Frações de Ações na Declaração do Imposto de Renda

Eu tinha ações OIBR3, provenientes de compras de linhas fixas; não vendi nem recebi nenhum valor por elas; depois do grupamento de ações em 2024, a posição acionária aparece zerada (no Informe de Rendimentos) em 31/12/2024; segundo Aviso aos Acionistas de 01/07/2024, a Oi S.A. informará oportunamente a data do(s) leilão(ões) a ser(em) realizado(s) na B3 S.A., com o objetivo de alienar as ações reagrupadas, mas até agora a Companhia não o fez!

Na Declaração do Imposto de Renda, devo inserir essas informações no campo Discriminação, da ficha Bens e Direitos, e zerar o valor em reais no campo Situação em 31/12/2024?

Alguém sabe me dizer? Desde já, muito obrigada.

2 curtidas

Boa tarde @mcris67 ,

Faça conforme está no informe de rendimentos, pois a receita cruza os dados da empresa com o cliente. Neste caso, o Nu declarou assim então, obedece como está.

Sobre o grupamento o que aconteceu é que na escala, como você teve pouco para formar 1 ação da OI naquele momento, eles venderam automaticamente e debitaram na sua conta.

Para confirmar isso, você pode ir no menu > configurações > documentos para ver no extrato de 2024 essa movimentação creditada na sua conta..

3 curtidas

Esse é um exemplo que você pode adotar na descrição:

100 ações da empresa XYZ7 adquiridas por meio de reagrupamento de ações na proporção de 10 para 1 realizado em [data]. Antes do reagrupamento, eram 1.000 ações com preço médio de R$ 2,00. Após o reagrupamento, o preço médio ajustado é R$ 20,00.

Caso reste dúvidas, consulte um profissional da contabilidade, de preferências especializado em DIRPFs.

3 curtidas