Custom ROM e Bootloader

Para vencer a maldita OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, eu desbloqueei o bootloader e instalei uma custom ROM no meu Motorola MotoG2. Está rodando MUITO mais leve e rápido do que antes.

O aplicativo do Nubank se recusa a funcionar em celulares com o bootloader desbloqueado. Ele trava na tela de senha do celular.
Desse modo acabam perdendo clientes, visto que o sistema que instalei está mais leve, rápido e seguro que o original.

AINDA evitei que um aparelho funcional seja descartado no meio ambiente poluindo-o.

Tem alguma solução para isso?

3 curtidas

Legalmente, não.

Já estive na mesma situação. Odeio smartphones por esse motivo, mas infelizmente ser cliente da Nubank significa concordar com o contrato que contém uma cláusula sobre isso.

14 curtidas

Acho que o problema envolve mais a Motorola do que o Nubank, já que ela provocou isso, inclusive sem mesmo custom rom, com a versão oficial desse modelo ele é compatível com o aplicativo do Nubank até hoje.

O desbloqueio do bootloader impede que você use aplicativos de qualquer Banco, inclusive acredito eu o próprio Google Pay se tiver NFC.

O Nubank responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, logo se eles não conseguem garantir que o aplicativo fique seguro com o bootloader desbloqueado e são obrigados a ressarcir o cliente se ocorrer qualquer fraude em relação a isso, de fato é melhor recusar qualquer cliente que tente utilizar o aplicativo dessa forma, para proteger ambos.

23 curtidas

Bom, o Nubank e os outros bancos poderiam disponibilizar algum app ou um modo para proteger o aplicativo do banco. Até pouco tempo estava funcionando super bem. Depois das últimas atualizações parou de funcionar.

Acho que serei OBRIGADO a trocar de celular. Bem que poderiam também disponibilizar via WEB.

1 curtida

Pois é, vou ter que trocar de celular ou trocar de banco. :pleading_face:

1 curtida

Estou utilizando o LineageOS 17.0. Meu celular nunca ficou tão rápido e ocupa menos espaço que a versão oficial da Motorola com o Android 6.0.

Pelo que eu vi essa versão do LineageOS é baseada no Android 10 :disappointed_relieved: :cry:

1 curtida

Olá @rodrigo777mo seja bem vindo a Nucommunity

1 curtida

Não só o nubank mais também outros bancos, não aceitam acesso ao app com o bootloader desbloqueado, pois esse recurso tire qualquer segurança do smartphone

9 curtidas

Sobre a questão de nenhum app bancário funcionar com o bootloader desbloqueado, o @ree já explicou muito bem acima.

Agora, na minha opinião, seu aparelho pode estar mais leve e mais rápido do que o original, mas dificilmente está mais seguro. Realizar o debloqueio do bootloader trás consigo algumas questões de segurança. Por isso que nenhum banco quer pagar pra ver.

E sobre a obsolescência programada, o Moto G2 é um aparelho lançado há quase 8 anos. Esse tempo é uma eternidade para um celular. É óbvio que as fabricantes querem sempre nos fazer comprar o último lançamento, mas os aparelhos celulares possuem um ciclo de vida, não tem jeito.

14 curtidas

A questão aqui tbm é q não precisa vc tbm trocar de celular a cada ano… eu mesma so troquei o meu esse ano, depois de 4 anos juntos, apps de bancos ainda funcionavam, bateria aguentava umas 3hrs direto ainda, mas estava tendo varios outros problemas q não estavam mais compensando ficar com ele :frowning:

11 curtidas

É verdade, não tem jeito! Por mais que a gente lute, os eletrônicos tem essa certa validade. Por mais que a gente tenha consciência ambiental, chegará um dia que o celular, simplesmente, não terá a mesma autonomia que quando novo. Eu sempre gosto de citar os celulares da Apple como um bom exemplo de aparelhos que são feitos para ter uma vida útil mais longa que o de outras marcas, mais ainda assim, um dia, eles não são mais os “mesmos”. Consciência ambiental é excelente! Talvez, o melhor seria se as grandes empresas de eletrônicos produzissem aparelhos com uma vita útil mais longa e esquecessem a tal da obsolescência programada. Mas, claro que elas visam o lucro e, por isso, ficamos a mercê disso! Infelizmente, essa é a realidade! Costumo fazer igual a @lorenatelles, sempre passo o máximo de tempo com um celular (o meu último durou 4-5 anos), mas já não baixava mais nenhum app, por isso, tive que adquirir um novo. O antigo vendi a outra pessoa que não tinha as mesmas necessidades que as minhas e, para ele, o celular foi útil. O valor da venda foi muito simbólico, mas tive consciência ambiental… passei o celular pra alguém que usaria de fato e não joguei, de fato, no lixo!

4 curtidas

Novidades! Depois de pesquisar muuuito e mexer em todas configurações do celular, consegui fazer o meu Moto G2 funcionar com o Nubank e outros bancos, mesmo com o bootloader desbloqueado e com uma custom ROM. :slightly_smiling_face: :star_struck:

Com outros apps de bancos funcionava, mas cheio de bugs. O Nubank não funcionava de jeito algum! Não dá para bloquear o bootloader com uma custom ROM, somente com a original Motorola.

Solução: DESATIVAR O MODO DESENVOLVEDOR e não deixar o ROOT ativado.

Por padrão, a minha custom ROM tinha o modo ROOT ativada. Desativei o root e desativei o modo desenvolvedor. PRONTO, funcionou! :smiley: :upside_down_face:

Vamos ver por quanto tempo ainda funciona. Sobre a bateria, eu a troquei por uma de maior corrente. Sou técnico em eletrônica e conheço circuitos eletrônicos. Se os fabricantes quisessem daria para fazer um celular durar mais de 20 anos. Normalmente, capacitores de boa qualidade tem vida de +/- 20 anos e transistores bons de 30 a 40 anos.

5 curtidas

Fala guerreiro. Como faz pra entrar em contato contigo. Gostaria de saber detalhes de como fez, pq meu xiaomi tá um lixo de lentidão. Quero uma custom rom, mas preciso manter meus bancos.

Podemos bater um papo

2 curtidas

Mano te indico, vc procurar no YouTube o canal do Lucas blindado, ou blinteck, ele tem todo o passo passo para desbloqueio de bootloader e root , o Cj Porto tech , também

1 curtida

ia comentar a mesma coisa, além de que… normalmente vc pode desbloquear o boot, instalar a custom e não necessariamente instalar o root… o meu xiaomi é dessa forma e funciona os bancos normalmente, claro se fizer o root ai precisa fazer uns ajustes

1 curtida

Bem dito, se quisessem. Mas eles não querem, justamente porque o objetivo deles é “lucro”. Eles querem que você seja forçado a trocar de aparelho em pouco tempo (1 ou 2 anos).

Tenho XP e Banco do Brasil. Ambos funcionam normal no meu aparelho com LineageOS.

Quanto à segurança:
Uma rom customizada bem mantida pode ser até mais segura que a original, já que pode ter atualizações de segurança que os fabricantes já param de mandar.

O bootloader aberto é um prejuízo à segurança de fato, mas tem como retravar ele quando você instala uma rom customizada. Pra funcionar depende da ROM e do aparelho, mas tem como fazer e acabar com o prejuízo de segurança.

Se o Nubank bloqueia qualquer ROM customizada eu acho sim que seja um problema. Se o problema dele é só com o bootloader, aí beleza.

Quanto à obsolência planejada:
Se eu tenho um aparelho que funciona, e tem gente que atualize ele pra estar em conformidade com segurança moderna (pessoal do LineageOS, do /e/OS, ou eu mesmo se souber desenvolver), ele tem que durar o quanto ele durar. 8, 15, 50 anos que seja.

O celular é meu, não da fabricante. Se eles dizem que meu celular chegou no “fim da vida” e eu tenho que trocar de celular, isso é obsolência planejada sim.

1 curtida

Também usei esses sistemas piratas em alguns smartphones da Sony, pois gosto da marca e os aparelhos possuem boas configurações. Hoje não faço mais dá muito trabalho, e existem opções de aparelho de baixo atualmente no mercado.

1 curtida

Verdade. Melhor perder alguns clientes que manchar o nome da empresa em reclamações, sem razão, em sites de proteção consumidor.

1 curtida

Bom, comprei um A52s especialmente para uso do Lineage OS… Creio que usarei o meu celular antigo para o Nubank ou vou “lockear” novamente o bootloader após a instalação.
Mesmo assim, gostaria de saber: houveram avanços nessa questão? Algum pronunciamiento oficial?