Estou doido?

O título já diz tudo, estou doido?

Percebi que ao depositar saldo na caixinha, o Nubank está liberando a opção de empréstimo com garantia, onde ele oferece uma taxa de 1,45% ao mês e 24 meses para pagar, enquanto o dinheiro continua rendendo bloqueado na caixinha. Vendo isso, pensei da seguinte forma, “se eu pegar e depositar x na caixinha, deixar rendendo por 2 anos, pegar o mesmo x deixando o saldo de garantia e reaplicar, isso não aumentaria meu capital aplicado e consequentemente o lucro?” Aí decidi fazer uns cálculos:

Como exemplo, considerei as seguintes condições:

• Aplicar R$1.000,00 que não precisarei por 24 meses, que com a Selic atual deve render algo em torno de 1% ao mês com desconto de IR.
  • Emprestar R$1.000,00 dando o saldo da caixinha como garantia, pagando em 24x e pagando 1,45% ao mês de juros.
  • Aplicar os R$1.000,00 em FII, ganhando 1% ao mês sobre o valor investido na caixinha e sobre o valor emprestado.

Resultado:

*O valor investido na caixinha renderia aproximadamente R$230,00 em 24 meses.
*O valor total pago no empréstimo seria de R$1.350,00.
*O R$1.000,00 emprestado que também foi aplicado renderia outros R$230,00.

Ao final dos 24 meses teria o saldo positivo de R$110,00, menor que os R$1.000,00 aplicados diretamente, inviabilizando um aporte em renda fixa, mas ao aplicar em FII de tijolo, poderia especular no aumento de valor da cota do FII ao longo de 2 anos, podendo conseguir um saldo positivo ainda maior ao final da operação.

Estou doido, ou sou o único que achou que pode valer a pena para investidores de FII? Claro, com uma % controlada afim de garantir o fluxo de caixa mensal para pagamento da parcela do empréstimo e evitar a perda da garantia e também para que uma possível perda com a aplicação das cotas seja controlada e pro caso de uma variação para baixo muito alta da Selic, que reduziria o rendimento da caixinha, mas que em fundos certos causa o aumento de valor da cota.

4 curtidas

Sei não… tá parecendo que, apesar de ter lembrado dele, você desconsiderou esse fluxo de caixa na sua avaliação e conclusão. :thinking:

6 curtidas

Tentar te ajudar…
Ao final de 02 anos aplicando na selic atual com 100% do CDI, você obtem R$1257,56 líquido.
O cálculo para saber o juros mensal é logarítimico (log x(1.1415)=12). A expressão é para um ano é o rendimento bruto sem imposto, como vai deixar por 02 anos, desconte 15% que vai dar o valor que te informei previamente. O líquido é inferior a 1% a.m.

No juros do Nubank é 1,45%. a.m, você na selic não faz nem 1% direito, o valor total é de 1412,06, o déficit é de quase 150 reais se comparado ao valor que começou, de um dinheiro que você faria 257 sem se preocupar, então além de perder tudo, estaria entrando em déficit se não gerasse nada.

O FII para compensar teria que ter render pelo menos 18% a.a. líquido, sem perdas do valor do ativo e com boa liquidez para você sair no zero a zero, não é nem lucrar, é só não perder, entende aqui? FII de tijolo não produz isso. IFIX em 02 anos está igual a como era há 02 anos.

Mas pode ter certeza que você não é o único, tem muito gente com pouca experiência que investe com o dinheiro que não tem e no final fica endividado, você só perderia dinheiro. Melhor jogar no tigrinho que pelo menos se diverte.

*Isso tudo é se pudesse gerar um abatimento somente ao final, tendo que pagar as pacelas do empréstimo ao pouco é ainda pior

4 curtidas

Boa noite, @jsanches

Eu já fiz cálculo assim, mas te digo que são variáveis demais, analisando dessa forma:

1° - Aplicar 1 mil reais com a Selic atual, não te dá garantia de que será a mesma selic o ano todo (ou pelo menos te entrega 1% a.m.);

2° - Pegar emprestado, dando a garantia dos 1 mil reais (empréstimo de 1,45% a.m.), não tem garantia de retorno suficiente pra pagar este empréstimo;

3° - Aplicar R$1 mil em fii, com retorno de 1%. Os fii’s são movidos pelo mercado em si (tijolos) e pela inflação (papéis).

• Se a selic sobe, o que acontece? As empresas precisam desembolsar a mais pra cobrir as suas dívidas (=crédito emprestado). Logo, o comércio, os empregos vão de mau a pior e com isso vai os alugueis juntos (fundos de tijolos) começam a sofrer vacância. Neste caso, os fundos de papeis vão bem.

• Se a selic cai, o que acontece? As empresas tem mais opções de arriscar seu crédito e fazer mais dividas. Logo, o comércio vai bem, e os alugueis (fundos de tijolos) também na sua grande maioria. E neste caso, os fundos de papeis tem uma recaída de desempenho.

Conclusão: O risco é muito alto, pois o mercado pode mudar a qualquer momento. Saiba o seu limite a risco, pois tudo pode mudar em questão de tempo com o mercado mexendo nas engrenagens e você ficando com uma dívida enorme. E mais, os fiis, nem todos conseguem manter 1% a.a. gerando “18% a.a.”…

1 curtida

Na bolsa você pode operar com um valor “emprestado” da corretora, pode potencializar ganhos, mas potencializa proporcionalmente as perdas, é a famosa alavancagem.

Alguns Fundos usam a alavancagem para ampliar seus ganhos, mas o riscos são grandes, esta aplicando mais do que o seu capital, se der m… lascou.

1 curtida

te respondendo , SIM
2 muitas coisas podem acontecer e o FII cair muito o valor e os dividendos.

4 curtidas

Alavancagem é par ou ímpar, cara ou coroa… a não ser que se tenha um profundo conhecimento do mercado, daquilo que se está fazendo (estratégia adotada).

2 curtidas

Informação privilegiada, inclusive. :sweat_smile:

4 curtidas