Recentemente li o tópico Boleto emitido em meu cpf - Comunidade - NuCommunity postado pela Tainara Pinheiro, onde ela afirma não reconhecer um boleto emitido em seu nome, possivelmente um golpe. Todos nós somos testemunhas da grande quantidade de casos já relatados aqui, alguns deles com o mesmo “beneficiário”.
No citado artigo fiz um comentário sobre disponibilizar algo como uma ferramenta anti-spam para esse tipo de caso e acabei recebendo mensagens de apoio a ideia, então resolvi criar esse tópico. Pois a comunidade funciona como um termômetro do mundo lá fora e através dela podemos ter uma noção se essa ideia poderá vingar ou não.
A maioria das vezes é melhor lidar com golpistas online de uma forma inteligente, cortando o mal pela raiz, já que ir atrás desses malandros demanda muito tempo e recursos por parte do governo e nem sempre é a melhor solução. Especialmente tendo em conta que passam pouco tempo atrás das grades no Brasil.
Filtros anti-spam e outras ferramentas com escopo de bloquear pessoas ou bots indesejados vêm sendo usados há um bom tempo, em e-mails, redes sociais, mensageiros, etc. Por que não os usar em casos de boletos falsos, emitidos por criminosos de forma sorrateira na tentativa de ludibriar pessoas de bem?
Imagino que seria uma forma bem prática de lidar com isso, enquanto não surgem soluções definitivas contra pessoas que cometem crimes desse tipo. Deixe sua opinião apontando os prós e contras desse tipo de ferramenta aplicada a boletos bancários.
@erika.p Agradeço a resposta e prontidão em analisar essa possibilidade, mas penso que essa ideia seja mais bem implementada em parceria com outros bancos, um sistema conjunto e compartilhado tem maiores possibilidades de sucesso.
Acho interessante a inciativa!
Comigo aconteceu recentemente a emissão de um boleto pela Sky Internet de R$ 0,02. Achei estranho, registrei reclamação no site consumidor.gov.br e a empresa entrou em contato comigo e resolveu o problema pedindo desculpas, cancelou o boleto e todos os outros itens que por ventura apareçam. Disseram que eu não tenho vínculo com a empresa. Guardei os emails e mensagens, prints etc por segurança!
Isso tem que acabar, como podem emitir um boleto com um valor tão irrisório? Os bancos/sistemas não deveriam aceitar.
Concordo. Um sistema automático eliminaria o erro, evitando dor de cabeça e perda de tempo por parte do cliente para solucionar um problema causado por terceiros.