Oi, NuCommunity
Já fizeram a declaração do Imposto de Renda? Ainda tem um tempinho até o final da temporada, mas não deixem para a última hora – e se precisarem de ajuda, chamem o NuBuddy
Por aqui, nós chegamos à estação do lar do nosso Expresso Nubank do IR. Nessa parada, o foco é o seu imóvel. Muita gente não sabe, mas algumas reformas podem ser incluídas na declaração e ajudam a compor o valor do bem.
Isso não significa que você vai deduzir esses gastos diretamente, como acontece com saúde ou educação. Mas tem uma vantagem importante aí: ao aumentar o valor de aquisição do imóvel, você pode pagar menos imposto lá na frente, caso decida vendê-lo.
Na prática, isso significa que algumas obras e benfeitorias podem ser incluídas na sua declaração. Mas nem tudo entra nessa conta! Bora testar seus conhecimentos? Vou deixar um verdadeiro ou falso aqui para saber se vocês estão afiados.
Verdadeiro ou falso?
- Gastei com pintura nova e posso declarar.
- Verdadeiro
- Falso
- Comprei um sofá novo e isso entra como reforma.
- Verdadeiro
- Falso
- Fiz uma rampa de acessibilidade e posso declarar.
- Verdadeiro
- Falso
- Instalei um novo sistema de segurança e entra como benfeitoria.
- Verdadeiro
- Falso
- Consertei um cano que estourou. Isso entra também.
- Verdadeiro
- Falso
Não vale pesquisar, hein? Vote aí e conta pra gente nos comentários: você já fez alguma reforma no seu imóvel que poderia entrar na declaração?
Daqui a pouco eu volto com as respostas corretas.