Eu vi que o nubank cobra IOF mesmo após 1 mês de depósito, porém me falaram que depois de 1 mês eles param de cobrar se você não tiver movimentações se não me engano, mas quando eu vi o extrato de rendimentos do que eu depositei(já faz um pouco mais de 1 mês que esse dinheiro está na minha conta), ainda tem esse imposto descontando dos meus rendimentos.
Agora eu gostaria de saber, se eu deposito mais valores na minha conta, eles continuaram cobrando IOF? Como funciona isso, eu tenho que manter meu dinheiro parado, sem inserir mais, nem tirar, nem fazer nada é isso? Agradeço quem puder responder.
Não sei se entendi muito bem mas vamos lá
IOF não pode ser descontado após 1 mês, o que acontece é que o NUbank não pega o dinheiro mais novo da conta, parece ser meio aleatório, hora pega o dinheiro mais velho, hora o mais novo, hora algum intermediário.
Isso é uma das coisas que não entendo, o dinheiro a ser retirado da conta deveria ser por ordem do mais novo, para o mais antigo, assim se você tivesse um montante que estivesse livre de IOF, este seria o ultimo a ser descontado conforme os gastos. Mas pelo que observei nos meses em que tenho minha NUconta, não é o que ocorre.
Algum dia ainda pergunto o porquê do sistema ser desta maneira. A primeira vista parece ser feito para sempre cobrar IOF, não deixando o dinheiro “mais velho” quieto…
Poisé mano, o treco desconta o IOF de qualquer forma, existem fintechs que não cobram IOF se você deixar o seu dinheiro depositado. Eles só cobram o imposto de renda e mais nada, posso dar o exemplo aqui do Mercado Pago, que só cobra o imposto de renda.
A vantagem do nubank segundo o que vinham falando pra mim é que a longo prazo rendia mais, mas o Mercado Pago agora tem TED grátis também, Mercado Pago e muitas outras fintechs estão tentando melhorar o serviço, enquanto o nubank tem ficado estagnado, me pergunto até quando o nubank vai continuar apanhando da concorrência.
Você olhou na posição detalhada? Lá mostra a data do depósito e o IOF que incidiu.
Além disso é necessário observar que a Conta do Nubank retira sempre o dinheiro do depósito mais antigo. Eles fazem isso pra você pagar menos IOF a cada movimentação. Entretanto faz com que seja difícil deixar um depósito “intacto”.
Entendi, nossa kara que sacanagem, mas enfim estou pensando sinceramente em migrar minhas economias para o Mercado Pago depois dessa, a liquidez é 100% do CDI diariamente sem IOF e agora com TED grátis, deve render bem mais que no nubank, inclusive em relação ao resgate planejado.
A cobrança do imposto ocorre na fonte, não é uma opção da instituição.
É necessário saber onde os recursos são aplicados e quais são as garantias.
No Nubank, por exemplo, os recursos têm garantia do FGC ou do Tesouro Nacional onde não é possível escapar do imposto.
Se a instituição abre mão dessa cobrança, alguém terá que pagar.
Precisa considerar que a cada dois anos o dinheiro é reinvestido e durante 30 dias o iof vai incidir novamente sobre o rendimento dessa aplicação. É só olhar na posição detalhada que mostra a data do depósito, se faz menos de 30 dias, vai incidir. Aqui na minha conta eu tenho vários depósitos de todos os meses e anos e somente os que foram aplicados ou reaplicados no último mês é que estão tendo incidência de iof.
O IOF só é cobrado efetivamente na hora da retirada. Mas os valores mostrados são sempre os líquidos, isto é, como se você tivesse retirando naquele momento.
Exatamente.
Contas de pagamento devem manter os recursos em conta específica no Bacen ou em títulos públicos no Selic. No primeiro caso não há rendimentos e, no segundo, o IOF será devido.
Acredito que eles devem fazer como o nubank e investir em títulos públicos, mas o IOF talvez fique a cargo da própria empresa pagar, já que esse imposto vai diminuindo aos poucos até ser zerado, na questão de estretégia isso é vantajoso pra eles.