Uma das principais características do Pix, se não a mais importante, é o caráter instantâneo que o sistema vai trazer para as transações financeiras. Se hoje a TED e o DOC podem demorar horas ou até dias para serem efetivados, com o Pix uma transferência será feita em até 10 segundos – bem como os pagamentos feitos por meio dos QR Codes na hora da compra em um supermercado ou um e-commerce, por exemplo.
Mas, assim como as chaves, esse também pode ser um ponto de atenção, já que não há a possibilidade de reverter a transação.
“Sobre a reversibilidade da transação, você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, caso a transferência tenha sido um engano, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor”, explicou o BC em nota.
No entanto, em caso de fraude, dada a confirmação, o dinheiro pode cair na conta do criminoso em segundos, ou mesmo se uma transação for feita por engano e o recebedor não quiser devolver o valor, o usuário ficaria no prejuízo.
Ufa, agora sim tranquilizado, a gente não precisa mais se preocupar agora com aquele papo de alguém fazer uma transferência Pix e depois pedir o estorno e se aproveitar da situação.
Boa tarde. Fiz um PIX para um ex-correntista do Nubank. Apesar dele, atualmente, ser titular de conta corrente em outra instituição, ele ainda tinha chave ativa no Nubank e o valor enviado acabou indo para esta antiga conta. Ele não tem mais o aplicativo do Nubank para tentar o estorno. Como resolver esta situação?
@Marco_Aurelio_de_Alm O titular da conta do Nubank vai ter que pegar o comprovante da transferência e entrar em contato com o Nubank já que ele não tem mais acesso à conta. Mas provavelmente a conta ainda está ativa, pois se ele tivesse cancelado a conta o dinheiro teria sido estornado automaticamente.
Gente, no meu caso, sofri um golpe (estelionato). A conta de um conhecido meu foi hackeada no instagram e foi anunciado no stories 2 eletrodomésticos no valor de 1.400,00, eu fechei com ele e fix a transferência do valor pelo pix e logo um pouco mais tarde soube que a conta havia sido hackeada. Fui a delegacia abrir boletinho de ocorrência e no local me encontrei com outras pessoas que caíram também nesse golpe. Tentei estorno do valor com a nubank mas, a mesma nao se responsabiliza mesmo eu apresentando os fatos e o registro do B.O.
Sei que cai em um golpe bobo galera, sem sermões quanto a isso pfr.