Fintechs devem tirar o Bank do nome?

Sabemos que a Nu Pagamentos (comodato 260) bem como o PagSeguro (comodato 290) são fintechs e não bancos. Ao colocar “bank” em suas marcas, estariam elas induzindo os clientes ao erro? Seria isso uma propaganda enganosa? O que você acha?

Fintechs são empresas inovadoras que usam a tecnologia para oferecer soluções no mercado financeiro.

Outra definição: Startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, tendo a tecnologia e inovação como grande diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.

No caso do Nubank mesmo sendo uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central, em um de seus produtos (a NuConta) optaram em lançar na modalidade de conta de pagamento invés da corrente. Vale salientar que a mesma já oferece diversos serviços que um velho e tradicional banco Dino. :t_rex: oferece.

Se chamar Nubank não significa que precisam ser um banco. O trocadilho é para evidenciar que vieram para revolucionar o setor financeiro brasileiro.

5 curtidas

@anon24644223, Não existe nenhum tipo de propaganda enganosa no nome da empresa, no caso Nubank. Não existe uma indução a. O que deve ser feito sim, é ler seu contrato para sabermos o que é a empresa. Se formos pensar por esse lado, se o Nubank tivesse hoje outro nome e um dia se tornasse um banco, teria que mudar o nome, o que não é legal, pois o nome é uma marca. O mesmo serve para as outras empresas citadas por você, e não tem nenhum sentido.

Uma empresa pode criar um nome pensando no futuro, um nome sugestivo ou coisa do tipo. Ao mesmo tempo que ela pode no início pensar em ser algo e desistir no meio do caminho. Enfim, na minha opinião, nome só tem que ter uma correlação, mas que no fim não denomina a empresa.

5 curtidas

@anon24644223 faz sentido seu ponto, imagino que juridicamente não tenha problema, pois se tivesse já haveria uma ação judicial ocorrendo, mas de uma forma geral faz sentido o que disse, tanto que muitos acham que o Nubank é de fato um banco quando não é, pelo menos não ainda. Propaganda é tudo né? A palavra bank tem uma força muito grande, é uma palavra gostosa de dizer, soa sofisticado, chik e moderno. Numa análise literal, faz sentido seu ponto.

1 curtida