Decepção com o Nu Bank

Eu não tenho experiência com banco on-line e esperava que alguém me orientasse na gestão dos meus recursos!!!
Aconteceu um sinistro com o meu carro,tive que levá-lo ao mecânico e pagar R$4.900,00 a vista.
Tenho investimentos no Nu Bank e acessei o banco para ver o que eu poderia fazer para conseguir este dinheiro.
Surgiu a opção de empréstimo e eu peguei R$5.000,00 para pagar em 24 parcelas dando o investimento que tinha como garantia, dando um total de R$11.000,00 !
Ocorre que eu tenho quase R$12.000,00 em investimentos!
Como que o Nu Bank permitiu que eu fizesse tamanha burrada?
Liguei para o suporte do Nu Bank e descobri que hoje seria o último dia de prazo para cancelar o empréstimo.
E eu nem sabia que havia esta possibilidade!!!
Para cancelar eu tive que ter R$5.000,00 mais R$150,00 de IOF em conta!
Eu só tinha 1.400,00.
Fui no meu outro banco, saquei os meus investimentos 1.600,00 e ficou faltando R$2.150 .
Peguei R$2.000,00 emprestado com o meu sobrinho e R$150,00 com a minha irmã.
Liguei novamente no suporte do Nu Bank e cancelei este empréstimo.
Depois com a orientação de uma pessoa do suporte do Nu Bank resgatei alguns investimentos para pagar meu sobrinho e a minha irmã.
Tinha que acontecer tudo isso!!!
#decepçãocomonubank

8 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade de clientes do NU.

Aqui, somos, na grande maioria, clientes do NU as sugestões e orientações são com base em situações já ocorridas com outros clientes.

Com relação a questão apresentada, que lógica é essa em fazer empréstimo, possuindo recursos disponíveis?

O NU, como qualquer outra instituição financeira, pode eventualmente fazer a cessão de crédito ao cliente, cabendo a esse último, analisar a necessidade e conveniência de utilizar o crédito.

E, com todo o respeito, o serviço de mecânico exigir pagamento de R$4.900,00 à vista, ou o desconto é muito bom, ou tem algo errado nesse negócio.

Ao final, conforme seu relato, você acabou utilizando seus recursos que estavam aplicados, porém saiu mais caro.

12 curtidas

Qualquer seleção é feita com o seu consentimento, você não pode colocar toda a culpa na financeira.

11 curtidas

Sabe o que eu te respondo?
Consternação total!!!

2 curtidas

Eu li isso mesmo ?! :thinking:

1 curtida

:clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face: :clown_face:

1 curtida

O Nubank não sabe quando o cliente está fazendo uma burrada ao solicitar um empréstimo. É uma transação financeira!

Lendo o seu relato, acredito, que você não pensou no que estava fazendo e fez isso de cabeça quente! Quem nunca errou? Resta agora, você aprender com esse erro e não fazer nenhuma divida sem analisar bem a sua decisão!

Boa sorte nas suas próximas decisões financeiras!

5 curtidas

Até que enfim uma resposta coerente. Eu agradeço por sua empatia e também pelo conselho; realmente, devo me ater ao fato de ser necessário bastante conhecimento para movimentações de recursos.
Sim agora eu vou aprender com o meu erro.
Mas o que eu estou querendo aqui é que o nubank encontra uma forma de orientar pessoas como eu que nunca mexeram com aplicativo e não tem conhecimento sobre contratos.

3 curtidas

De nada meu amigo! Obrigado!

Parabéns!

Boa sugestão! Faz sentido!

Seja bem-vindo a comunidade NC! Continua na comunidade para aprender mais sobre o Nubank e sobre finanças!

Abraço

1 curtida

O Nubank tinha antigamente o NUensina, e trazia várias dicas sobre finanças, porém o programa foi descontinuado.
Acho que no próprio aplicativo na hora de fazer uma operação como a que você fez é bem difícil de programar algo para te dar opções de não fazer, e outra o NU é uma empresa e empresa precisa de lucro.

Mas ensinamentos em finanças é sempre importante, e seria bem termos novamente algo novamente tipo o NUensina com links ligados a cada setor no aplicativo.

No meu outro banco existe um dispositivo que me impede de efetuar determinadas transações, as quais indicam algo incoerente portanto inapropriado para o meu perfil. Quando isso aconteceu a primeira vez eu fiquei muito chateado mas depois eu entendi que o banco estava apenas me protegendo, protegendo os meus bens. É exatamente sobre isso que estou falando, não só sobre isso;se uma instituição financeira sabe que agindo de má fé vai tirar proveito, vai lucrar com a ignorância do seu cliente, essa instituição não merece nem um crédito de quem quer que seja.

1 curtida

Só pego empréstimos no Nu para pagar bem rápido, antes de 30 dias, pois os juros pesam.

2 curtidas

Agora sei disso.

Você simulou contratar um empréstimo para quitar essa dívida e ver se os juros e valor final não fica menor? Desvincular esse valor do seu cartão.

Sobre o valor abusivo realmente é abusivo e para a tristeza dos bancos saiu uma lei do superendividamento, onde quando o banco vê que a pessoa já esta ferrada ao invés de limitar o crédito, o banco faz a pessoa trocar a dívida por outra exemplo empurrando mínimo do cartão que no fim é a mesma coisa que não ter pago nada. Essa lei traz a obrigação do banco renegociar a preço justo a dívida em atraso.

A Lei 14.181/2021 atualizou o CDC para aperfeiçoar a concessão de crédito para consumo, instituindo mecanismos para a prevenção e o tratamento do superendividamento. A Lei do Superendividamento prevê a possibilidade de o devedor negociar sua inadimplência por meio de um acordo extrajudicial de renegociação de dívidas.

2 curtidas

O outro banco deve estar seguindo a lei do superendividamento.

Porque a lei diz que as instituições precisam criar mecanismos para garantir concessão de crédito saudável. Tudo certo precisar financiar e tomar um crédito em algum momento o que não pode é o banco fechar os olhos para o salário do cara, uma pessoa que ganha 10k líquido não vai conseguir pagar um empréstimo com parcela de 5k ê matemática básica todo mundo tem que comer, tem que ter lugar para morar, tem que se locomover e nada é de graça

3 curtidas

Na teoria tudo é muito bonito, mas existem casos que levam a pessoa ao endividamento de forma justificável. Como casos de saúde, por exemplo, ninguém vai deixar um ente querido morrer a míngua por falta de dinheiro, enquanto houver a possibilidade de endividar-se a pessoa o fará.

Agora, contrair empréstimos impagáveis até o pescoço para ir de farra, participar de espetáculos, shows, festivais, carnavais, raves, etc… parecer não ser de bom siso, senhores. Existem prioridades que realmente são urgentes, outras coisas podem esperar o momento certo.

1 curtida