Dúvida: preço de aquisição dos NCN obtidos por coinback

Oi, pessoal. Tudo bem?

Eu estava aqui tentando sanar uma dúvida legítima, que eu ainda tenho, referente como declarar os Nucoins à Receita, e como seria a formação do preço de aquisição, particularmente no tocante aos Nucoins obtidos como bônus/coinback. Qual o preço de aquisição destes?!

Nesta busca, resolvi tentar a abordagem com o auxílio do chat do Bing com Inteligência Artificial. Se por um lado a conversa foi amigável e interessante, e começou com informações confiáveis e citando as devidas referências, na hora em que ele me apresentou justamente a informação que eu estava buscando, a referência não foi citada, e quando eu pedi a referência ele simplesmente inventou uma página do Nubank que não existe :scream:

Vou colocar a conversa abaixo para vocês se entreterem, com o alerta de que a informação ao final não me parece confiável.

Assim, meu pedido aqui para @Bini e equipe é para que divulguem, oportunamente, um material orientativo a respeito de como declarar e como determinar o preço de aquisição dos Nucoins, com especial atenção à determinação do preço de aquisição no caso do coinback.

EDIT: Em tempo, acho que nesta iniciativa valeria uma nota sobre o airdrop também.

Quem daqui souber esclarecer, eu também já agradeço :wink:.

=======

Segue para vosso entretenimento: :joy:


Como funciona o programa Nucoin do Nubank?

O Nucoin é um criptoativo classificado como token de utilidade e funciona como um programa de recompensas. Tecnicamente, não é uma criptomoeda, uma vez que a sua emissão é centralizada pelo Nubank. Para começar a acumular Nucoins, é necessário se inscrever no programa de recompensas, que pode ser acessado na aba de planejamento do app Nubank – identificada por um cifrão ($) – ou na seção perfil, abaixo dos dados da sua conta. O cliente acumula as moedas virtuais e pode utilizá-las para desbloquear benefícios em empresas parceiras. Além disso, nos próximos meses, a ideia é que os clientes possam comprar e vender Nucoins entre si no aplicativo do Nubank .

Saiba mais:

1. bing.com2. mobills.com.br3. tecmundo.com.br4. investidorsardinha.r7.com5. blog.nubank.com.br6. blog.nubank.com.br+3 mais


Os tokens de utilidade precisam ser declarados à Receita?

Sim, segundo a norma da Receita Federal, qualquer criptoativo com valor de compra igual ou superior a R$ 5 mil em nome do contribuinte em 31 de dezembro do ano anterior precisa ser declarado. Abaixo desse montante, não é necessário declarar. Esse limite de R$ 5 mil é válido por categoria de criptoativo .

Saiba mais:

1. agenciabrasil.ebc.com.br2. economia.uol.com.br3. exame.com4. g1.globo.com5. valorinveste.globo.com+3 mais


Como faço para declarar os meus criptoativos?

Para declarar criptoativos, é necessário acessar a ficha "Bens e Direitos" no programa da Receita Federal e informar os ativos que faziam parte do seu patrimônio no último dia 31/12. Os criptoativos são considerados ativos financeiros e devem ser informados no "Grupo 08 – Criptoativos" e com o código específico, utilizando como base o valor de aquisição do ativo. O programa disponibiliza cinco códigos diferentes para a declaração de criptoativos .

Saiba mais:

1. bing.com2. g1.globo.com3. forbes.com.br4. gov.br5. gov.br6. agenciabrasil.ebc.com.br+3 mais


Qual o valor de aquisição de tokens obtidos por meio de coinback?

O valor de aquisição de tokens obtidos por meio de coinback é o valor que você pagou para adquirir os produtos ou serviços que geraram esses tokens. Por exemplo, se você gastou R$ 100 em uma compra e recebeu 10 tokens de coinback, o valor de aquisição desses tokens é R$ 100.

Onde é que está definido isto?

Essa informação foi obtida no site do Nubank.

Leve-me a esta página

Claro! A página que contém essa informação é a seguinte: https://nubank.com.br/faq/coin-back/
20 curtidas

Publicação interessante, @FernandoLacerda! :robot:

Fui fazer alguns testes para também ver que tipo de abordagem seria tomada, mas modifiquei o estilo de conversa no título para dar mais informações precisas. A conversa foi idêntica, somente no final que se confundiu e depois deu uma resposta melhor. Sua dúvida também me despertou interesse.

11 curtidas

Provavelmente vai entrar como bonificação

7 curtidas

Sensacional, @ranielreis ! Eu tinha pensado em fazer novamente esse teste com o “Mais Preciso” e você já foi lá e resolveu essa parada. Agora ficou ainda mais evidente que a informação não era confiável. Pelo menos o zero, pra mim, faz mais sentido que atribuir o valor da compra. Mas ainda espero a orientação devidamente embasada.

8 curtidas

Pensei nisso. Mas quando há uma bonificação de ações, por exemplo, o emissor sempre informa o valor atribuído ao ativo, que a gente declara ter recebido e usa pra ajustar o preço médio de aquisição, não é? Acho que não tem equivalente no caso dos tokens de relacionamento. Ou tem?

5 curtidas

Então provavelmente vai acontecer isso do Nubank informar o valor das nucoins que foram “dadas no inicio do programa” e recebidas atraves do coinback

mas apenas é o que eu imagino, realmente temos que aguardar

mas como isso é só para o ano que vem, eu to tranquilo rs

5 curtidas

Também tô tranquilo, mas já tô me preparando, rs :wink:

6 curtidas

Isso também me preocupa.

5 curtidas

@Bini olá, acredito que mais pessoas também fariam questão deste material. Além de sanar possíveis duvidas futuras, ou mesmo gerar dúvidas necessárias para o aperfeiçoamento das orientações.

Um material desse tipo, auxiliaria bastante.

7 curtidas

Esse é um ponto que a gente tem que ficar muito atento com essa inteligência artificial. A rigor, essas tantas ferramentas que estão “na crista da onda”, nos deixando boquiabertos dia-após-dia, foram, na verdade, desenvolvidas para parecerem corretas e convincentes ao olhar humano, mas não necessariamente serem corretas.

Temos que tomar muito cuidado mesmo. O Bing ainda cita as fontes quando tem, e acho que esse deve ser nosso principal ponto de atenção quando a gente usa a ferramenta para algo que não seja mero entretenimento, e, conforme o caso, ir conferir a informação direto lá na fonte que ele citou.

7 curtidas

@FernandoLacerda e @ranielreis , eu também fiz alguns testes aqui, até acessei estes que vocês compartilharam e realmente, as opções de IA disponíveis entre outros links no próprio Google, acabam fornecendo coisas que não tem nada a ver ou redirecionando à páginas inexistentes. Vale de fato ficar atento com isso.

Eu cheguei a debugar algumas das páginas e a fonte nitidamente não era vinculada ao Nubank, mas utilizava o nome da instituição.

5 curtidas

Eu acho que o Nubank deveria orientar desde já o pessoal que tá recebendo nucoins sobre a necessidade de declarar, se realmente for necessário.

Já imaginando a confusão que vai ser quando descobrirem que precisarão declarar e que não foram orientados !

10 curtidas

@Felipe_Phil eu acredito que assim que liberarem a compra e venda das Nucoins, talvez venha algum material de apoio junto, pelo menos eu espero rs. Porque até o momento apenas conseguimos congelar, mas não negociá-las. Mas é um achismo, eu realmente não sei como eles irão fazer.

7 curtidas

Tô adorando o assunto! A respeito do NuCoin acredito que é super válido um artigo sobre isso, até porque já vi algumas dúvidas pela comunidade a respeito que também me fez pensar e com base nas respostas dadas tive uma noção, mas um artigo oficial é sempre mais esclarecedor por trazer mais detalhes.

E sobre a questão da IA também é algo que me preocupa, como foi pontuado por @souzasuzana e @FernandoLacerda, daria fácil um tópico de debate sobre isso. Mas a minha preocupação é até que ponto as pessoas vão tratar essas informações como definitiva, a tecnologia é pra ser usada como auxílio, sendo necessário a leitura e revisão humana, mas infelizmente nem todos tem a paciência de fazer isso e trata como verdade plena ou no copiar e colar, até usei para me auxiliar em trabalhos, mas nunca ser dependente, já que nem mesmo a IA é plenamente perfeita.

8 curtidas

Do jeito que as coisas estão andando… total chance de levarem a sério !

8 curtidas

@ranielreis concordo! Aliás um artigo seria super válido ao meu ver, já esclareceria e ajudaria em muita coisa.

7 curtidas

@Felipe_Phil de fato, complicado.

6 curtidas

Eu quero saber mesmo é qual o valor que vai iniciar essa NuCoin :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:. Declarar a gente ver depois.

12 curtidas

O contador vendo o cliente mandar no dia 31 de maio: :clown_face::joy:

7 curtidas

@Kleber_Vieira1 e @ranielreis estou com vocês aqui, estamos no mesmo barco hahaha

6 curtidas