Concentre seus gastos no crédito

Eu aprendi com meus pais que é sempre melhor você pagar tudo a vista e evitar ao máximo o uso do cartão de crédito, mesmo que sem parcelar.
Sem questionar, eu fiz isso por muitos anos até que em um determinado momento eu comecei a investir mais na minha inteligência financeira.

Venho aqui deixar a dica: cartão de crédito só prejudica quando se gasta o que não tem.

Sempre que faço um pagamento onde não haja desconto no dinheiro, eu passo no crédito. Passando no cartão de crédito você tem algumas vantagens:

  • você posterga o pagamento. Quanto mais tempo o dinheiro permanece com você, mais ele rende (nuconta ou outros investimentos)
  • todos os gastos ficam concentrados numa única data. Isso facilita o controle financeiro pois fica mais fácil ver a situação como um todo.

Vou dar um exemplo simples. Caso as contas estejam incorretas alguém avisa que eu arrumo. :laughing:
Imagine uma compra de 1000 reais.
Se você tem 1000 reais na sua nuconta e paga a vista, seu saldo fica em 0 reais.
Se você pagar em 10 vezes sem juros, supondo um rendimento de 0,5% ao mês:

  • no mês 1, seus 1000 reais viram 1005 reais, você paga 100 e ficam 905.
  • no mês 2, seus 905 reais viram 909, 52 reais, você paga 100 e ficam 809,52.
  • no mês 10, você paga os últimos 100 reais da dívida e na sua conta você ainda teria mais ou menos 28 reais.

No final das contas, pode parecer pouco, mas fazendo isso sempre, o efeito acumula e no final de um ano pode significar uma bela quantia.

Resumo da ópera: nunca gaste dinheiro que você não tem, e sempre que não houver descontos, pague no cartão de crédito (parcela quando possível).

11 curtidas

Eu uso o crédito como se fosse débito :slight_smile:

1 curtida

Também uso o crédito como se fosse débito, com muita consciência. O que eu faço é colocar meu salário na NuConta e deixar rendendo para que no mês seguinte pague as contas do mês anterior e ainda tenha alguma rendimento. Além disso, limitei meu gasto mensal e com isso ainda consigo juntar dinheiro.
Pagar à vista agora é coisa do passado, não tem segredo, basta realizar um bom planejamento financeiro que não se cairá em dívidas e ainda se consegue aumentar sua rentabilidade.

5 curtidas

Me definiu total :heart_eyes:
Faço igual e ainda uso apps q dão cashback os rendimentos mando tudo pra nuconta :grin:

3 curtidas

Perfeitamente @DSaita :clap:
O maior erro é gastar um dinheiro que não se tem. Saber como e quando gastar é essencial para a saúde do bolso. :money_with_wings:

3 curtidas

@DSaita Análise perfeita. Neste caso vale muito mais à pena fazer os pagamentos e compras parceladas (desde que essas não tenham juros) na função crédito, justamente por que a NuConta permite um rendimento igual ao CDI. Sempre faço isso, na verdade. Não custa lembrar: tenha em mente sempre seu limite orçamentário.

2 curtidas

Somos dois, ainda mais com a Rewards!

1 curtida

Eu faço isso, as compras do supermercado passo toda no cartão de crédito, até porque sempre fica faltando alguma coisa :sweat_smile:, eu consigo ter o controle de quanto gastei com alimentação e meu dinheiro fica redendo até a data de vencimento do cartão.
Quando se tem educação financeira, a mente se abre pra muitas coisas.
Ótima dica :hugs:

2 curtidas