Responderam ao chat depois de quase 2h. Mas disseram que vão resolver a questão, e realmente apagaram o cartão. Disseram que o prazo médio para a disputa com a Mastercard é de 100 dias, mesmo que a compra pelo IFD.BR tenha sido feita no nome de outra pessoa.
Agora, essa situação podia ter sido evitada por 2 mecanismos bem simples e que deviam ter para os clientes.
1 - Habilitar ou desabilitar a função de débito do cartão virtual. Eu não tenho nenhum interesse nisso, mas sou obrigado a ter dado que quero ter um cartão de crédito virtual, e as duas funções estão associadas.
2 - Ter mais de um cartão virtual. Justamente por cada vez mais se saber de vazamentos de bancos de dados de empresas por funcionários ou hackers, usar o cartão físico para assinaturas já não é suficiente. Se tivéssemos a possibilidade de um cartão virtual para assinaturas e outro cartão virtual para compras únicas ou eventuais seria muito mais fácil, ou ainda um cartão de compra única, usado e depois apagado. Sou obrigado a colocar o mesmo numero virtual para por exemplo assinaturas de netflix e a compra numa loja online.
Por fim, uma sugestão e uma dúvida. Não adianta aconselhar aos clientes que deixem os cartões virtuais bloqueados e só desbloqueiem no uso, isso para assinaturas é muito complicado E não passa a menor segurança de uso.
A dúvida é a seguinte. Se deixar dinheiro guardado no porquinho do nubank este poderia ser usado para compras no débito ou teria que resgatar antes? Pois aparentemente só fico livre de possibilidades de compras no débito se não tiver dinheiro em conta.