Faço meu caminho pelo centro da cidade no trajeto Trabalho x Faculdade, e neste meio tempo paro pra comer pelas lanchonetes próximas.
Por diversas vezes, até mesmo na faculdade, ocorre de mim ou outras pessoas encontrarem cartões Nubank perdidos por aí, ou mesmo esqueceram nos estabelecimentos.
Como o cartão Nubank atual possui apenas nome e sobrenome, sendo os nomes do meio geralmente substituídos pela primeira letra apenas, e não ter qualquer outra informação para contato, fica bem difícil encontrar o dono do mesmo.
Sei que existem mecanismos para bloquear o uso do cartão e tudo mais, e ter a opção de pedir um novo. Porém, para pessoas como eu que fazem portabilidade salário e estão utilizando todos os dias e moram em lugares que muitas vezes a entrega demora, pode se tornar um pesadelo viver uma ou duas semanas sem o roxinho.
Qual é a minha ideia para solução?
Minha ideia é adicionar um código QR pequeno e discreto perto do nome do titular, diretamente no cartão.
Diretamente no app, o dono do cartão poderá optar por adicionar links rápidos à redes sociais dele, para que aquele que encontrar o cartão, possa localizar e contatar facilmente o dono, possibilitando efetuar a devolução.
Hoje em dia é possível fazer um código QR transparente, não precisando ser aquele fundo branco clássico, que tiraria a beleza do nosso querido roxinho!
Além de que a tecnologia favorece o uso deste recurso, visto que praticamente qualquer smartphone com uma câmera poderá ler o mesmo.
Acredito que dessa forma facilitará até mesmo que os estabelecimentos comerciais entrem em contato e avisem que está guardado lá com eles!
Em teoria a Ideia é boa. Mas poderia trazer transtornos e expor o cliente. Uma saida, seria o QR code acionar diretamente o Nubank e este fazer a intermediação do contato. Assim os dados pessoais ficam preservados.
Ainda assim existe o problema dos dados do cartão expostos por algum tempo.
Qual segurança que teríamos em continuar usando um cartão que foi perdido e depois devolvido?
Qual garantia ,que alguém que teve acesso a esse cartão, não copiou os dados e poderá usar pra compras online?
Não é como um documento, celular, etc…
Perdeu?
Bloqueia e pede outro!
Eu não arriscaria!
Isso me deu uma ideia diferente.
O QR code poderia ser usado pra informar o dono do cartão que ele está guardado no estabelecimento X.
Dessa forma a pessoa tem a segurança de ir até o local comercial para poder solicitar de volta.
“Seu cartão está guardado no Restaurante Exemplo, ao chegar lá, procure por João”
O estabelecimento dá o nome do local e um contato pra pessoa ter uma referência.
Dessa forma, o dono do cartão pode ser obrigado também a mostrar a solicitação no celular e algum documento, vai que outra pessoa descubra e tente se passar por ele.
O problema é que mesmo que alguém encontre o cartão, o risco de mantê-lo é alto. Essa pessoa pode muito bem ter fotografado o cartão e pode utilizar em compras na Internet ou, até mesmo, clonado em algum sistema (existem formas de copiar o chip do cartão). Por conta disso, o ideal é sempre cancelá-lo e solicitar um novo.
Esse tipo de coisa é tão arriscada que nos EUA existem cartões (Ex.: Apple Card) que nem tem números! Para compras via internet que exigem o número, basta ir no app e solicitar um virtual, como acontece hoje no Nubank.
A única forma ideal de contornar isso é somente adicionando suporte as carteiras digitais, que te permitiria usar o cartão enquanto estiver sem o plástico.