Estão cobrando IOF mesmo após 1 mês de depósito

De fato, mas quando não há clareza nas informações é um mau sinal.

Assim kara, eu mandei um email pra lá, pra vê se eles saciam minhas dúvidas, mas enfim, pelo que eu li do pessoal comentando a respeito, parece que o BC estabeleceu uma lei de que o dinheiro que você investe em qualquer conta de pagamento, só pode ser inserido em títulos públicos, ele não pode ser vendido, ou penhorado nem nada do tipo. Então é seguro você inserir o seu dinheiro na conta do MP.

Usei o simulador aqui de ambas as plataformas, simulei para um depósito de 100 reais por mês(total seria de 1200 reais) pra taxa de juros de 1.9% ao ano:

Nubank: R$1208,27, rendeu R$8,27 no ano
Mercado Pago: R$ 1222,51, rendeu R$22,51 no ano
Poupança: R$ 1207,68, rendeu R$7,68 no ano

ou seja, no nubank o rendimento foi de R$0,59 a mais que a poupança, no MP foi R$15 a mais que a poupança e R$14 a mais que o nubank, a diferença é absurda. Um ano com dinheiro no MP é o equivalente ao que renderia em 2 anos no nubank, isso descontando o imposto.

1 curtida

Nem se você aplicasse o valor total por 12 meses seria possível o rendimento mostrado no MP.
A rentabilidade teria que ser mais de 200% do CDI.
Tem coisa muito errada aí.
Mas o dinheiro é seu e só você pode decidir o que fazer com ele. Se você conferiu e confia nessas informações, vá em frente.

3 curtidas

kkkkkkkkk também to suspeitando que essa calculadora não tá calculando esse negócio muito serto não. Eu sempre usei MP, antes até mesmo de conhecer o nubank, depois de dar uma olhada em alguns comentários de pessoas que usaram MP eu estou bem receoso de usá-lo. Acho que vou continuar no nubank mesmo só por via de dúvidas :joy:

1 curtida

Algo de errado não está “serto”! :rofl: :sweat_smile:

Esses cálculos não estão batendo. Provavelmente algo não foi levado em conta.

3 curtidas

Agora eu vi aqui, acho que é porque não incide o IOF, se você faz o depósito mensal, é como se depositasse aquele valor por um ano no MP. Tipo se você deposita 1200 reais por 1 ano no nubank, rende 1218,81(rendimento bruto de 1222,80), se você deposita 100 reais todo mês, o IOF desconta o rendimento do seu depósito todo mês.

No caso do MP ele só cobra o imposto de renda, então só com o imposto de renda descontado você teria 1222,51, calculando aqui a porcentagem em relação ao que você coloca lá 1222,51/1200 ~= 1,018… que equivale a 1,9% de juros ao ano, faz sentido pra falar a verdade. :stuck_out_tongue_closed_eyes:

O que me impressiona mesmo é o IOF ser tão alto em comparação com o Imposto de renda aparentemente.

Não há cobrança de IOF em qualquer dos casos, já que não será efetuado nenhum resgate.
Aparentemente, você se confundiu e fez simulações com parâmetros totalmente distintos. No MP, $1200 por um ano; no Nubank e poupança, aportes mensais de $100 por um ano.
Mesmo assim, no MP o redimento líquido deveria ser $18,81.

2 curtidas

Não sabia disso, obrigado pela resposta! Me ajudou bastante também.

Na verdade fiz com base nos simuladores de ambas as plataformas, o MP tem um simulador de rendimento no aplicativo, que calcula o rendimento com base no que você deposita mensalmente, eu coloquei R$100,00 o que resultou nesse valor, e a mesma coisa fiz com o Nubank. A verdade é que o rendimento mensal do MP = rendimento anual dele, por isso eles não colocam um valor para ser calculado, apesar de que seria interessante se tivesse essa opção.

Boa observação, pelo que me responderam aqui pelo email, você é isento parcialmente do imposto de renda também, ele só cobra um imposto de renda agressivo se você faz movimentações na sua conta, segundo o que disseram aqui pra mim.

Então o simulador está convenientemente equivocado.

1 curtida

kkkkkk eu não sei se ele está equivocado, tem que testar e calcular pra saber se realmente está equivocado kkkk

A conta é simples amigo. Ambas as contas cobram IR. Só o Nubank cobra IOF, mas só em resgates feitos antes de 30 dias.

Logo, o rendimento será idêntico após 30 dias nas duas contas ou ligeiramente maior no MP antes dos 30 dias.

3 curtidas

Então teste e calcule.

Saquei, mas como eu disse antes, me responderam por email que você é parcialmente isento do imposto de renda também, então se você só deixa o seu dinheiro rendendo apenas, ele não cobrará o imposto de renda aparentemente.

kkkkkk vou testar depois falo se é verídico esse negócio. :joy:

:rofl: :rofl: :rofl:
Só pode ser piada!
O que seria parcialmente isento? Você paga só 50% do imposto?

Sim, os impostos só são cobrados no resgate.

Aconselho a não fazer testes com seu patrimônio.
Se não há informações suficientes para saber exatamente qual será o resultado, evite.

Na verdade tipo, ele usa o Imposto de renda como se fosse o IOF, quando você deposita o dinheiro ele cobra o imposto de renda somente, e o IOF você é isento, é por isso que você perde alguns centavos(foi mals acho que eu tinha entendido mal no começo, o que eles escreveram pra mim lol :stuck_out_tongue_closed_eyes:)

Po kara, uso o MP a bastante tempo, pra fazer compras e vendas no ML e tudo mais, e vejo que muita gente usa e fala da plataforma também, não vejo porque eles mentiriam pros clientes.