Apps de organização financeira

Opa, boa tarde!

Eu estou querendo começar a me organizar financeiramente, eu criei e uso há algum tempo uma planilha no excel, até que consigo me organizar nela mas é algo que está apenas no computador do meu trabalho, eu queria algo mais prático e intuitivo como um App, que também posso acessar pela Web (não queria excel pelo drive), já experimentei o Organizze, Mobills, Olivia e o GuiaBolso, os únicos que me chamaram a atenção foram os dois primeiros porém eles são muito limitados na versão Free, nessa versão ele tem limite de apenas 1 cartão, porém possuo 3 e não queria ter que pagar justamente pq quero começar a economizar.

Vocês conhecem algum app que dê essa liberdade e que seja confiável? Ou será que vale a pena mesmo pagar o premium de algum desses apps?

1 curtida

Eu penso que nada substitui a boa e velha planilha do Excel. Testei vários desses apps, mas nunca gostei de nenhum. Você tem a opção de criar uma planilha do Google, ela fica salva no seu Drive, você pode editar pelo celular até mesmo sem internet e ela vai fazer upload das alterações quando você estiver conectado novamente.

10 curtidas

Eu já tive o mesmo problema que você e não me adaptei com nenhum app tb. Eles pedem muitas informações que não preciso controlar.

Como disse a @Vittoria_Cunha, nada substitui uma boa planilha.

Se o seu problema é a portabilidade, eu recomendo você a usar o Google Sheets.

Tem app e você pode acessar pelo computador tb. Fácil, rápido e prático.

1 curtida

Pois é, no Excel é muito melhor por ter mais flexibilidade e confiança por só você mexer, mas queria algo mais “bonito, prático e automático” sabe?
Minha planilha do Excel é bem básica e me serve bem, porém como não sou criativo ela é bem horrível hahahaha

A que vocês usam vocês mesmo fizeram ou baixaram da internet?

Eu mesmo fiz. A minha tb não é bonita não, aliás, não tem cor nenhuma :laughing:

Eu só preciso controlar valores mesmo, fluxo de caixa. Saber o que vai entrar e sair. E a planilha me ajuda nisso porque posso usar algumas funções com somar, somar se atender alguma condição, etc.

1 curtida

Pois é, eu queria tmb justamente um app para automatizar pq eu sempre esqueço de abrir a planilha para atualizar, aí com o passar dos dias acabo esquecendo de incluir e já acaba com toda a organização hahahaha

Eu mesma fiz, meu trabalho mexe muito com planilhas então já tenho alguma experiência nisso hehe

4 curtidas

Concordo plenamente. Fica tudo conforme sua necessidade e seu entendimento.

Criei a rotina de todas as manhãs reservar 15 minutinhos lançar tudo lá e pronto.

Mas vai de cada um.:person_shrugging:

1 curtida

Para fazer esses lançamentos de forma automática, salvo engano o guia bolso faz. Ele pega os lançamentos direto da conta, mas como você disse que já testou, não deve ter funcionado.

Já tive esse problema tb quando eu tentava lançar tudo o que eu gastava. Comprava uma bala, eu ia e lançava na planilha. Assim como você, esquecia de fazer algum lançamento e o controle ia pro espaço :laughing:

Hoje eu faço diferente. Para não ter que ficar lançando compra por compra, eu pago tudo com cartão. Tudo mesmo. Até contas de água, luz, internet, pãozinho na padaria, tudo pelo cartão.

Depois só lanço os valores da fatura na planilha e faço o controle por lá. Se quiser saber onde gastei determinado valor, é só conferir a fatura. Pra mim isso facilitou bastante.

Agora se nada funcionar pra você, eu não vejo problemas em comprar ou assinar algum serviço de controle financeiro. Eu já comprei vários apps.

Se o app vai fornecer o que você precisa, pense que o valor pago é um investimento e não um valor gasto.

Muitas vezes, pagar o serviço para ter o controle sai mais barato do que se descontrolar e ter que pagar multa e juros.

O Excel pode funcionar na nuvem com o OneDrive, na versão gratuita perde alguns recursos, mas ainda é melhor pra quem não se adapta ao da Google.

5 curtidas

Jura que ainda faz controle financeiro pessoal em planilha? Isso é coisa do passado distante. Não tem nenhuma praticidade. Eu recomendo pra vc o minhas finanças, o valor dele completo é bem baratinho,e controla quantos cartões vc quiser. E tem muito mais funções. E vc só paga uma vez por ele, e tem um visual muito bonito. A avaliação dele na Playstore é de 4.8 muito boa mesmo.

Sim, algum problema?

4 curtidas

Sim e funciona pra muita gente.

4 curtidas

Concordo! Testei vários desses apps e não me adaptei com nenhum. Sempre faltava alguma funcionalidade. E tem um outro ponto importante: eles pedem muitos dados seus… :thinking:

E a minha planilha foi “amadurecendo” com o tempo e ficando com a minha cara. Cada um tem seu jeito preferido de acompanhar as finanças.

Mas alguns itens básicos tem que ter:

  • entradas (recebimentos diversos)
  • custos fixos (aluguel, etc)
  • custos variáveis (lanches, combustível, etc)
  • despesas extras (presentes, manutenções)
5 curtidas

:raised_hand: Pra mim também funciona muito bem!

5 curtidas

Esse é um bom exemplo do que eu falei sobre esses apps terem acesso a muitos dados seus.

O “minha finanças” tem acesso a (marquei alguns “piores” em negrito):

Histórico do app e do dispositivo

  • retrieve running apps
  • read sensitive log data

Agenda

  • read calendar events plus confidential information
  • add or modify calendar events and send email to guests without owners’ knowledge

Local

  • precise location (GPS and network-based)

Fotos/mídia/arquivos

  • read the contents of your USB storage
  • modify or delete the contents of your USB storage

Armazenamento

  • read the contents of your USB storage
  • modify or delete the contents of your USB storage

Câmera

  • take pictures and videos

Outros

  • receive data from Internet
  • view network connections
  • full network access
  • run at startup
  • draw over other apps
  • use accounts on the device
  • control vibration
  • prevent device from sleeping
  • read Google service configuration

Você pode até argumentar que ele precisa de alguns destes acessos para funcionar. A questão é: você confia?

5 curtidas

Cara qualquer aplicativo faz isso, são permissões necessárias que o android permite aos aplicativos. Até o Nubank precisa de permissões,o que faz o android ficar vulnerável é quando vc faz root. Se informe primeiro tá

Não, não é qualquer aplicativo que faz isso.

Não é o Android que “permite”, é a arquitetura do aplicativo que define quais permissões ele vai utilizar.

O root é uma alteração no sistema, e pode deixar mais vulnerável ou mais fácil de configurar, pois vai ser uma instalação mais limpa e desbloqueada, depende se quem fizer o root sabe o que está fazendo.

Estou sempre me informando, pois um dos trabalhos que realizo é desenvolvimento de aplicativos (ultimamente Angular 7+, Spring Boot, Flutter, Datomic e outras coisinhas).

Mas pelo jeito você sabe mais, então te desejo sorte com seu aplicativo.

4 curtidas

Amigo,quem dar as permissões é o sistema (android ou Ios). Dependendo do propósito do aplicativo, ele precisa das permissões. Por ex: o Nubank pra fazer pagamentos ele precisa de permissões pra acessar a câmera. Se vc não der permissão a ele vc não faz pagamentos. Admiro vc que se diz desenvolvedor e não sabe disso? Kkkkkk

Camarada, leia direito o que o @marcoteixeira postou, ele está certo.

Claro que é o sistema, mas o desenvolvedor do aplicativo é que define quais permissões o app vai pedir. E ele pode abusar disso. Conhece o caso do aplicativo de lanterna que pedia permissão para a localização e acessar os arquivos do telefone? Não conhece? É um case bem famoso.

Ele parece conhecer bem mais que você…

3 curtidas