Estação do lar: quanto vale sua reforma no IR?

Oi, NuCommunity :waving_hand:t5:

Já fizeram a declaração do Imposto de Renda? Ainda tem um tempinho até o final da temporada, mas não deixem para a última hora – e se precisarem de ajuda, chamem o NuBuddy :wink:

Por aqui, nós chegamos à estação do lar do nosso Expresso Nubank do IR. Nessa parada, o foco é o seu imóvel. Muita gente não sabe, mas algumas reformas podem ser incluídas na declaração e ajudam a compor o valor do bem.

Isso não significa que você vai deduzir esses gastos diretamente, como acontece com saúde ou educação. Mas tem uma vantagem importante aí: ao aumentar o valor de aquisição do imóvel, você pode pagar menos imposto lá na frente, caso decida vendê-lo.

Na prática, isso significa que algumas obras e benfeitorias podem ser incluídas na sua declaração. Mas nem tudo entra nessa conta! Bora testar seus conhecimentos? Vou deixar um verdadeiro ou falso aqui para saber se vocês estão afiados.

Verdadeiro ou falso?

1. Gastei com pintura nova e posso declarar.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Comprei um sofá novo e isso entra como reforma.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Fiz uma rampa de acessibilidade e posso declarar.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Instalei um novo sistema de segurança e entra como benfeitoria.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante
  1. Consertei um cano que estourou. Isso entra também.
  • Verdadeiro
  • Falso
0 votante

Não vale pesquisar, hein? :grin: Vote aí e conta pra gente nos comentários: você já fez alguma reforma no seu imóvel que poderia entrar na declaração?

Daqui a pouco eu volto com as respostas corretas.

14 curtidas

Fui no chute, igual na escola.

V-V-F-F

11 curtidas

Não tenho imóvel, :yawning_face: fiquei livre dessa…

3 curtidas

E aí, pessoal? Chegou a hora de conferir as respostas!

Se você participou da enquete sobre reformas no IR, aqui vai o gabarito:

1. Gastei com pintura nova e posso declarar.
    :white_check_mark: Verdadeiro. Pintura entra como benfeitoria e pode ser somada ao valor do imóvel, desde que você tenha nota fiscal ou recibo com CPF/CNPJ.

2. Comprei um sofá novo e isso entra como reforma.
    :cross_mark: Falso. Móveis e itens de decoração não entram na declaração como benfeitorias.

3. Fiz uma rampa de acessibilidade e posso declarar.
    :white_check_mark: Verdadeiro. Reformas que facilitam acessibilidade são permitidas e podem ser declaradas com os devidos comprovantes.

4. Instalei um novo sistema de segurança e entra como benfeitoria.
    :white_check_mark: Verdadeiro. Alarmes, câmeras e outros sistemas de segurança podem ser incluídos na declaração.

5. Consertei um cano que estourou. Isso entra também.
    :cross_mark: Falso. Reparos emergenciais e manutenção de rotina não contam como benfeitorias no IR.

Se quiser entender melhor como declarar reformas no seu imóvel, tem conteúdo completo no Blog do Nubank:

E aí, acertou quantas? :sweat_smile: Conta aqui!

8 curtidas

E aquele tópico que você @erika.p falou que ia postar para todos sobre os pontos e assuntos abordados de IR ? Não vai sair não ? logo o prazo para declaração acaba

2 curtidas

Oi, @Usuario.N :waving_hand:t5:

Obrigada por relembrar esse ponto. De fato, a ideia inicial era reunir os assuntos abordados na reunião em um tópico no nosso espaço para NuMentors, mas acabamos não seguindo com essa publicação. As dúvidas e respostas foram transmitidas apenas durante a conversa com quem estava presente no encontro mesmo.

Peço desculpas por isso e agradeço pela paciência. Se tiver alguma dúvida pontual sobre o tema, pode me chamar por DM. Vou tentar ajudar no que for possível, combinado?

8 curtidas

Acertei 3 de 5 :face_with_peeking_eye:.
Ótimo conteúdo @erika.p :clap: :clap: :clap:

6 curtidas

Afinal, quem declarou certo todos estes anos?

Ps: Essas coisinhas eu não sabia…

6 curtidas