Um dos momentos mais marcantes da minha infância foi quando descobri o valor do dinheiro. Tinha uns cinco ou seis anos quando acompanhava minha mãe na lan house perto de casa, onde ela ia estudar. Enquanto ela fazia seu trabalho, eu ficava observando alguns meninos jogar vários jogos diferentes. Um dia, um deles me deixou usar o computador por um tempo. Não entedia quase nada, e acabava o tempo, me deixando um pouco irritado.
De “saco cheio” de não saber usar o computador direito e sem tempo para aprender, pedi para minha mãe comprar um “ficha” para que eu tenha mais tempo. Ela me deu uma moeda de um real e disse que com ela eu podia usar o computador por uns 30 minutos. Daí, eu percebi que o dinheiro podia comprar tempo de diversão todos os dias!
Mas nem sempre era fácil. Dinheiro era curto, e não poderia pagar pelo tempinho todos os dias, a prioridade era o estudo da minha mãe. Mas ela sempre prometia: "Quando as coisas melhorarem, você irá jogar até cansar!. E assim, entre jogos e moedas, eu fui crescendo e aprendendo sobre o valor do trabalho, da responsabilidade com o dinheiro e da importância de aproveitar cada momento, mesmo não tendo muito.
Felizmente, o resultado da responsabilidade e prioridade com o dinheiro dela, melhoramos bastante nossa situação, e me fez perceber que o dinheiro não é apenas fichas de Lan Houses. E daí que tive mais contato com o dinheiro, descobrindo mais possibilidades e sonhos a serem conquistados com ele.
Que coisa boa, @LuisGuilhermee! Tenho certeza, que ao mesmo tempo que sua mãe queria te proporcionar momentos de diversão, ela sabia a importância de você aprender o valor do dinheiro e que, primeiramente, o estudo era prioridade!
Que história marcante! É incrível como momentos simples da infância podem nos ensinar tanto sobre o valor do dinheiro e a importância de escolhas responsáveis.