Dolar mep - argentina - nubank crédito - estorno não realiz

Olá, em 23/08/2023 fiz uma compra na aerolineas argentinas no valor de 102.588,00 pesos argentinos (convertido em 1537,22 reais + 82,70 de IOF), em 23/08/2023 recebi o estorno do valor no valor de 696,63 reais + 37,48 reais de estorno do IOF.

Em 18/11/2023 realizei mais uma compra, no mesmo site, na mesma moeda no valor de 348.237,60 pesos (2204,14 reais +118,58 de IOF), até hoje 03/12/2023, 15 dias depois o valor não foi estornado.

O estorno é devido a cotação do dolar mep (O turista estrangeiro faz a compra no cartão de crédito, e ele converte o valor em pesos para dólar turismo, o que barateia mais ainda o produto, comparado com o câmbio normal). Conforme pode ser verificado no site da mastercard (https://www.mastercard.com.ar/es-ar/consumidores/beneficios-para-extranjeros-portugues.html).

Conforme informações no site da mastercard que é responsavel por resolver a situação é o emissor do banco. Já tentei resolver com o nubank em 3 vezes consecutivas e hoje me passaram para 5 pessoas e nenhuma delas sabia do que se tratava, no fim sempre jogavam a culpa na mastercad em contato telefonico com a mastercard eles jogam a culpa para o nubank e o estorno que demora até 7 dias para cair ainda não foi feito.

Verifiquei no reclame aqui e na nuCommuniy que isso aconteceu com outras pessoas, que até o momento não conseguiram o estorno. Aparentemente não ocorre com outros bancos emissores, e no caso da bandeira visa o estorno é realizado no momento da compra.

Não sei mais como resolver ou buscar informações o nubank joga a culpa na mastercard e a mastercard no nubank.

O atendimento da nubank nesse sentido é super mal preparado, se limitando a passar de um atendente para o outro até desistirmos.

o link das reclamações no reclame aqui: https://www.reclameaqui.com.br/empresa/nubank/lista-reclamacoes/?busca=argentina&pagina=1

tópico na nucommunity com mais pessoas com o mesmo problema: → comunidade.nubank.com.br/t/d%C3%B3lar-turismo-na-argentina/479982

Por fim fica a dica para quem vai comprar utilizando pesos, ou usar um cartão da bandeira visa (já solicitei o meu da xp) ou então usar um mastercard de outro emissor! pelo que verifiquei todo mundo que teve problema utilizava nubank

4 curtidas

Olá @pollyanna_cordeiro percebi que em outubro você interagiu neste tópico sobre o mesmo assunto. Lendo o tópico vi que tem bastante interação com dicas importantes.

Quando você interagiu em Outubro seu comentário me pareceu ser a solução :point_down:t5: :point_down:t5: estou correto?

14 curtidas

Olá, não, não teve solução

1 curtida

Entendi, o Nubank respondeu para um cliente lá no Reclame aqui dia 27/11, portanto a resposta está atual, para o problema do cliente referido.

Depois dá um retorno aqui na Comunidade, porque todos somos clientes e você poderá ajudar mais membros que tiverem este problema.

Espero ter ajudado, abraço!

10 curtidas

está atual, mas por aqui ainda não está resolvida!

1 curtida

Ok, vamos aguardar então algum membro que sinalize algumas resposta diferente da sua e do pessoal do tópico abaixo.

9 curtidas

Ouvi em notícias que a cotação do dólar na economia argentina é uma bagunça, eles criam diferentes taxas de câmbio em distintos momentos e gera um caos total. Creio que se deva mais a isso que propriamente a problemas de Nubank e MasterCard.

1 curtida

Oi @pollyanna_cordeiro , desejo que está situação se resolva logo. :pray:t5:

O jeito é aguardar e manter contato diário com a NuBank cobrando uma solução via e-mail, chat e telefone.

Você comentou que na vez anterior não teve solução. Ficou por isso mesmo? E, no caso, era exatamente a mesma situação?

Estou torcendo para que dê tudo certo. :pray:t5:

Tudo de bom a todos nós…
:slightly_smiling_face::v:t5:

Olá! não teve vez anterior hehe acho que ficou confuso só.

1 curtida

Olá! então acredito que seja má organização da mastercard/nubank, por se tratar de um benefício que tá funcionando normalmente na bandeira visa e em outros bancos na bandeira mastercard.

Mas nem um posicionamento sobre a situação eles tem! só empurram um para o outro com atendentes que nem sabem do que se trata quando entramos em contato

isso!! na bandeira visa tá funcionando certinho. Tá bem bagunçado mesmo, mas o real tá bem valorizado então tá massa viajar pra lá! desde que se use dinheiro físico ou cartão da visa ou mastercard de outro banco

1 curtida

Olá @pollyanna_cordeiro !

O Banco é o caminho onde o cliente reporta qualquer problema com a compra, porém a decisão é da bandeira, a mastercard, ela somente atualiza o banco do que aconteceu e repassa ao cliente.

O prazo máximo é 180 dias, isso é padrão para todos os bancos, pois é determinado pela Mastercard.

O Nubank por livre vontade, realiza o crédito de confiança afim de diminuir o prazo para o cliente.

7 curtidas

sim, mas oficialmente não me passaram nenhum posicionamento nesse sentido

além disso teoricamente é uma transação que acontece de forma automática em até 7 dias conforme indicado pela mastercad então não faz sentido os 180 dias

1 curtida

Pode informar qual o motivo do estorno? Desacordo comercial, fraude ou cancelamento da loja?

3 curtidas

Pollyana tudo bem?
Sabe me dizer se é apenas para compras físicas?

Vou passar o réveillon na Argentina, mas quero fazer uma reserva de um restaurante antecipado se eles me passaram um Link e eu fizer o pagamento irá entrar no Dólar MEP? Estou pensando utilizar cartão Visa por ser o estorno imediato. A minha única dúvida se compras online eu estando no Brasil ainda o câmbio será o MEP.

1 curtida

Estou tendo o mesmo problema sempre o Nubank p variar. Fiz a compra de passagens aéreas na Argentina, fazem 7 dias e nada do estorno da diferença.