O título já diz tudo, estou doido?
Percebi que ao depositar saldo na caixinha, o Nubank está liberando a opção de empréstimo com garantia, onde ele oferece uma taxa de 1,45% ao mês e 24 meses para pagar, enquanto o dinheiro continua rendendo bloqueado na caixinha. Vendo isso, pensei da seguinte forma, “se eu pegar e depositar x na caixinha, deixar rendendo por 2 anos, pegar o mesmo x deixando o saldo de garantia e reaplicar, isso não aumentaria meu capital aplicado e consequentemente o lucro?” Aí decidi fazer uns cálculos:
Como exemplo, considerei as seguintes condições:
- Aplicar R$1.000,00 que não precisarei por 24 meses, que com a Selic atual deve render algo em torno de 1% ao mês com desconto de IR.
- Emprestar R$1.000,00 dando o saldo da caixinha como garantia, pagando em 24x e pagando 1,45% ao mês de juros.
- Aplicar os R$1.000,00 em FII, ganhando 1% ao mês sobre o valor investido na caixinha e sobre o valor emprestado.
Resultado:
*O valor investido na caixinha renderia aproximadamente R$230,00 em 24 meses.
*O valor total pago no empréstimo seria de R$1.350,00.
*O R$1.000,00 emprestado que também foi aplicado renderia outros R$230,00.
Ao final dos 24 meses teria o saldo positivo de R$110,00, menor que os R$1.000,00 aplicados diretamente, inviabilizando um aporte em renda fixa, mas ao aplicar em FII de tijolo, poderia especular no aumento de valor da cota do FII ao longo de 2 anos, podendo conseguir um saldo positivo ainda maior ao final da operação.
Estou doido, ou sou o único que achou que pode valer a pena para investidores de FII? Claro, com uma % controlada afim de garantir o fluxo de caixa mensal para pagamento da parcela do empréstimo e evitar a perda da garantia e também para que uma possível perda com a aplicação das cotas seja controlada e pro caso de uma variação para baixo muito alta da Selic, que reduziria o rendimento da caixinha, mas que em fundos certos causa o aumento de valor da cota.