Conta Global - Tem Rendimento do saldo?

Prezados,

A conta global ainda está decepcionante, principalmente por não estar avisado em LETRAS ENORMES que ainda não tem transferência para outros bancos, e que caso não esteja querendo comprar em débito ou sacar o dinheiro (e somente 2x ao mês, muito pouco para quem está viajando fora), não tem muita finalidade.

Agora, o que não está claro é se o dinheiro que foi transferido para a conta global apresenta rendimento que nem a conta normal, ou os clientes que colocarem lá só vão perder dinheiro com a conversão?

Similarmente, a caixinha do espaço família não tem rendimento, então é uma ferramenta que não tem o menor sentido, uma vez que manter nas contas individuais rende ao menos o CDI.

Não adianta criar novidades que piorem a vida do cliente, algumas coisas são básicas para um MVP que realmente traga valor para os usuários.

5 curtidas

@danberredo, realmente a conta global, pelo menos por enquanto, não tem rendimento sobre o dinheiro convertido (exceto se você considerar a valorização cambial como rendimento).

Se você ficar olhando para toda novidade como sendo uma opção de investimento, realmente vai ficar sujeito a se decepcionar. Essas novidades que você citou (conta global, espaço família) não têm foco em investimento, elas vêm trazer soluções (muito bacanas, por sinal) para problemas específicos, sendo uma delas relacionada a compras e viagens internacionais, a outra relacionada ao compartilhamento de despesas de uma unidade familiar.

Poderiam ter rendimento? Claro que poderiam.
Seriam muito melhores se rendessem? Claro que sim.
Se tornam completamente inúteis pelo simples fato de não renderem? Evidente que não!
Tem muita gente que estava esperando soluções como essas e que está extraindo grande utilidade dessas duas novidades? Com certeza!

Se uma coisa não serve para um, não quer dizer que não sirva para muitos outros…

16 curtidas

A funcionalidade de transferência ativa não existe. Mas eu por exemplo consigo em poucos segundos fazer chegar na minha conta aqui na Itália, meu dinheiro que está aí no Brasil.

O meu banco aqui tem uma função de “colocar dinheiro”, onde posso usar o Apple Pay para fazer os depósitos. Então eu conecto reais em euros no Nubank. Depois vou nessa opção no meu banco e coloco o valor que quero depositar e ele faz uma “compra” via débito no cartão da conta do Nubank que cadastrei no Apple Pay. Isso tudo sem taxas (só as de conversão do Nubank).

Mas isso é um contorno que consegui para transferir para mim mesmo. Para terceiros não tem como.

Sobre o rendimento do saldo, isso não existe e acredito que nunca vá existir, visto que s a conta não tem essa finalidade. Lembrando apenas que você pode ter lucro ou prejuízo com a diferença de câmbio.

9 curtidas

Rendimentos em moeda estrangeira é muito bom, mas tem algumas obrigações que precisam ser observadas. Principalmente após as mudanças nas regras de tributação e recolhimento impostos.

Renda Fixa e Outros

De acordo com a Lei nº 14.754, de 2023, os rendimentos de aplicações financeiras no exterior e de lucros e dividendos de entidades controladas no exterior estão sujeitos à tributação à alíquota uniforme de 15% e devem ser submetidos à tributação anualmente, de forma separada dos demais rendimentos.

Variação Cambial

Pelo novo regramento, as alíquotas incidentes sobre os ganhos de capital, derivados de qualquer forma de variação cambial, seguem a regra geral de tributação de 15%, se acima do limite anual equivalente a US$ 5 mil.

Resumo

Quando a pessoa investe no exterior (conta global entra como investimento) com um rendimento auferido em moeda nacional, ela deve pagar o imposto pela variação do ativo em dólar e, também, pela variação cambial. Vale frisar que, para o câmbio de conversão, o investidor deve considerar a cotação do dólar do Banco Central.

OBSERVAÇÃO

A declaração de posse de moeda estrangeira, móveis e imóveis no exterior é obrigatório.

Ao contrário do que geralmente ocorre com investimentos no Brasil, a maioria dos investimentos no exterior disponíveis para os brasileiros não possuem recolhimento automático de impostos (nem pelo governo estrangeiro e nem pelo Brasil). Nesse caso, você é o único responsável por auferir todos as taxas, impostos e prazos para pagamento (resumindo, os bancos e corretoras não tem obrigação de recolher os impostos e jogam tudo na suas costas :laughing:).

3 curtidas