Dinheiro do dia a dia na reserva de emergência

Recebo dia 30 e minhas contas vencem dia 10. Vale a pena colocar o salário na reserva de emergência para que renda esses 10 dias e realizar o resgate apenas do valor necessário para pagamento de contas ou o imposto gerado no resgate é superior ao rendimento?

2 curtidas

Bem vinda à Nu Community.

O IOF que é cobrado nos primeiros 30 dias vai corroer quase todo o rendimento junto com o IR, porém os impostos só são cobrados sobre o rendimento, o valor principal da aplicação não é afetado. Só o rendimento que vai ser bem pouco.

6 curtidas

Não é maior que o rendimento, 10d de aplicação vai descontar 66% do rendimento no resgate, mas já vai render um pouquinho né.

1 curtida

Muito obrigada Marcos!!

Esse tema é um mistério para mim. Me tire mais uma dúvida, por gentileza! Entendi que o imposto é cobrado do rendimento. Mas é sobre o rendimento total ou sobre o rendimento gerado após o novo depósito? No caso já tenho um valor guardado a mais de 30 dias. Perdoe a pergunta boba, porém de fato tenho grande dificuldade de compreender esse universo.

1 curtida

No caso de resgate parcial, o valor descontado é referente à aplicação mais antiga, e os impostos são referentes à essa aplicação.

1 curtida

Olá!!
Na compensa. Acho o Nubank um ótimo banco e concentro quase que integralmente minha vida financeira nele.
Porem, a única coisa que deixo de fora é isso, o dinheiro que usarei em menos de 30 dias.
Existem outras instituições que não cobram o IOF e rendem o mesmo tanto (100% do CDI).

Mas se for deixar 30 dias ou mais, recomendo as caixinhas/reserva de emergência do Nubank!

1 curtida

Oi, @OtavioFernando! Eu tô tendo uma experiência legal que busquei para contornar esse “problema” do rendimento da conta. Concentro todos meus gastos do mês no cartão de crédito do Nubank e aplico meu salário (a parte destinada a gastos fixos) em uma caixinha. Tento deixar o dinheiro lá até o dia do vencimento da fatura; sendo assim, consigo resgatar o valor com um bom rendimento até, haja vista que fica quase sem IOF. Como tenho UV, ainda ganho o 1% de cashback em cima desses valores! É uma estratégia que tracei para contornar o não rendimento da conta dentro do período dos 30 dias!

4 curtidas

Se for um salario de 2mil dara so uns 14 reais nos 30 dias

E de 3000 mil uns 21,tbm estando 30 dias

Se deixar menos que 30 dia o IOF come metade.

Muitos bancos estao deixando de cobrar iof ,nubank poderia ajuda nos tbm

1 curtida

Sua ideia é boa @Elves!

Já faço isso e também sou UV.

Mas como faço renda extra vendendo produtos, as vezes o dinheiro que vou recebendo durante o mês, já vou comprar mais produtos em menos de 30 dias. Aí esses recebidos via pix, deixo em outra conta que não cobra o IOF. Mas o salário mensal que é fixo, já vai direto pra caixinha.

3 curtidas