Dúvida: preço de aquisição dos NCN obtidos por coinback

Mesmo que venha a ter no app. E sempre bom, anotar em uma planilha.

Ainda mais pra venda de ativos, day trade, swing trade.

Se fosse em um home broker, por lá tem as notas que já calcula até o preço de emitir a darf.

3 curtidas

Fiquei pensando nisso pq mt gente vai vender os seus nucoins nem q sejam poucos, ent seria interessante essa opção no informe de rendimentos

2 curtidas

Imagina alguém que só vende os seus nucoins, ela vai tá recebendo nucoin pelo uso do cartão e depois só faz vender. Então ela não teve o ato de comprar diretamente ela só vendeu. Como será q fica isso :thinking:

2 curtidas

Só esclarecendo um ponto, aqui não é o lucro, mas a soma das operações de venda, né? :wink:

A base de cálculo do imposto a ser recolhido, essa sim é o lucro…

3 curtidas

Melhor conferir isso aí…

Olha lá:
Fonte: Receita Federal esclarece sobre declaração de operações com criptoativos — Receita Federal (www.gov.br)

3 curtidas

Tô ficando confuso, acho que a gente não está concordando 100% :rofl:

Só complementando, seu exemplo é válido, pois a alienação foi superior a 35.000, mas para cobrir todos os cenários tem que considerar também quando o lucro é menor que R$ 35.000 nos cenários de alienação superior a R$ 35.000:

Comprou R$ 15.000 em cripto
Vendeu (alienou) tudo por R$ 40.000 em um mesmo mês

Alienação no mês foi superior a 35.000? SIM :ballot_box_with_check:
Teve lucro no resultado operação? SIM :ballot_box_with_check:

===> Precisa emitir DARF e recolher o imposto (:point_up: aqui não importa quanto foi o lucro, apenas que teve lucro na operação)

Quanto foi o lucro? R$ 25.000
Alíquota: 15%
Valor do DARF: 0,15 x 25.000 = R$ 3.750,00

3 curtidas

Fera, você está corretíssimo, informei você errado, misturando IR, darf das ações, enfim. Estava distraído no serviço e não conferi a minha resposta.

Te Peço desculpas por minha desatenção. :pray:

E o seguinte para criptomoedas:

Swing trade e Day trade*

  • Nas Vendas, acima de 35 mil reais no mês precisa emitir a DARF:

Em cima do Lucro a alíquota funciona da seguinte forma:

Abaixo de R$ 5 milhões 15%
Entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões 17,5%
Entre R$ 10 milhões e R$ 30 milhões 20%
Acima de R$ 30 milhões 22,5%

*No day trade em cripto funciona diferente das ações, neste caso, obedece a regra do swing trade no mês.

Lembrando que deve ser pago a Darf até o próximo dia útil de cada mês.

E para vendas de criptos diferentes, a Darf precisa ser emitida também, naquele mês. E em caso de atraso da Darf, terá uma % a ser pago.

Então, agora sabemos que os 35 mil é na venda e não mais o lucro. Peço desculpas pelo erro pessoal. Isso aqui é grave, se o Fernando não questionasse, passaria batido.

Olha que já expliquei isso aqui por 1 ano no antigo emprego. Decepção cerébro.


Separei 3 links que vão te auxiliar, muito bem atualizado e de fácil compreensão:

Qualquer dúvida, só chamar e conto com suas observações para não informar errado.

4 curtidas

Quem nunca? :wink:

Relaxa, meu caro! :facepunch:

Só insisti em esclarecer aqui pra não ficar, mesmo, a orientação sujeita à interpretação errada. Agora sim, tudo às claras. Valeu!!

Caramba, eu não fazia ideia que essa alíquota era progressiva.

Agora tô aqui sonhando em poder um dia pagar a alíquota de 17,5% :money_mouth_face: , e totalmente desiludido com a possibilidade de pagar a de 22,5% :rofl:

4 curtidas

Pode ter certeza que vamos chegar. Se não for nessa vida, na próxima acumula. :hand_with_index_finger_and_thumb_crossed:

E existe uma coisa mais feliz (ironia) do que pagar boleto? Darf sua linda, uma hora você vai chegar. Por enquanto tô mais longe da Darf do que dos 5 milhões.

A Darf se não me engano da pra pagar por Pix também. :thinking:

No app do Nubank quando você paga por Pix ou boleto tem como usar o Pix crédito parcelado (cai na fatura) e o Boleto no cartão parcelado (se não me engano). Porém, existe uma pequena taxa (ironia) por ser com juros.

Eis a questão, pagamento de Darf com uma dessas opções acima com cartão, gera Nucoin? :thinking:

Pergunto a vocês e ao @Bini, pois vejo a Darf como Pagamento de imposto sobre capital, tipo IR que desconta da Renda fixa automático no rendimento. Então, tipo não é um imposto como os mais comuns IPTU, IPVA em que você pode pagar parcelado com juros também. Já que depende do banco oferecer, no caso o Nubank.

2 curtidas

Descobri a resposta, por acaso.

Na parte dos níveis, lá embaixo tem uma amostra do que gera Nucoin.

E entre eles que não dão retorno são boleto, pix no crédito ou débito, pagamentos de taxas, juros, impostos…

7 curtidas

Isso mesmo. Listei aqui também o que gera e não gera Nucoin bônus :wink:

10 curtidas

Muito bom, @Bini! Facilitou a tirar umas dúvidas que eu também tinha sobre Nucoin bônus.

9 curtidas

Oi, pessoal.

Ainda que eu não esteja fazendo trades, já me preparei para eventuais vendas fazendo uma planilha para computar o preço médio, em excel. Pra quem quiser uma inspiração, segue como eu fiz.

:warning: Aviso: Não me responsabilizo, confiram suas fórmulas, façam suas contas.

A B C D E F G
1 Operação Nucoins operação Custo operação Preço médio operação Nucoins em carteira Preço médio carteira Lucro venda
2 =C2/B2 =SOMA($B$2:B2) =SE(B2>0;(SE(ÉNÚM(F1);F1*E1;0)+C2)/E2;F1) =SE(B2<0;-B2*(D2-F2);“”)
  • A coluna A é pra identificar a operação. Pode preencher com o nome que quiser.
  • A coluna B é pra preencher com a quantidade de Nucoins adquirida na operação. :warning: Se for uma operação de venda, só colocar valor negativo.
  • A coluna C é pra preencher com o custo da operação em R$. Mais uma vez, operação de venda preencher com valor negativo.
  • A coluna D vai calcular o preço médio da operação
  • As colunas E, F e G vão calcular quantos Nucoins há na carteira após aquela operação, o preço médio de aquisição dos Nucoins em carteira e o lucro nas operações de venda.

Para linhas adicionais, basta copiar a linha 2 quantas vezes forem necessárias.
:warning: Importante #1: As operações têm que ser preenchidas sequencialmente no tempo, as mais antigas nas linhas de cima, as mais recentes nas linhas abaixo.
:warning: Importante #2: Você pode agrupar várias operações em uma única linha desde que sejam todas de aquisição, ou todas de venda.

Para ilustrar, segue um exemplo com números hipotéticos:

7 curtidas

Top demais !!! :+1: :+1: :+1: :+1:

2 curtidas