Estratégia - Caixinhas

Com o aumento do custo de vida, qualquer ajuda é válida. Pensando nisso, abro para debate a ideia de ter uma renda mensal usando as caixinhas de resgate imediato (RDB).

Digamos que faz algum tempo que estamos investindo mensalmente nesta caixinha. Ela já possui um aporte e rendimento considerável. Existe uma estratégia para “sacar” um valor fixo mensal desta caixinha, como forma de complementar a renda?

Exemplo hipotético: Uma caixinha com R$ 100.000 e rendimento mensal de R$ 1000. Imagine que o cliente parou de investir e quer “sacar”, mensalmente, R$ 1000, ou, para garantir o crescimento contínuo desse investimento, decide limitar suas retiradas à 50% do rendimento mensal (ou qualquer outra estratégia).

Qual seria a estratégia adequada e o que se deve levar em consideração tendo em vista o mínimo de perda (via impostos, IOF, IR) possível? Imagino que só valha a pena essa retirada mensal, após os primeiros 2 anos de investimentos, correto?

Outra coisa a se levar em consideração é o aporte total de cada pessoa, e se ainda é válido fazer o mesmo tendo substancialmente menos ou mais do que o valor exemplificado.

Desde já, agradeço às respostas e observações pertinentes.

5 curtidas

Sacar você pode, mas vai pagar muito imposto.
Essa regra nem é da instituição e sim do governo.

Hoje, o único produto que você conseguiria transformar o valor aplicado em renda de forma automática é a previdência privada ou então você pode aplicar em FII, FI-INFRA ou FI-AGRO que pagam dividendos isentos mensalmente.

Isso eu não entendi.

7 curtidas

Bem ,o imposto de resgate e tal e obrigatório, e gostei das caixinhas ,me salvaram ai desde que abri a conta aqui na nubank ,e so que o calcanha de aquiles acredito eu é que so pode resgatar antes de 14:00 da tarde em dias uteis ,e se for resgatar depois dessa hr so no dia seguinte ,e isso vale nos finais de semana ,que se for fazer este processo so no proximo dia util ,ou seja segunda

3 curtidas

A Nubank foi uma ótima porta de entrada para abrir os meus olhos,
porém logo que você conhece o que é iof, ir, 100% cdi… existem outros bancos que pagam melhor sem precisar aplicar, só deixando na conta,
por exemplo recargapay: não cobra iof nem IR e tem 110% do cdi, só preciso deixar na conta, e se quiser sacar, só transferir a diferença no final do mês.

Tem o banco sofisa também com 110% cdi (IR e IOF) e Mercado Pago com 110% cdi (IR).

Na minha opinião, caixinhas da nubank estão ultrapassadas faz tempo.

6 curtidas

Só porque tem banco pequeno desesperado por recurso?

A precificação de investimentos leva N coisas em consideração, principalmente o risco retorno. Nenhum banco grande vai dar mais que 110% do CDI com liquidez imediata simplesmente pq a concorrência está dando.

6 curtidas

Embora o rendimento de 100% do CDI supere a inflação, ao retirar metade dele mensalmente essa deixa de ser uma vantagem, imagino.

1 curtida

Lembre que o Nubank começou pequeno e na época era considerado um banco desesperado também…

Sobre retorno tem vários bancões aí, com segurança dando 110% CDI,
ou 105% CDI sem cobrar IOF (Mercado Pago)… e N bancos oferendo melhores opções.

Gosto demais do Nu, mas temos que ser realistas.

1 curtida