Fim da isenção de IOF para operações em 27/11/2020

Bom dia meus roximores, tudo bom?

Vim hoje falar sobre uma atualização muito importante sobre operações de crédito: O fim da isenção de IOF para essas operações.

Para explicar um pouco melhor, no início do ano tivemos um grande impacto na economia e na vida de todos os brasileiros com a pandemia. Em 3 de abril, foi criado o decreto de número 10.305 publicado pelo diário oficial da união na qual haveria a isenção de IOF (imposto por operação financeira), para facilitar linhas de crédito e financiamento (compras de cartão de crédito, empréstimos pessoais, cheque especial, crédito rotativo) fazendo com que a população pudesse buscar crédito para se manter nesse novo cenário e o governo também movimentar dinheiro. Inicialmente esse decreto iria até 02/10 e depois foi estendido para 31/12, porém será encerrado nesta sexta - feira 27/11/2020.

Mas e por quê foi adiantado se iria até o final de 2020?

Nesse caso, o governo decidiu voltar com essa cobrança para que pudessem financiar a isenção de tarifa de energia no estado do Amapá. O estado foi afetado por um apagão que durou 22 dias e os moradores afetados terão essa isenção de tarifa.

Em um decreto publicado na noite de 25 de novembro de 2020, no Diário Oficial da União, o governo confirma a retomada do IOF nas operações de crédito para custear os R$80 milhões necessários para isentar os moradores da cobrança.

Como fica meu empréstimo agora?

Quem contratou um empréstimo enquanto o IOF estava zerado terá a alíquota zerada até a parcela final. Por exemplo, caso você tenha contratado um empréstimo de 12 parcelas no dia 20 de novembro de 2020, o IOF não será cobrado durante todo esse período referente ao contrato.

E aí, ficou alguma dúvida? A gente tá aqui para te ajudar sobre esse assunto.

Caso você queira mais informações e outros conteúdos, você pode visitar o Blog do Nubank, e clicando aqui para ler mais sobre IOF.

25 curtidas

Obrigado pela informação.

Caso seja necessário optar por umas dessas linhas de crédito, é bom fazer certinho os cálculos para não se enrolar depois, já que o IOF está de volta!

5 curtidas

Quem deveria pagar essa conta são os responsáveis pelo apagão e não o contribuinte.
Êta governozinho mentiroso e ladrão!

4 curtidas

Obrigado por compartilhar por aqui @JoaoVic! :memo:

6 curtidas

Foda, pra quem faz compra internacional então nem se fala kkk

1 curtida

@Mazucke A isenção foi para compras e movimentações dentro do país, compras internacionais ainda geravam taxas de IOF normalmente. Então pra esse tipo de transação, em específico, nada mudou mesmo nesse cenário atual :wink:

6 curtidas

Ah obrigado @JoaoVic achei que ia aumentar na verdade kkk

1 curtida