Algo que seria de extrema utilidade é a disponibilização de uma planilha online com as informações de lançamentos (data, estabelecimento, valor) para que possamos conectar nossas ferramentas de BI a essa base de dados.
Seria muito útil para fins de gestão financeira pessoal e empresarial.
Eu, por exemplo, lanço todos os dias meus gastos em uma planilha Excel no site Onedrive e conecto a ela o meu Power BI. Crio dashboards essenciais para minha organização financeira. Mas ter que lançar todos os gastos dá uma trabalheira danada!
Você já consegue fazer isso acho que desde sempre.
Acesse sua fatura pelo site do computador e vá na aba “Faturas”. Lá, clique em alguma fatura já paga. Vai ter a opção de enviar a fatura por email, e exportar os dados tanto em formato ofx quanto csv. O arquivo exportado terá informações de todas as compras, categorizado por data, categoria, título e valor. Se você categoriza suas compras pelo app, já sai organizadinho.
Isso tem sua utilidade, mas possui sérias limitações, em especial se você estiver prestando uma consultoria para alguém [que não saberá fazer esse input de dados para cada fatura e, ainda pior, não saberá mesclar os novos casos a uma base única].
O ideal mesmo sempre é a disponibilização do banco de dados. Você conecta seu software a ele, monta o dashboard e tem suas atualizações em tempo real.
Não precisa disponibilizar um API. Isso nós já temos. Basicamente é fazer quase o mesmo que já faz, como você apontou acima. Só que ao invés de exportar planilha por fatura, é só disponibilizar a sessão integralmente.
Concordo que é improvável. Mas se o Nubank o fizer, certamente geraria uma oportunidade de fidelização pros vários analistas espelhados pelo país. Inovar faz bem.