Bom dia meus roximores, tudo bom?
Vim hoje falar sobre uma atualização muito importante sobre operações de crédito: O fim da isenção de IOF para essas operações.
Para explicar um pouco melhor, no início do ano tivemos um grande impacto na economia e na vida de todos os brasileiros com a pandemia. Em 3 de abril, foi criado o decreto de número 10.305 publicado pelo diário oficial da união na qual haveria a isenção de IOF (imposto por operação financeira), para facilitar linhas de crédito e financiamento (compras de cartão de crédito, empréstimos pessoais, cheque especial, crédito rotativo) fazendo com que a população pudesse buscar crédito para se manter nesse novo cenário e o governo também movimentar dinheiro. Inicialmente esse decreto iria até 02/10 e depois foi estendido para 31/12, porém será encerrado nesta sexta - feira 27/11/2020.
Mas e por quê foi adiantado se iria até o final de 2020?
Nesse caso, o governo decidiu voltar com essa cobrança para que pudessem financiar a isenção de tarifa de energia no estado do Amapá. O estado foi afetado por um apagão que durou 22 dias e os moradores afetados terão essa isenção de tarifa.
Em um decreto publicado na noite de 25 de novembro de 2020, no Diário Oficial da União, o governo confirma a retomada do IOF nas operações de crédito para custear os R$80 milhões necessários para isentar os moradores da cobrança.
Como fica meu empréstimo agora?
Quem contratou um empréstimo enquanto o IOF estava zerado terá a alíquota zerada até a parcela final. Por exemplo, caso você tenha contratado um empréstimo de 12 parcelas no dia 20 de novembro de 2020, o IOF não será cobrado durante todo esse período referente ao contrato.
E aí, ficou alguma dúvida? A gente tá aqui para te ajudar sobre esse assunto.
Caso você queira mais informações e outros conteúdos, você pode visitar o Blog do Nubank, e clicando aqui para ler mais sobre IOF.