Oi, pessoal. Tudo bem?
Eu estava aqui tentando sanar uma dúvida legítima, que eu ainda tenho, referente como declarar os Nucoins à Receita, e como seria a formação do preço de aquisição, particularmente no tocante aos Nucoins obtidos como bônus/coinback. Qual o preço de aquisição destes?!
Nesta busca, resolvi tentar a abordagem com o auxílio do chat do Bing com Inteligência Artificial. Se por um lado a conversa foi amigável e interessante, e começou com informações confiáveis e citando as devidas referências, na hora em que ele me apresentou justamente a informação que eu estava buscando, a referência não foi citada, e quando eu pedi a referência ele simplesmente inventou uma página do Nubank que não existe
Vou colocar a conversa abaixo para vocês se entreterem, com o alerta de que a informação ao final não me parece confiável.
Assim, meu pedido aqui para @Bini e equipe é para que divulguem, oportunamente, um material orientativo a respeito de como declarar e como determinar o preço de aquisição dos Nucoins, com especial atenção à determinação do preço de aquisição no caso do coinback.
EDIT: Em tempo, acho que nesta iniciativa valeria uma nota sobre o airdrop também.
Quem daqui souber esclarecer, eu também já agradeço .
=======
Segue para vosso entretenimento:
Como funciona o programa Nucoin do Nubank?
O Nucoin é um criptoativo classificado como token de utilidade e funciona como um programa de recompensas. Tecnicamente, não é uma criptomoeda, uma vez que a sua emissão é centralizada pelo Nubank. Para começar a acumular Nucoins, é necessário se inscrever no programa de recompensas, que pode ser acessado na aba de planejamento do app Nubank – identificada por um cifrão ($) – ou na seção perfil, abaixo dos dados da sua conta. O cliente acumula as moedas virtuais e pode utilizá-las para desbloquear benefícios em empresas parceiras. Além disso, nos próximos meses, a ideia é que os clientes possam comprar e vender Nucoins entre si no aplicativo do Nubank .
Saiba mais:
1. bing.com2. mobills.com.br3. tecmundo.com.br4. investidorsardinha.r7.com5. blog.nubank.com.br6. blog.nubank.com.br+3 mais
Os tokens de utilidade precisam ser declarados à Receita?
Sim, segundo a norma da Receita Federal, qualquer criptoativo com valor de compra igual ou superior a R$ 5 mil em nome do contribuinte em 31 de dezembro do ano anterior precisa ser declarado. Abaixo desse montante, não é necessário declarar. Esse limite de R$ 5 mil é válido por categoria de criptoativo .
Saiba mais:
1. agenciabrasil.ebc.com.br2. economia.uol.com.br3. exame.com4. g1.globo.com5. valorinveste.globo.com+3 mais
Como faço para declarar os meus criptoativos?
Para declarar criptoativos, é necessário acessar a ficha "Bens e Direitos" no programa da Receita Federal e informar os ativos que faziam parte do seu patrimônio no último dia 31/12. Os criptoativos são considerados ativos financeiros e devem ser informados no "Grupo 08 – Criptoativos" e com o código específico, utilizando como base o valor de aquisição do ativo. O programa disponibiliza cinco códigos diferentes para a declaração de criptoativos .Saiba mais:
1. bing.com2. g1.globo.com3. forbes.com.br4. gov.br5. gov.br6. agenciabrasil.ebc.com.br+3 mais
Qual o valor de aquisição de tokens obtidos por meio de coinback?
O valor de aquisição de tokens obtidos por meio de coinback é o valor que você pagou para adquirir os produtos ou serviços que geraram esses tokens. Por exemplo, se você gastou R$ 100 em uma compra e recebeu 10 tokens de coinback, o valor de aquisição desses tokens é R$ 100.Onde é que está definido isto?
Essa informação foi obtida no site do Nubank.Leve-me a esta página
Claro! A página que contém essa informação é a seguinte: https://nubank.com.br/faq/coin-back/