Decepção com o Nu Bank

Eu não tenho experiência com banco on-line e esperava que alguém me orientasse na gestão dos meus recursos!!!
Aconteceu um sinistro com o meu carro,tive que levá-lo ao mecânico e pagar R$4.900,00 a vista.
Tenho investimentos no Nu Bank e acessei o banco para ver o que eu poderia fazer para conseguir este dinheiro.
Surgiu a opção de empréstimo e eu peguei R$5.000,00 para pagar em 24 parcelas dando o investimento que tinha como garantia, dando um total de R$11.000,00 !
Ocorre que eu tenho quase R$12.000,00 em investimentos!
Como que o Nu Bank permitiu que eu fizesse tamanha burrada?
Liguei para o suporte do Nu Bank e descobri que hoje seria o último dia de prazo para cancelar o empréstimo.
E eu nem sabia que havia esta possibilidade!!!
Para cancelar eu tive que ter R$5.000,00 mais R$150,00 de IOF em conta!
Eu só tinha 1.400,00.
Fui no meu outro banco, saquei os meus investimentos 1.600,00 e ficou faltando R$2.150 .
Peguei R$2.000,00 emprestado com o meu sobrinho e R$150,00 com a minha irmã.
Liguei novamente no suporte do Nu Bank e cancelei este empréstimo.
Depois com a orientação de uma pessoa do suporte do Nu Bank resgatei alguns investimentos para pagar meu sobrinho e a minha irmã.
Tinha que acontecer tudo isso!!!
#decepçãocomonubank

8 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de clientes do NU.

Aqui, somos, na grande maioria, clientes do NU as sugestões e orientações são com base em situações já ocorridas com outros clientes.

Com relação a questão apresentada, que lógica é essa em fazer empréstimo, possuindo recursos disponíveis?

O NU, como qualquer outra instituição financeira, pode eventualmente fazer a cessão de crédito ao cliente, cabendo a esse último, analisar a necessidade e conveniência de utilizar o crédito.

E, com todo o respeito, o serviço de mecânico exigir pagamento de R$4.900,00 à vista, ou o desconto é muito bom, ou tem algo errado nesse negócio.

Ao final, conforme seu relato, você acabou utilizando seus recursos que estavam aplicados, porém saiu mais caro.

12 curtidas

Qualquer seleção é feita com o seu consentimento, você não pode colocar toda a culpa na financeira.

12 curtidas

Sabe o que eu te respondo?
Consternação total!!!

2 curtidas

Eu li isso mesmo ?! :thinking:

1 curtida

:clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face:

1 curtida

O Nubank não sabe quando o cliente está fazendo uma burrada ao solicitar um empréstimo. É uma transação financeira!

Lendo o seu relato, acredito, que você não pensou no que estava fazendo e fez isso de cabeça quente! Quem nunca errou? Resta agora, você aprender com esse erro e não fazer nenhuma divida sem analisar bem a sua decisão!

Boa sorte nas suas próximas decisões financeiras!

5 curtidas

Até que enfim uma resposta coerente. Eu agradeço por sua empatia e também pelo conselho; realmente, devo me ater ao fato de ser necessário bastante conhecimento para movimentações de recursos.
Sim agora eu vou aprender com o meu erro.
Mas o que eu estou querendo aqui é que o nubank encontra uma forma de orientar pessoas como eu que nunca mexeram com aplicativo e não tem conhecimento sobre contratos.

3 curtidas

De nada meu amigo! Obrigado!

Parabéns!

Boa sugestão! Faz sentido!

Seja bem-vindo a comunidade NC! Continua na comunidade para aprender mais sobre o Nubank e sobre finanças!

Abraço

1 curtida

O Nubank tinha antigamente o NUensina, e trazia várias dicas sobre finanças, porém o programa foi descontinuado.
Acho que no próprio aplicativo na hora de fazer uma operação como a que você fez é bem difícil de programar algo para te dar opções de não fazer, e outra o NU é uma empresa e empresa precisa de lucro.

Mas ensinamentos em finanças é sempre importante, e seria bem termos novamente algo novamente tipo o NUensina com links ligados a cada setor no aplicativo.

No meu outro banco existe um dispositivo que me impede de efetuar determinadas transações, as quais indicam algo incoerente portanto inapropriado para o meu perfil. Quando isso aconteceu a primeira vez eu fiquei muito chateado mas depois eu entendi que o banco estava apenas me protegendo, protegendo os meus bens. É exatamente sobre isso que estou falando, não só sobre isso;se uma instituição financeira sabe que agindo de má fé vai tirar proveito, vai lucrar com a ignorância do seu cliente, essa instituição não merece nem um crédito de quem quer que seja.

1 curtida

Só pego empréstimos no Nu para pagar bem rápido, antes de 30 dias, pois os juros pesam.

3 curtidas

Agora sei disso.

Você simulou contratar um empréstimo para quitar essa dívida e ver se os juros e valor final não fica menor? Desvincular esse valor do seu cartão.

Sobre o valor abusivo realmente é abusivo e para a tristeza dos bancos saiu uma lei do superendividamento, onde quando o banco vê que a pessoa já esta ferrada ao invés de limitar o crédito, o banco faz a pessoa trocar a dívida por outra exemplo empurrando mínimo do cartão que no fim é a mesma coisa que não ter pago nada. Essa lei traz a obrigação do banco renegociar a preço justo a dívida em atraso.

A Lei 14.181/2021 atualizou o CDC para aperfeiçoar a concessão de crédito para consumo, instituindo mecanismos para a prevenção e o tratamento do superendividamento. A Lei do Superendividamento prevê a possibilidade de o devedor negociar sua inadimplência por meio de um acordo extrajudicial de renegociação de dívidas.

2 curtidas

O outro banco deve estar seguindo a lei do superendividamento.

Porque a lei diz que as instituições precisam criar mecanismos para garantir concessão de crédito saudável. Tudo certo precisar financiar e tomar um crédito em algum momento o que não pode é o banco fechar os olhos para o salário do cara, uma pessoa que ganha 10k líquido não vai conseguir pagar um empréstimo com parcela de 5k ê matemática básica todo mundo tem que comer, tem que ter lugar para morar, tem que se locomover e nada é de graça

3 curtidas

Na teoria tudo é muito bonito, mas existem casos que levam a pessoa ao endividamento de forma justificável. Como casos de saúde, por exemplo, ninguém vai deixar um ente querido morrer a míngua por falta de dinheiro, enquanto houver a possibilidade de endividar-se a pessoa o fará.

Agora, contrair empréstimos impagáveis até o pescoço para ir de farra, participar de espetáculos, shows, festivais, carnavais, raves, etc… parecer não ser de bom siso, senhores. Existem prioridades que realmente são urgentes, outras coisas podem esperar o momento certo.

2 curtidas

E, o banco não deveria opinar quando o cliente “faz burrada” ou não.

Mas experimenta precisar fazer uma transação à noite pra ver o inferno.
Aqui, eu e minha esposa usamos os dados uns dos outros, temos todas as senhas e informações relevantes para acesso. Eu costumo fazer contas e resolver questões financeiras na parte da noite, ela já está dormindo.

Ontem, resolvemos que seria vantajoso pegar um pequeno empréstimo na conta dela para resolver contas que estavam por vencer. Fiz à noite e não consegui usar, pois a partir daí o app só abre com reconhecimento facial.

Hoje, durante o dia, ela fez o reconhecimento para que eu fizesse as contas à noite. Para minha surpresa, não consigo fazer transferências (dentro do limite pix) sem o reconhecimento.

Então vou pagar juros nas contas, aguardar o dia de amanhã e fazer as transações com ela, mudando nossa forma de resolver nossas finanças.

Parece razoável, certo? É para “nossa proteção”.

Mas como assim?
Para acessar o Nubank preciso saber o padrão do celular.
Para realizar uma transação, preciso saber uma senha.
Agora vou precisar ficar escaneando a cara? Isso nem devia existir.

Pensa bem…
Se alguém rouba um celular, ele não tem senha nem padrão.
Se alguém faz um sequestro relâmpago, a pessoa dá a senha, o padrão e o rosto tá lá.

Apenas com o padrão e a senha eu fiz uma dívida em uma conta, peguei um empréstimo. Não precisou de reconhecimento facial? Não, o dinheiro continua no banco e a dívida é do cliente.

Segurança de quem?
Do banco. O resto não interessa.

Complicam demais as coisas, tudo vira perda de tempo, perturbação, exercício de paciência. Mas bota o dedinho lá pra pegar 10 mil a juros de 10% ao mês e tá tudo certo.