A minha ainda não fez perguntas sobre o mundo financeiro, até por que elá vai fazer arressem 3 anos em novembro .
Mas esses dias ela nos surpreendeu, ela estava falando em comprar um brinquedo, ai dissemos para ela que precisava de dinheiro para comprar, explicamos para ela, e ela nos respondeu mas tem cartão pai! eu e minha esposa só nos olhamos e explicamos mai um pouco, e já estamos preparando as conversas do futuro, pq a guria é ligeira
Opa @Mari, estamos bem sim. E você como está? Espero que esteja bem.
Meu sobrinho sabe q eu tenho um confrinho(porquinho) aqui em casa. Um dia ele olhou pra ele e me disse: "Tio, o que tem aí dentro desse porquinho? " Respondi p ele que era moeda. Ele falou: “Bora matar esse porquinho? Aí vc me empresta 0,50? " perguntei pra q ele queria, ele me disse que era para comprar um vídeo game. Kkkkkkk morrir de dar risada na hora. Falei cm ele q 0,50 n dava pra ele comprar não. Aí ele finalizou " Dar sim, vc me empresta? Meu pai completa cm o dele”. Kkkkk
Então foi isso q aconteceu aqui comigo, n sei se serve pra vc @Mari.
O meu afilhado quando era mais novo tbm aprontou uma dessas mas um pouco diferente, ele pediu alguma coisa, mas eu expliquei q não podia comprar na época pq era mto caro e não estava trabalhando e ele me solta “então vai trabalhar, dinda”
Teve uma vez tbm q a gente foi no cinema, aí a mãe dele deu dinheiro pra ele poder pagar as coisas, e fui ensinando a ele como fazia, depois fomos numa loja de doces, na hora de pagar os chocolates ele queria dar um valor baixinho, eu fui expliquei q era mais, ele foi deu uma nota bem maior já pegou o chocolate e ia indo embora sem o troco
A Sofia minha filha irá fazer 10 anos, então ela já possuí um bom entendimento sobre o que é o dinheiro, de onde ele vem e pra que serve, e procuramos eu e minha esposa sempre manter as coisas bem explicadas pra ela, já comentei aqui uma vez que não devemos subestimar a capacidade das crianças de entender algo, sendo assim a gente tenta jogar o mais limpo possível com ela.
O último acontecimento envolvendo dinheiro que me lembro foi quando houve um aumento significativo no valor do Pass do jogo que ela mais gosta, e ela queria saber o motivo, estava inconformada. Foi então que vi que era hora de explicar pra ela o que era o dólar e os motivos dele afetar tanto nossa vida, expliquei que a alta dessa moeda que sequer era nossa era o principal motivo do aumento do Pass no game, e que não só aquilo mas inúmeras outras coisas seriam afetadas pelo aumento dessa moeda em relação a nossa. Aproveitamos pra pesquisa na internet moedas de outros países e quais seus valores com relação ao dólar e o real. Ela achou particularmente curiosa a cédula de 100 trilhões do Zimbábue.
Como o meu filho ainda é bem pequeno, uma frase que eu ouço bastante é a famosa “eu quero”!
Mas devagar a gente vai tentando mostrar pra ele que nem tudo o que ele quer é possível na hora. Assim ele vai aprendendo um pouco sobre limites, disciplina e paciência!
O meu quando quer comprar algo já pergunta logo se é caro e ele não gasta o dinheiro dele a toa não
Uma vez fomos a uma lanchonete e sobrou refrigerante pq não conseguimos beber todo, e quando íamos sair ele pegou o restante e saiu carregando. Eu disse a ele: Você vai levar esse resto de refri?
E ele: Ué, mas nós pagamos, então eu vou levar!
E saiu com o refri debaixo do braço
Dia das crianças/ adolescentes!!!
Minha filha completa 14 anos antes um pouquinho do dias das crianças, o sonho dela é ter um cartão com nome dela. Já tentei adicional, mas por conta da idade não consegui. Sou obrigada a deixar outro cartão com ela
Ela queria meu roxinho
Eu tenho 3 filhos, de idades bem diferentes: 16, 6 e 2 anos. O mais velho é o que mais converso sobre dinheiro, ele está começando a mexer com isso, já ensinei a usar o app, fazer pix, e principalmente, guardar dinheiro rsrs. Gostaria muito que o Nu disponibilizasse uma conta para menores, isso é extremamente importante pra educação financeira deles. Fui obrigada a abrir uma conta pro meu filho no concorrente, pois no Nu não tinha possibilidade. Enfim, a de 6 anos é bem antenada com dinheiro, sempre pergunta “como faz pra ganhar?” ou " quanto dinheiro a gente tem?" Kkkk estou começando a ensina-la também.
Vocês poderiam criar uma área de educação financeira para as crianças ou fazer parceria com alguma startup que já tem este modelo criado. Seria muito bom!
Não é vinculada à conta dos pais, mas o cadastro é feito no nome do responsável, então qq coisa vc pode resolver. Eu fiz para o meu filho de 16 anos. A conta, o cartão vem no nome dele, pix também, é no cpf dele. Ele ficou todo contente qdo viu o comprovante kkkk mas ele não tem autonomia para resolver nada, se eu ligar na central apenas confirmo meus dados e eles me passam todas as informações que eu precisar. Queria muito uma conta do Nu pra ele, mas enquanto não chega os 18, ele usa esse mesmo rsrs
Se vale, um dia meu primo de 05 anos, foi comigo em uma lanchonete, ele pediu o lanche que ele queria e comeu, para brincar com ele eu disse, agora você vai lá no caixa e faz o pagamento, ele virou e falou: Tem que pagar primo?
E nisso ele começou a entender a Rotina (Trabalho=Salários=Gastos) rs