Duas contas no mesmo cpf por questões de segurança

Olá, eu sei que não é possível ter uma 2a conta com o mesmo CPF no nubank. Mas eu gostaria de então sugerir uma outra saída para o problema de segurança. Pois agora, com o PIX, estamos andando com um “cofre” na rua o dia inteiro.

Imagine se sofremos um sequestro relâmpago e o ladrão vê que eu tenho 100 mil reais investidos numa “caixinha”? Capaz de me obrigar a dar baixa e me sequestrar por dias até esperar compensar o valor na conta corrente.

O ideal seria manter um segundo celular, mais baratinho, em casa, apenas com os valores dos investimentos. Isso de fato, tornaria tudo mais seguro.

Além disso, outras funcionalidades exclusivas poderiam ser adicionadas neste 2o celular, como limite no cartão de crédito acima de x reais, etc.

Fica a sugestão e o meu problema.

1 curtida

E quando a pessoa precisar fazer uma transação bancária enquanto estiver na rua? E o que impede do assaltante sequestrador te levar em casa para fazer uma limpa nos seus pertences?

A ideia tem boas intenções, mas não é viável para a maioria das pessoas que não podem ter dois telefones e não trás efetivamente tanta segurança assim. Terrível mesmo é precisarmos desse tipo de estratégia para tentar proteger minimamente o que é nosso :cry:

15 curtidas

Sim, mas a analogia com o cofre seria a mesma, né… eu poderia guardar o celular num local mais seguro e, convenhamos, o tipo de ladrão que te assalta na rua não é do perfil que vai ir até sua casa. A questão toda é não facilitar. O nubank seria INOVADOR se saísse na frente com uma solução dessas. Poderiam juntar um grupo de discussão sobre todas as possibilidade e questões envolvidas neste problema. Seria o primeiro banco a verdadeiramente se preocupar com isso e, certamente, consquistaria novos clientes.

Não seria possível, a partir do celular principal, saber que o cliente possui uma conta no “celular-cofre”. Entre outras medidas de segurança.

Na verdade, permitir uma 2a conta para o mesmo CPF, ainda que fosse apenas uma conta-investimento, talvez resolvesse tudo.

Eu adoro o nubank, já indiquei pra 7 pessoas (tenho 7 brasões de indicação! rs). Seria realmente o máximo se fizessem algo neste sentido.

3 curtidas

Pois é, nada o impede e inclusive isso já aconteceu recentemente em São Paulo. O cidadão andava com um celular e mantinha outro com os apps de banco e cartão em casa. Ele foi abordado por ladrões, que a princípio só queriam fazer aquele sequestro PIX, mas notaram que a vítima não tinha nenhum App financeiro no aparelho e não acreditaram quando ele disse que só resolvia tudo no banco. Resultado, ele foi torturado física e psicologicamente, até ceder e dizer que tinha outro aparelho em casa, levaram a vítima para sua própria casa, ficaram horas com ele e fizeram a devassa na casa, nas contas e nos cartões dele. :unamused:

5 curtidas

Os delegados da polícia civil na TV e na Internet, sempre recomendam que se possível, tenham um segundo celular para a rua que não contenha aplicações e dados sensíveis.

As ocorrências mais comuns envolvendo celulares (disparado), são furto e roubo e nesses casos, um segundo celular com uma conta bancária secundária, evita dores de cabeça beeeeeeeeem grandes.

E esse tipo de caso que relatou é muuuuuuuuuuuuuuuito raro, pois normalmente o alvo dos ladrões é o celular (roubo ou furto), e eles precisam agir rápido, não podem ficar dando bobeira. Mesmo no sequestro PIX.

Aliás, é a primeira vez que eu vejo um relato assim, dos caras irem até a casa da vítima para roubar, por não acharem aplicação financeira no celular da vítima. E olha que eu acompanho matérias policiais a mais de 10 anos, então esse seu caso é uma exceção a regra, e não deve ser contado.

O que eu mais vejo em casos de roubo a casa, é dos ladrões seguirem a vítima sem perceber, e quando ela vai abrir o portão da garagem, a vítima é abordada. Aí fazem a limpa na casa.

Uma amiga e uma vizinha minha, sofreram esse tipo de assalto.

Eu no meu caso, eu tenho um segundo celular e mantenho uma conta secundária, só para usar na rua, no caso uma conta no Bradesco que eu tenho desde 2011.

O que é de mais importante, eu deixo no celular e nos computadores de casa.

Se fizerem comigo um “sequestro PIX” (não quero que aconteça nunca), vão ter alguma grana para roubar.
:expressionless:

Apesar dessa postagem ser antiga, não pude deixar de responder e convenhamos. Nunca andar com todos os seus bens monetários na rua, será mais seguro do que sair com um aparelho celular que tenha só o necessário para o uso do seu dia a dia.

Apps de ocultação e segundo espaço, são excelentes alternativas para esconder os apps de banco e cartão, eu uso os dois e particularmente vejo o segundo espaço, como uma opção melhor do que ter dois aparelhos. É só deixar os apps financeiros escondidos lá e tchau. :wink:

3 curtidas

Essas estratégias que citou, para quem tem apenas um celular e não pode comprar outro é uma alternativa (melhor que nada), mas longe de ser infalível.

Em caso de roubo, o ladrão antes de levar o celular embora, ordena a vítima para desbloquear o celular e nessa, vão haver dois problemas.

O APP oculto pode ser achado, se você digitar o nome do app no buscador de apps e mesmo que o aplicativo esteja oculto, ele vai ser exibido. Por exemplo, se você digitar Nubank na busca e o app estiver oculto, ele vai ser exibido.

Embora não citado, mas eu acrescento aqui, colocar senha nos apps no caso de roubo, também não vai adiantar, pois o ladrão vai pedir para desbloquear ou pedir a senha desses acessos. E desinstalando o app que coloca a senha nos aplicativos, os bloqueios vão embora.

Apps de segundo espaço apenas dão uma opção de ter mais usuários para um determinado aplicativo, por exemplo o WhatsApp ou alguma rede social, pois o que o app de segundo espaço faz é essencialmente isso.

Você pode ocultar os aplicativos no launcher com essa técnica, mas ainda assim não é difícil achar os aplicativos.

Basta ir no gerenciamento de apps, acessar as informações do app instalado e pedir para abrir, funcionará normalmente.

Pondero, que a sua técnica poderá ser eficiente em caso de furto, mas não será eficiente no caso de roubo, onde o ladrão desbloqueia o celular antes de fugir com o aparelho.

O mais triste, é termos que discutir sobre o que é mais seguro para nós, e o bandido livre, leve e solto para fazer o que quiser.
:person_facepalming:

Não estou falando de apps de segundo espaço, me refiro ao Segundo Espaço nativo do aparelho, no meu por exemplo, eu consigo deixar lá todos apps financeiros escondidos e outra, a senha do segundo espaço é obrigatoriamente diferente da senha do primeiro espaço, ou seja, o aparelho não permite que use a mesma senha para os dois espaços. Posso entregar tranquilamente o meu aparelho desbloqueado para o ladrão se ele me obrigar a desbloquear.

E daí? :man_shrugging:t4:
O ladrão vai desbloquear o aparelho, mas não vai encontrar nenhum app financeiro nele! Extremamente eficiente, dispensado necessidade de ter dois aparelhos.
Segundo Espaço é vida em meio ao caos da insegurança pública.

Sem dúvidas, concordo plenamente! :man_facepalming:

3 curtidas

Sim. . . Agora eu entendi, esse é um recurso exclusivo de celulares Xiaomi com o sistema MIUI que é um Android bem customizado. Os meus Motorolas não tem esse recurso. Esse recurso que citou de fato é matador, excelente. :clap::clap::clap::clap:

Os Androids da Samsung, possuem um recurso nativo para ocultar os aplicativos, porém tem esse problema que eu citei de digitar na busca o nome do aplicativo e ele aparecer.

No caso do seu celular sim, segundo espaço é vida. Mas, esse recurso é exclusivo (até o momento) de celulares Xiaomi com a interface MIUI. Para quem tem essa função, de fato é um excelente recurso de segurança.

“Talvez” possa dar problema, se a intenção do ladrão for fazer transferências e ele resolver dar uma “prensa” na vítima se não achar nenhum app financeiro.

Principalmente se o ladrão souber desse recurso do segundo espaço, nos telefones Xiaomi.

No meu caso, como eu não tenho esse recurso nos meus aparelhos, eu preciso de dois.

Mas, muito show, você está seguro com esse recurso.
:smile::facepunch:

2 curtidas