Olá, em 23/08/2023 fiz uma compra na aerolineas argentinas no valor de 102.588,00 pesos argentinos (convertido em 1537,22 reais + 82,70 de IOF), em 23/08/2023 recebi o estorno do valor no valor de 696,63 reais + 37,48 reais de estorno do IOF.
Em 18/11/2023 realizei mais uma compra, no mesmo site, na mesma moeda no valor de 348.237,60 pesos (2204,14 reais +118,58 de IOF), até hoje 03/12/2023, 15 dias depois o valor não foi estornado.
O estorno é devido a cotação do dolar mep (O turista estrangeiro faz a compra no cartão de crédito, e ele converte o valor em pesos para dólar turismo, o que barateia mais ainda o produto, comparado com o câmbio normal). Conforme pode ser verificado no site da mastercard (https://www.mastercard.com.ar/es-ar/consumidores/beneficios-para-extranjeros-portugues.html).
Conforme informações no site da mastercard que é responsavel por resolver a situação é o emissor do banco. Já tentei resolver com o nubank em 3 vezes consecutivas e hoje me passaram para 5 pessoas e nenhuma delas sabia do que se tratava, no fim sempre jogavam a culpa na mastercad em contato telefonico com a mastercard eles jogam a culpa para o nubank e o estorno que demora até 7 dias para cair ainda não foi feito.
Verifiquei no reclame aqui e na nuCommuniy que isso aconteceu com outras pessoas, que até o momento não conseguiram o estorno. Aparentemente não ocorre com outros bancos emissores, e no caso da bandeira visa o estorno é realizado no momento da compra.
Não sei mais como resolver ou buscar informações o nubank joga a culpa na mastercard e a mastercard no nubank.
O atendimento da nubank nesse sentido é super mal preparado, se limitando a passar de um atendente para o outro até desistirmos.
o link das reclamações no reclame aqui: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/nubank/lista-reclamacoes/?busca=argentina&pagina=1
tópico na nucommunity com mais pessoas com o mesmo problema: → comunidade.nubank.com.br/t/d%C3%B3lar-turismo-na-argentina/479982
Por fim fica a dica para quem vai comprar utilizando pesos, ou usar um cartão da bandeira visa (já solicitei o meu da xp) ou então usar um mastercard de outro emissor! pelo que verifiquei todo mundo que teve problema utilizava nubank