Eficiência Tributária nas Caixinhas

Minha dúvida é sobre a inteligência tributária na hora do resgate de algum valor investido na caxinha no Nubank. Por exemplo, imagine que eu faça três depósitos em uma mesma caxinha.

1º depósito: R$ 1000,00 no dia 02/07/2025
2º depósito: R$ 1000,00 no dia 02/07/2026
3º depósito: R$ 1000,00 no dia 02/07/2027

Em seguida eu decida fazer um saque de R$ 500,00 no dia 15/07/2027. Como o Nubank vai processar esse meu saque? Ele vai resgatar o dinheiro do 1º depósito, cujo IOF está zerado e a alíquota do imposto de renda é menor (decisão mais inteligente para o investidor)? Vai tirar do terceiro depósito, fazendo o investidor pagar o IOF e o IR mais elevado?

E se o valor retirado fosse R$ 1500,00? O Nubank toma a decisão mais inteligente, que é a de resgatar R$1000,00 do primeiro depósito e mais R$500,00 do segundo depósito? Decisão que minimiza os custos para o investidor.

Quando invisto em um CDB, cada aporte fica separado do outro, então, na hora do resgate, fica fácil ir no aporte mais antigo e resgatar de lá. Mas no RDB, fica tudo junto, isso torna o processo menos transparente. Outra coisa, a maioria dos CDB’s tem prazo de 2 anos, e após esse prazo o valor investido cai, compulsoriamente na conta corrente, obrigando o investidor a pagar os 15% de IR e reinvestir o valor, caso queira. Como funciona em um RDB? Se eu depositar R$ 1000,00 em uma caxinha e deixar lá por 10 anos…eu pago IR só quando eu retirar, enquanto isso o valor fica crescendo de maneira acumulada sem nenhum desconto no meio do caminho?

Muito obrigado pela atenção.

4 curtidas

Não acho que seja a mais inteligente. Nem a menos inteligente, na verdade depende muito de cada caso, e a diferença tende a ser muito pequena.

As caixinhas seguem a regra de retirar do depósito que resulta em menos imposto recolhido. Isto, na minha opinião, é a melhor filosofia. Só que muita gente se surpreende de saber que esse “menos imposto recolhido” costuma ser o depósito mais recente, que pode estar em uma alíquota maior, além de poder ter IOF. Isto ocorre porque o imposto incide somente sobre o rendimento, e o rendimento do depósito mais recente é o menor.
Eu acho melhor esta opção, pois dá justamente a chance aos depósitos mais antigos de atingirem tempo suficiente para mudar de alíquota.

Os RDBs das caixinhas têm prazo de 722 dias. É tempo suficiente para alcançar a alíquota de 15%, mas no vencimento são resgatados, o IR é recolhido, e o que sobra é reaplicado.

15 curtidas

Desconta o Imposto no resgate.

As caixinhas do Nubank, exclusivamente ativos do Nubank como RDB, normalmente utilizam o modelo UEPS (Último que Entra, Primeiro que sai).

Este método inteligente de misturar o resgate que eu saiba tinha no RDB da nuconta (onde fica o saldo). Na caixinha, usando RDB não vou saber te afirmar isso, ai neste caso recomendo entrar em contato com o Nubank.

Imposto (IR) somente ao resgatar e o IOF somente nos 30 primeiros dias. Após o vencimento dos depósitos, o saldo já com IR descontado cai na sua conta após o vencimento daquele deposito. E então, você pode aplicar novamente em outra caixinha e/ou RDB começando tudo do zero, mas com algum lucro da última aplicação.

6 curtidas

Vai pagar IOF no seu exemplo, porque o foco é fazer os antigos terem menos impostos. Isso acontece porque são juros compostos. Mesmo pagando IOF no novo aporte, compensa mais do que sacar o antigo com alíquota mínima de 15% IR, mas rendendo Juros compostos mensais. Parece contraditória, mas é pura matemática mesmo. O montante mais antigo vale mais se contar de forma líquida.

Você só paga os impostos no resgate ou vencimento.

Parte técnica.
Existem 2 formas: Fila ou Pilha.

Fila segue FIFO, First In First Out, o primeiro que entra é o primeiro que sai, exatemnte como uma fila de pessoas ou de trabalho.

Pilha é LIFO, Last In First Out, o último que entra é o primeiro que sai. Como várias cervejas empilhadas num supermercado, você vai tirar primeiro o que está em cima da pilha que foi o último que o repositor colocou.

Investimentos no Brasil segue a Pilha LIFO, porque o IR é regressivo, então quanto mais dias, menos paga IR. O aporte mais novo sai primeiro mesmo descontando IOF.

Nos EUA como imposto é fixo, exemplo 15% em dividendos e BDR, aí segue Fila mesmo porque não vai pagar IOF a mais se for aporte dolarizado.

Se a nova lei de 2026 for aprovada, com imposto fixo de 17,5%, pode ser que bancos mudem de LIFO para FIFO. Aí sim compensaria o mais antigo para não pagar IOF dos primeiros 30 dias.

4 curtidas

Aí é que está, a regra das caixinhas nem sempre é LIFO. Se houver depósitos em datas próximas (rendimentos similares), mas que estejam em alíquotas diferentes de IR/IOF pode ser que o resgate seja, por exemplo, no segundo mais recente ou, em casos mais raros ainda, no terceiro…

E o LIFO também não é regra. Os depósitos da NuConta, por exemplo, seguem a FIFO. Isto associado à carência de 30 dias para fazer jus aos rendimentos forma um péssimo combo para o cliente que movimenta a conta com frequência, com aportes e retiradas.

7 curtidas

Então na verdade é melhor ainda do que eu pensei. Se calcula sempre o melhor valor líquido no melhor cenário, é muito melhor.

Tem a fonte desta informação?

4 curtidas

Essa das caixinhas RDB eu nunca achei publicada de forma oficial, mas é possível confirmar com o atendimento, me lembro de que alguns usuários já publicaram isso aqui na Comunidade, mas neste momento não consegui localizar.

A única regra de prioridade de resgate que tem informação oficial é a da NuConta, que aparece na ajuda do app sob o seguinte tópico:

8 curtidas

Segue as mesmas regras dos resgates em Fundos então.

1 curtida

Mas a nuconta é diferente. Ela só rende depois de 30 dias. E resgata o antigo que já estava rendendo. Nesse caso é ruim.

Exemplo, você depositou 1000 em 15/02/2025
Ai depositou mais 1000 em 10/03/2025
Mas usou 1000 em 13/03/2025

Teve zero rendimento na nuconta. Porque a nuconta vai resgatar os 1000 daquele mais antigo de 15/02, como não passou 30 dias, perdeu todo rendimento. E seus novos 1000 só vai render depois de 13/04/2025. Sim, tem bastante pegadinhas pega leigos.

5 curtidas

Exato! :backhand_index_pointing_down:

7 curtidas