

1 curtida

Nesse momento sou usuário do Guiabolso, com a integração com o Nubank pude ainda mais ter uma vida financeira mais estável.

Não faz muito tempo que comecei a dedicar mais tempo para aprender sobre o meu dinheiro e para entender como ele pode render mais pra mim. Comecei entendendo como funcionam os principais investimentos e de cara mergulhei pra entender como funcionava o Tesouro Direto. Não foi tão difícil quanto eu pensava. Uma coisa foi puxando a outra, e felizmente a organização financeira está conquistando mais espaço na internet.

Uso o app Mobills, que além de intuitivo, é administrável também pelo desktop. Além disso, pesquiso litros antes de fazer qualquer compra. Percebi que planejamento financeiro vai além de planejar como você vai gastar o seu dinheiro, e sim, como fazer o possível (também) para não gastá-lo. :money_mouth_face:

Eu uso o App MinhasEconomias para registrar toda a entrada/saída de dinheiro e também costumo comprar quase tudo no cartão de crédito, no caso meu roxinho, pra ficar mais fácil me controlar (comigo funciona).

Melhooorrrrrrrrrr :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart: