Compra em débito não realizada

Então achei que era apenas eu,mas ao entrar aqui notei que muitas pessoas sofreram o mesmo golpe,o meu foi *ifd Maria helena bissa,prejuizo foi de 169,90,o pior de tudo a nubank não se prontificou a estornar o valor,e ainda me aconselharam a falar com o ifood que supostamente é aonde foi usado o cartão,mas é dever do banco investigar esse tipo de coisa,como a nubank fez corpo mole,abri um chamado no banco central,e fiz um boletim de ocorrencia.

Hmm entendi, estou aguardando um posicionamento deles. Mas farei isso tmb.

Absurdo que eles n fazem nada a respeito, mt falho esse sistema.

Olá,fui aconselhado pelo procon a abrir uma reclamação no consumidor.gov. estou fazendo isso agora também.

1 curtida

Obrigada, amigo!

Fiz tudinho que você falou, vou aguardar…

Acabei de passar por essa mesma situação: Compra online de 420,00 em IFD*WILLIAM TADEU MORA.
Vc teve retorno do valor? Tens mais alguma informação sobre esse golpe?

A nubanck devolveu, não sei se vão tomar de volta falaram que é uma espécie de crédito de confiança.
Mas eu fiz tudo isso:
Abri B.O
Abri chamado no banco central
Abri um chmado no Procon digital.
E tmb entrei em contato cm nubank, é melhor ligar pra eles pelo chat os atendentes dão info totalmente erradas

1 curtida

A mesma coisa comigo, 7 lançamentos em menos de 10 minutos no sábado no DEBITO do cartão virtual para ifd* raquel pereira da silva. Detalhe nunca usei o cartão virtual no DEBITO, só no credito e exclusivamente pra Netflix. E a minha conta no ifood não tem cartão cadastrado…

E mais uma compra em Marisa, no credito também pelo virtual na mesma hora. Esse pelo menos ja veio o credito em confiança… já o outro, o do debito, diz que vao responder em 7 dias…

Se isso não é vazamento de dados do Nubank não sei o que é.

LGPD existe e vale viu Nubank! Vão me devolver em dobro pelo CDC e ainda pagar multa!!!

1 curtida

Seja bem vinda a comunidade! Se sentir mais segura, pode solicitar que desabilitem a função debito do cartão virtual via chat.

Em relação a clonagem de cartões, nenhum banco está livre disso. Acontece com qualquer tipo de cartão. Uma das maiores instituições financeiras do mundo não irá vender seus dados dados e ferir a LGPD

1 curtida

Oi pessoal,
Passei por isso no começo do mês. No dia 09 recebi a notificação de uma compra no débito de 53,68 Ifd*Guilherme Augusto. Essa compra foi feita através de um cartão virtual criado poucos dias antes, e que usei apenas para um pagamento único em um app. Achei muito estranho e prontamente entrei em contato no chat. Recebi algumas informações confusas, mas por fim excluíram o cartão e disseram que iriam investigar. No dia 19, o Nubank fez um “Ajuste de compra” e restituiu o valor da compra. Aqui fica uma crítica construtiva para o Nubank: Seria interessante criar protocolos de atendimento para acompanhamento posterior das etapas. Investiguem junto ao iFood, pois não parece que são casos isolados. Ah, pra finalizar, nem adianta pedir ajuda no iFood: respostas prontas e desdenho com o cliente. Ajuda zero por parte deles.

2 curtidas

Acabei de passar pelo mesmo problema.
Foram feitas varias compras no meu cartão físico, através do ifood de diferentes “lojas”. No total fui roubado em pouco mais de 2300 reais, varias transações de 360 e algumas em outros valores.
Acabei de entrar em contato com o nubank que disse que vai entrar em contato com o ifood para tentar uma disputa.
É bem complicado esse tipo de coisa, espero que de fato eu não perca esses 2300 reais, isso abala extremamente a confiança com qualquer instituição.

2 curtidas

Vc deve contestar as compras imediatamente, e bloquear seu cartão, e como vc já entrou em contato agora é aguardar, e boa sorte

2 curtidas

Boas vindas a comunidade @Joao_Pedro_Dias.

Te aconselho de agora em diante, sempre fazer uso da barrinha de limite.

Eu sempre deixo com um limite bem baixo, quando vou fazer alguma compra mais alta, eu aumento o limite. Sempre faço isso e ate o presente momento nunca tive problema.

Outro detalhe é que praticamente eu nao deixo quase nada na NuConta, sempre coloco o dinheiro no Cofrinho (guardar dinheiro), exatamente para evitar que alguem possa usar no débito.

Obs: É bom sempre deixar um limite que atenda suas necessidades, como por ex talvez alguma assinatura que vc tem, para nao correr risco de ser recusada.

Mas espero que vc consiga reaver seu dinheiro.

3 curtidas

Eu estou passando pela mesma situação, foram dez compras seguidas realizadas aparentemente no ifood e que totalizaram por volta de R$ 1800. Se eu não tivesse cancelado o cartão virtual estariam comprando até acabar o dinheiro.

Isso me faz pensar na qualidade do sistema anti fraude do nubank:

  • nunca usei o cartão virtual no debito
  • nunca gastei tanto dinheiro no ifood
  • nunca fiz tantas compras seguidas em tão pouco tempo

Depois dessas coisas, quanto mais precisa pra anti-fraude funcionar?

E ainda tenho que ouvir que se a empresa não cancelar os debitos contestados eu tenho que arcar com meu dinheiro furtado da minha conta.

1 curtida

Exatamente, como uma movimentação tão suspeita não necessita de uma minima confirmação através do aplicativo que seja?

E parece que a culpa é do cliente que não tomou certas medidas, sendo que essas medidas nunca foram se quer recomendadas pela instituição.

É complicado, o nubank joga para cima do ifood e o ifood para cima do nubank. E eu que tive meus dados roubados fico no meio da história contanto com a sorte de ver meu dinheiro de volta.

@Joao_Pedro_Dias e @Joao_Marcos_Fodra_Ve, vcs nao receberam nenhuma notificação no aparelhos de vcs? Quando estavam fazendo compras?

1 curtida

Sim, recebi a notificação “compra no debito”, porém todas essas compras foram feitas em menos de 20 minutos, as 9 e pouco da manhã, eu estava trabalhando e não costumo ficar o tempo todo com o celular em mãos. E mesmo que teoricamente eu estivesse visto na primeira compra, já teria sido roubado em 360 reais que foi o valor da primeira. Acredito que deveriam ter mais medidas de segurança no aplicativo, como eu disse, algo como ter que autorizar a compra, afinal é um valor alto as 9 da manhã para um aplicativo de entrega de comida. Já que o banco não é capaz de conter os dados dos clientes de serem vazados e cartões clonados, deve haver medidas protetivas quanto a isso, ou mesmo um aviso prévio com as dicas de deixar o dinheiro no porquinho. Em relação ao que você citou sobre limite, as compras foram feitas no débito, é possivel limitar o cartão de débito? Imaginava que o limite valesse apenas para crédito.

1 curtida

1 - Assim que identificada a fraude, basta reportar no app.

2 - A cobrança no cartão é alterada por criminosos e pode aparecer “IFood” “Sky” “Google”, mas não significa que foram essas empresas que cobraram os valores, e mesmo que fosse, a Mastercard solicita provas de que foi você que realizou a compra delas, e caso não seja comprovado, é realizado o chargeback.

3 - O Nubank não pode prometer nada, já que quem realiza a análise de fraude é a bandeira do cartão a Mastercard, portanto mesmo mudando de banco, usando a mesma bandeira a análise será a mesma.

4 - É impossível o Nubank prever perfeitamente o comportamento do usuário, por isso nenhum sistema anti-fraude é perfeito, alguns vão ter compras legítimas sendo bloqueadas, assim como fraudes não detectadas no primeiro momento.

Se já solicitou os estorno dos valores, basta aguardar.

Se o atendimento não foi satisfatório, é possível contatar a Ouvidoria do Nubank através do e-mail:

ouvidoria@nubank.com.br

4 curtidas

Como reportar a fraude através do app?
Gostaria de saber, apesar de já ter ligado no 0800 e reportado por lá.

Sei que é impossível o banco prever completamente o comportamento do usuário, e se existe tal risco, como eu disse, por que não dar dicas sobre guardar no porquinho como o amigo acima indicou? Ou talvez uma opção onde o usuário deve aprovar através do aplicativo compras a partir de um certo valor ou de uma certa frequência?

São apenas dicas, se a instituição quer crescer ela precisa ouvir seus clientes com humildade e reconhecer suas falhas.

Sim, você clica na compra e aparece a opção reportar, é um caminho, pode ser pelo 0800 ou pelo chat no app.

Não impede fraude já que pode ser realizado a tentativa no crédito também.

Novamente, não impede a fraude, o fraudador pode tentar valores menores que esse limite.

2 curtidas

Não impede fraude mas funciona como um limite de crédito. Ser roubado em valores menores nunca vai se comparar a ser roubado em valores maiores. Por ex: Se eu posso definir que a partir de 300 reais dentro de um certo limite de tempo eu precise ser notificado a autorizar a compra (algo como o sistema de segurança google de autorizar login em maquinas novas), eu posso ser roubado até esse limite de 300, mas não mais que isso. Continua sendo uma fraude? Sim continua, mas perder 300 é diferente de perder 2000, 5000, 50000 etc, nem se compara. E ninguém estará sendo obrigado a usar esse limite, é uma escolha do usuário.

1 curtida