Dividendos em Nucoin: uma ideia possível?

Embora o título desse artigo se refira a dividendos, a ideia que sugiro hoje não se refere exatamente a esse tipo de benefício recebidos por acionistas de algumas companhias. Na verdade, não se trata nem tanto de uma sugestão, visto que o proponho deveria ser pensado ainda na fase planejamento do programa de recompensas Nucoin.

Creio que o processo de queima de criptomoedas, tokens e afins tem a sua razão de ser, respaldados com bons fundamentos técnicos. Todavia, vejo que o NCN tende a se valorizar a cada dia que passa e pelo que vi nas entrevistas com os líderes do programa, os 100 bilhões programados pretendem justamente evitar um grande inconveniente do Bitcoin: a negociação de frações com muitos zeros adiante.

Particularmente acho sensacional, mas creio que ainda assim é possível que no futuro venhamos a nos deparar com na negociação de centavos de Nucoins, embora não de forma tão significativa como acontece com o BTC. E uma forma de evitar que isso ocorra seria substituir a queima por um processo alternativo. Uma simples questão de repensar o método adotado.

Uma alternativa a queima de Nucoins

Estamos em um momento ímpar no mundo não podemos imaginar que existam coisas estabelecidas que não possam ser alteradas, melhoradas, modificadas, aperfeiçoadas. Talvez daqui a alguns anos nem exista o mercado de criptomoedas nos moldes que conhecemos atualmente; temos tudo em suspense quanto ao futuro, a IA está abalando as estrutura do sistema a nível mundial.

Sendo assim, penso que se em vez da queima de Nucoins deveria ser adotado um tipo de “armazenamento para distribuição futura”, exclusivamente para participantes que se mantivessem fiéis ao programa, seria uma proposta bem mais interessante. Por exemplo: a repartição de algo como “dividendos ou recompensas” anuais e/ou quinquenais para quem mantivesse os tokens congelados por mais tempo.

Vantagens dos “dividendos” em NCNs

Isso poderia ser feito a longo prazo e em quantidade que não impactasse no preço do NCN de forma abrupta. Desse modo, não apenas estimularia ainda mais o congelamento por longo período, bem como evitaria os inconvenientes zeros abordados antes, que tornam o processo de negociação menos prático e inteligível.

Enfim, agora não tem como remodelar os alicerces de um edifício já construído; que essa ideia sirva pelo menos como uma recomendação a ser refletida em futuros projetos nos mesmos moldes. Deixe suas considerações sobre o tema abaixo.

6 curtidas

Edson, depois daquela live com dois membros da equipe de Nucoins (acho que já deve ter próximo de um ano), nunca mais vi nenhuma fala ou vídeo com detalhes mais profundos sobre os rumos da NCN;

Muito do que eles projetaram na época ja se idealizou (exceto os patrocinadores, para variar rsrsr), ou seja, como você mesmo conclui, os alicerces estão postos!

O fato é, talvez não tem como mexer na base, mas sempre é possível inovar na arquitetura e layout, ou seja, há muitas inovações possíveis, na minha opinião.

Só nos resta aguardar, cada passo do projeto!

8 curtidas

Gosto de post assim pra discutirmos, aprendermos juntos e o time observar o que pode melhorar.


Vamos lá,

  • Sobre a queima

Sim o Alicerce está pronto.
E não. Não tem como mudar o processo de queima, já que é a maneira do token estar valorizando pelo processo de escassez (uma delas). E a proposta de recompensa para o validador seja POA ou POS, varia de token pra token.

Hoje o Nubank paga a Polygon por validadores profissionais fazerem esse serviço. Geralmente também são empresas que requer uma placa bem top que irá validar em menos tempo. (No site da polygon tem até a google como validador)

Diferente do BTC que o processo é por mineração, tudo que um minerador faz ele ganha recompensa em Bitcoin. Porém ele tem gastos com a mineração com as máquinas ASICS em funcionamento gerando, manutenção, energia consumida e impostos. Sim, hoje em grande maioria quem faz esse trabalho de minerar são empresas devido ao custo vs retorno.

  • Sobre a recompensa no congelamento

Uma vez foi sugerido proposta como essas que achei interessante, tanto a minha como a do colega que sugeriu.

Essa é uma outra ideia :bulb: que já foi sugerido aqui na comunidade, até mesmo o @wennder.santos que disse sobre o assunto.

Dividendos de Nucoin = Aplicações na Pool de Liquidez

No mercado Defi é assim que chamamos “dividendos de token”, mas a verdade é mais parecido com come-cotas de token no mundo reverso. Haha.

Você aplica uma quantidade de “cotas” daquele token que possui, estabelece o critério de recolhimento de taxa na pool (aqui é 0,30 %) e aplica dentro de um cenário de preço minimo e máximo (tipo “preço limite” com stop) para recolher taxas.

Conclusão, você aplica seus tokens (Nucoin e Wmatic) da carteira na pool daquele par (Nucoin/Wmatic), define os critérios e vai passar a receber dividendos.

Os dividendos são nada mais do que taxas (=cotas de token) recolhidas das transações dos usuários . Em troca, você oferece para o token liquidez. E as recompensas variam diariamente, conforme a quantidade de transações que tem naquele dia.

Isso requer curso para não perder capital todo e uma wallet no Nubank para fazer isso.


Isso ai requer tempo.

Nas entrevistas mesmos elem dizem que os patrocinadores vão poder construir, distribuir da forma que quiserem em seus espaços.

Acredito que vai demorar e muita barreira burocrática, além de muita estrutura que exige viu. Sem falar em dev que sabe codar em Solidity e outros…

Dev de blockchain que sabe Solidity, Java (os mais usados) não sai por menos de 7k em remuneração. Falando de um júnior com experiência.

E muito requisitado.
E o Nucoin é um projeto, não é um produto ainda. Por isso que fica escondido no menu. Falaram no último podcast os founders.

4 curtidas

Sobretudo novos patrocinadores, a última grande novidade que pode dar um impulso no preço da moeda.

1 curtida

Creio que uma recompensa por fidelidade de longo prazo seria crucial para que os clientes mantivessem seus tokens congelados por longo tempo. Uma escala de recompensas por 1, 3, 5, 10 anos de congelamento funcionaria como uma forma de renda passiva bem interessante.

2 curtidas

Assim como o cashback do UV pode se caracterizar como uma renda passiva, dentro das possibilidades e dos limites de cada cliente, eu também acredito que o programa Nucoins, ainda que seja um programa de benefícios, tenha potencial de ser uma forma de renda passiva, a médio e longo prazo.

1 curtida

Exatamente por isso que a distribuição seria de longo prazo, durante anos e de forma racional. E surtiria o mesmo efeito, visto que estimularia os proprietários do tokens a mantê-los congelados por muito mais tempo.