Compra em débito não realizada

Prezados, recebi essa manha uma compra em débito no cartão virtual (função que nunca utilizei) no IFD*Br de R$ 490,00. Meu cartão não está cadastrado no IFood, e nem foi feita uma compra na minha conta do IFood nesse valor. Não tem como contestar essa conta por ser débito e não estão me respondendo no Chat.

Como proceder?

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Bloqueie o cartão.

Identifique se a compra foi feita no cartão físico ou virtual, caso seja no virtual você apaga e cria outro, se for o físico você pedirá uma nova via.

Obs.: Avise a Nubank no chat e peça que desativem o mecanismo de atualização de dados do cartão pela Mastercard, assim seus dados do cartão não serão atualizados no IFOOD.

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Se no chat está demorando, tente contato por telefone, o quanto antes , e mantenha seu cartão bloqueado tanto físico quanto virtual

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Bem vindo @danberredo novamente a comunidade Nubank :star_struck:

Faça o que nossos colegas aqui da comunidade @CarlosHCMR e @Edvan_Cds indicaram o mais rápido possível.

Caso não consiga acessar o chat segue o link abaixo com os outros contatos do Nubank:

Boa sorte :pray:

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Responderam ao chat depois de quase 2h. Mas disseram que vão resolver a questão, e realmente apagaram o cartão. Disseram que o prazo médio para a disputa com a Mastercard é de 100 dias, mesmo que a compra pelo IFD.BR tenha sido feita no nome de outra pessoa.

Agora, essa situação podia ter sido evitada por 2 mecanismos bem simples e que deviam ter para os clientes.

1 - Habilitar ou desabilitar a função de débito do cartão virtual. Eu não tenho nenhum interesse nisso, mas sou obrigado a ter dado que quero ter um cartão de crédito virtual, e as duas funções estão associadas.

2 - Ter mais de um cartão virtual. Justamente por cada vez mais se saber de vazamentos de bancos de dados de empresas por funcionários ou hackers, usar o cartão físico para assinaturas já não é suficiente. Se tivéssemos a possibilidade de um cartão virtual para assinaturas e outro cartão virtual para compras únicas ou eventuais seria muito mais fácil, ou ainda um cartão de compra única, usado e depois apagado. Sou obrigado a colocar o mesmo numero virtual para por exemplo assinaturas de netflix e a compra numa loja online.

Por fim, uma sugestão e uma dúvida. Não adianta aconselhar aos clientes que deixem os cartões virtuais bloqueados e só desbloqueiem no uso, isso para assinaturas é muito complicado E não passa a menor segurança de uso.

A dúvida é a seguinte. Se deixar dinheiro guardado no porquinho do nubank este poderia ser usado para compras no débito ou teria que resgatar antes? Pois aparentemente só fico livre de possibilidades de compras no débito se não tiver dinheiro em conta.

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Teria que resgatar antes, já que esse dinheiro fica “travado” para qualquer tipo de compra ou operação. :wink:

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Ótimo, então é uma opção para se precaver contra débitos não autorizados, já que o NuBank ainda não nos deu outras opções de proteção como os dois exemplos citados.

Crédito não autorizado é mais fácil de lidar aparentemente para estornos, e o débito é uma cobrança indevida, e caso contestada e não devolvida, entra no art. 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC.

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Apoio muito essa ideia, seria de grande ajuda na segurança dos nossos dados do cartão.

Também acabei de receber uma cobrança de mesmo valor, com a mesma descrição IFD*Br. Gostaria de saber em quanto tempo esse crédito será efetuado em minha conta, 100 dias não me parece razoável.

O que mais me assustou, foi o fato de que nunca cadastrei minha senha de débito em lugar algum. Gostaria de saber que falha de segurança é esse e quais medidas estão sendo tomadas.

Nubank, seria muito conveniente um botão de liga/desliga das funções de débito no aplicativo. Evitaria cenários como esse.

Você já contestou a compra?

Os dados do cartão são os mesmos então na hora da compra que opta por débito ou crédito.

E o botão para isso é o do próprio cartão.

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Já sim, no mesmo momento que percebi a cobrança.

Eu sei que os dados do cartão são os mesmos, mas na internet (apps e afins) eu só utiizo os dados do meu cartão virtual.

O que eu não consigo entender é como alguém conseguiu efetuar uma cobrança no meu cartão sem a minha senha. No exato momento em que a cobrança aconteceu eu NÃO utilizei o meu cartão físico.

Enfim, irei aguardar a análise do time de segurança do Nubank, mas confesso que fiquei inseguro de deixar valores na conta.

Obrigado pela atenção.

Para fazer uma compra na internet com o cartão não precisa da sua senha do cartão só do cvv, mesmo sendo no débito.

O cartão virtual ele é crédito e débito, porém o débito só é aceito em algumas lojas.

Boa sorte na sua análise!

Sobre a insegurança recomendo deixar os cartões bloqueados e desbloquear quando usar (cuidado com as assinaturas), estamos sempre sujeito a esses tipos de coisa, então cuidado onde cadastra os cartões e depois de usar apague essa forma de pagamento.

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Boa tarde Carlos!!

Após reflexão trago os seguintes pontos.

É a primeira vez que dinheiro some da uma conta de débito minha em toda a minha história.

Na minha opinião, as features de segurança de débito serem iguais a de crédito é perigoso. Os 500 reais que estavam na minha conta agora não existem mais. É diferente de crédito. No crédito você ajusta o limite, no débito não. Se eu tiver 100000 na conta de débito, posso ter um enorme problema.

Outra coisa é que o sistema antifraude não detectou irregularidade na transação mesmo com INÚMEROS casos relatados no Reclame Aqui, Reportagens na internet e até aqui dentro da comunidade.

Todos vindos de IFD*BR.

O Nubank não recomendou deixar os cartões desabilitados no momento que eu abri a conta… E também acho estranho repassar essa responsabilidade ao cliente.
E INCLUSIVE, se essa cobrança estiver relacionada a vazamento de dados os clientes deveriam saber. E medidas devem serem tomadas e rápido!

Enfim, sigo preocupado.

Obrigado

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