Compra em débito não realizada

Prezados, recebi essa manha uma compra em débito no cartão virtual (função que nunca utilizei) no IFD*Br de R$ 490,00. Meu cartão não está cadastrado no IFood, e nem foi feita uma compra na minha conta do IFood nesse valor. Não tem como contestar essa conta por ser débito e não estão me respondendo no Chat.

Como proceder?

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Bloqueie o cartão.

Identifique se a compra foi feita no cartão físico ou virtual, caso seja no virtual você apaga e cria outro, se for o físico você pedirá uma nova via.

Obs.: Avise a Nubank no chat e peça que desativem o mecanismo de atualização de dados do cartão pela Mastercard, assim seus dados do cartão não serão atualizados no IFOOD.

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Se no chat está demorando, tente contato por telefone, o quanto antes , e mantenha seu cartão bloqueado tanto físico quanto virtual

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Bem vindo @danberredo novamente a comunidade Nubank :star_struck:

Faça o que nossos colegas aqui da comunidade @CarlosHCMR e @Edvan_Cds indicaram o mais rápido possível.

Caso não consiga acessar o chat segue o link abaixo com os outros contatos do Nubank:

Boa sorte :pray:

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Responderam ao chat depois de quase 2h. Mas disseram que vão resolver a questão, e realmente apagaram o cartão. Disseram que o prazo médio para a disputa com a Mastercard é de 100 dias, mesmo que a compra pelo IFD.BR tenha sido feita no nome de outra pessoa.

Agora, essa situação podia ter sido evitada por 2 mecanismos bem simples e que deviam ter para os clientes.

1 - Habilitar ou desabilitar a função de débito do cartão virtual. Eu não tenho nenhum interesse nisso, mas sou obrigado a ter dado que quero ter um cartão de crédito virtual, e as duas funções estão associadas.

2 - Ter mais de um cartão virtual. Justamente por cada vez mais se saber de vazamentos de bancos de dados de empresas por funcionários ou hackers, usar o cartão físico para assinaturas já não é suficiente. Se tivéssemos a possibilidade de um cartão virtual para assinaturas e outro cartão virtual para compras únicas ou eventuais seria muito mais fácil, ou ainda um cartão de compra única, usado e depois apagado. Sou obrigado a colocar o mesmo numero virtual para por exemplo assinaturas de netflix e a compra numa loja online.

Por fim, uma sugestão e uma dúvida. Não adianta aconselhar aos clientes que deixem os cartões virtuais bloqueados e só desbloqueiem no uso, isso para assinaturas é muito complicado E não passa a menor segurança de uso.

A dúvida é a seguinte. Se deixar dinheiro guardado no porquinho do nubank este poderia ser usado para compras no débito ou teria que resgatar antes? Pois aparentemente só fico livre de possibilidades de compras no débito se não tiver dinheiro em conta.

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Teria que resgatar antes, já que esse dinheiro fica “travado” para qualquer tipo de compra ou operação. :wink:

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Ótimo, então é uma opção para se precaver contra débitos não autorizados, já que o NuBank ainda não nos deu outras opções de proteção como os dois exemplos citados.

Crédito não autorizado é mais fácil de lidar aparentemente para estornos, e o débito é uma cobrança indevida, e caso contestada e não devolvida, entra no art. 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC.

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Apoio muito essa ideia, seria de grande ajuda na segurança dos nossos dados do cartão.