Débito automático retirando de uma caixinha

Oi pessoal, já li em alguns tópicos mais antigos sobre este assunto, mas achei importante “relembrarmos” pois seria muito bom se o Nubank implementasse essa possibilidade: de definir uma caixinha em que ocorresse o débito automático caso algum débito fosse feito na conta corrente e não houvesse saldo disponível lá.

Seria como uma “baixa automática” de valores de uma caixinha: por exemplo, se você está com a conta corrente com R$ 100,00 e no dia ocorre o pagamento da fatura do cartão de crédito de R$ 500,00, os R$ 400,00 que faltam na conta corrente poderia ser debitado automaticamente de uma caixinha.

Digo isso pois, depois que entendi a regra de débito de valores da conta corrente do Nubank (que sempre devida do depósito mais antigo), já não me faz sentido algum manter dinheiro na conta corrente, e sim numa caixinha.

Claro que entendo que essa decisão do Nubank visa o lucro do banco (que ganha quando o cliente movimenta valores da conta corrente que ficaram menos de 30 dias parados), então acho difícil o próprio banco criar uma funcionalidade que irá “retirar” lucro do banco, mas não custa citar e tentar mudar algo em benefício nosso (clientes).

O que vocês acham sobre o assunto?

8 curtidas

Salvo engano, a “Caixinha” é um tipo de investimento e, como tal, requer, por questões legais que a aplicação ou resgate sigam uma Norma.

5 curtidas

Sim, mas lembro de bancos realizando a baixa automática de investimentos (como poupança) para a conta corrente, quando necessário. Então acredito que tecnicamente/legalmente isso seja viável com as caixinhas: só não acho que isso seja financeiramente interessante para o Nubank (pois eles atualmente lucram sobre o valor movimentado na conta corrente abaixo de 30 dias).

3 curtidas

Salvo engano, a regras para a Caderneta de Poupança, são distintas e permitem vínculo à Conta Corrente com esse “resgate programado”.

Não é o seu caso, mas em casos de inadimplência, nos Contratos de Conta Corrente, Cartão de Crédito, etc, na grande maioria dos bancos, contém uma cláusula que permite o resgate ou transferência de valores para pagamento de débitos na conta.
E a regra, em geral é utilizar os recursos que foram aportados primeiro (mais antigos)

4 curtidas

Seria muito prático e já resolveria o problema que você relatou no outro tópico Débito da CC: depósito mais antigo ou mais novo?

Eu tenho uma conta no Banrisul que funciona assim faz uns 15 anos, tem um “CDB Automático” atrelado à ela que toda noite deposita o excendente (zerando a conta) ou resgata os débitos feitos na conta corrente. E antes disso funcionava da mesma forma só que com uma poupança no lugar do CDB.

4 curtidas

Existem bancos que atrelam essa baixa automática a CDB’s do próprio banco. Acredito que seja mais uma questão operacional.

Confirmação do que eu havia comentado. :point_up:

3 curtidas

É possível sim, visto que o banco pode adiantar esse valor para o cliente por algumas horas, respeitando alguma regra que porventura exista para o saque do investimento. Enfim, é somente uma questão de boa vontade.

3 curtidas

Essa é boa tbm

2 curtidas

Seria uma ótima funcionalidade! Já vi outros bancos com algo parecido debitando de um CDB automático da própria instituição.
Como a conta do Nubank só rende após 30 dias do saldo parado, também não deixo nada na conta, sempre ponho nas Caixinhas.

9 curtidas