Uma das principais características do Pix, se não a mais importante, é o caráter instantâneo que o sistema vai trazer para as transações financeiras. Se hoje a TED e o DOC podem demorar horas ou até dias para serem efetivados, com o Pix uma transferência será feita em até 10 segundos – bem como os pagamentos feitos por meio dos QR Codes na hora da compra em um supermercado ou um e-commerce, por exemplo.
Mas, assim como as chaves, esse também pode ser um ponto de atenção, já que não há a possibilidade de reverter a transação.
“Sobre a reversibilidade da transação, você poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada. No entanto, caso a transferência tenha sido um engano, você poderá negociar com o recebedor a devolução do valor pago. A devolução é uma funcionalidade disponível no Pix e é sempre iniciada pelo próprio recebedor”, explicou o BC em nota.
No entanto, em caso de fraude, dada a confirmação, o dinheiro pode cair na conta do criminoso em segundos, ou mesmo se uma transação for feita por engano e o recebedor não quiser devolver o valor, o usuário ficaria no prejuízo.
Ufa, agora sim tranquilizado, a gente não precisa mais se preocupar agora com aquele papo de alguém fazer uma transferência Pix e depois pedir o estorno e se aproveitar da situação.
Boa tarde. Fiz um PIX para um ex-correntista do Nubank. Apesar dele, atualmente, ser titular de conta corrente em outra instituição, ele ainda tinha chave ativa no Nubank e o valor enviado acabou indo para esta antiga conta. Ele não tem mais o aplicativo do Nubank para tentar o estorno. Como resolver esta situação?
@Marco_Aurelio_de_Alm O titular da conta do Nubank vai ter que pegar o comprovante da transferência e entrar em contato com o Nubank já que ele não tem mais acesso à conta. Mas provavelmente a conta ainda está ativa, pois se ele tivesse cancelado a conta o dinheiro teria sido estornado automaticamente.
Gente, no meu caso, sofri um golpe (estelionato). A conta de um conhecido meu foi hackeada no instagram e foi anunciado no stories 2 eletrodomésticos no valor de 1.400,00, eu fechei com ele e fix a transferência do valor pelo pix e logo um pouco mais tarde soube que a conta havia sido hackeada. Fui a delegacia abrir boletinho de ocorrência e no local me encontrei com outras pessoas que caíram também nesse golpe. Tentei estorno do valor com a nubank mas, a mesma nao se responsabiliza mesmo eu apresentando os fatos e o registro do B.O.
Sei que cai em um golpe bobo galera, sem sermões quanto a isso pfr.
Mano, é isso aí mesmo. A Nubank foge do compromisso que deve ter com os usuários do banco deles! Dão respostas automáticas ao invés de tentar dar um jeito. No meu caso foi descaso com certeza! Quem quiser saber o que houve comigo só entrar no meu perfil.