Como você se planeja financeiramente?

Puts mano, esse negócio de script que você fez é muito bom! Da pra aplicar em diversas coisas e eu nem sabia que dava pra fazer esse tipo de coisa no google planilhas, se a tua planilha básica é assim eu nem imagino a do excel hahahaha parabéns mano

1 curtida

O google planilhas dá pra fazer até mais coisas, porém ainda estou aprendendo… mas dá até para pegar cotações ações, fundos, e etc… depois vou ir incrementando a planilha. Vou ver se esta semana, coloca uma aba de ações lá nela… onde a pessoa pode fazer o controle das ações por ela também…

Estou migrando minhas planilhas para do excel para o Google justamente pela facilidade, praticidade e a quantidade de funções e possibilidades que o mesmo oferece…

eu fiz uma de ações no planilhas esses dias, é bem simples mas é bem útil pq você consegue acompanhar em tempo real e personalizar do seu jeito, sem contar que dá pra montar gráficos que se atualizam em tempo real também

Eu utilizo este app, embora tenha versão paga a versão grátis me atende. Ele é ótimo para alinhar o custo em casos de casais que compartilham gastos.
E o melhor: todo uso do Nubank ele identifica e lança no registro de gastos no cartão automaticamente.

Pra mim é ótimo.

Eu comecei a me interessa mais pela parte financeira lá pelos 20 anos… antes disso, era só gastar tudo que tinha e podia kkkkkk

Hoje em dia, 5 anos depois, eu respondo 3 perguntas antes de comprar algo:

1- Eu preciso disso?
2- Tenho algo que pode substituir esse(a) produto/coisa?
3- Eu posso comprar sem impactar nas minhas dívidas fixas?

Quando comecei a responder essas questões e a definir objetivos macros e micros, minha vida financeira mudou completamente.

Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: não esqueça a regra número1 - Warren Buffet

2 curtidas

Utilizo o Guia de Bolso!!!
eu recomendo muito fácil de utilizar e intuitivo…

Oi, Marcos!
Adorei a ideia da aba puxão de orelha.
Eu uso planilhas. E deixo na conta corrente, um saldo para eu usar depois que já paguei as contas e fiz os investimentos.
MAs curti demais puxão de orelha, porque tem momentos que vc se permite algo, ou recebe visita pai, mima pai, mãe, cachorro, etc.
será que vc poderia compartilhar um modelo para a comunidade?
Acho que Educação Financeira é algo que nós brasileiros custamos muito aprender. Depois de muitas perdas. :frowning:

Faço todo o controle via NuBank ajustando o meu limite de forma dinâmica.

Quando entra o dinheiro na conta, vamos supor que retirando a parcela mensal de investimentos sobram X reais para gastar. Paguei no cartão? Sem problema, o limite já vai ser consumido. Paguei no débito ou no boleto? Ajusto reduzo o valor do meu limite pelo valor pago.

Isso me ajudou bastante a não deixar perder o controle das contas e manter gastos modestos quando eu tive um aumento salarial substancial :smiley:

Meu controle é basicamente todo pelo Excel, é clássico mas eficiente e com muitas ferramentas.

tenho sempre um bloquinho e anotações comigo.
Tenho um caderninho de finanças. Anoto gastos diários, dicas de investimentos e outras informações importantes, anoto os aportes mensais que eu faço, e atualizo o valor dos meus investimentos.
E também uso a planilha de orçamento do Cerbasi.

Uso uma planilha :wink:

eu faço o uso do excel