Fui vítima de um golpe por pix. E agora?

Ontem realizei um pagamento de de um pix no valor de 500,00 reais, eu mandei metade do valor para a pessoa me mandar a conta e logo após eu alterar as informações eu mandaria o restante, a pessoa começou a dar desculpas e após as 14h da tarde ela sumiu e não se manifestou, a conta da mulher dele é a Nubank, tenho o cpf dela e alguns dados, gostaria de saber como prosseguir e se teria algo a ser feito nessa situação

5 curtidas

Consigo provar com prints

3 curtidas

Seja bem vindo, @Matheus_Lange !!

11 curtidas

Se você percebeu que caiu em um golpe financeiro, é importante agir rapidamente. Confira dicas de “primeiros socorros” para algumas situações:

Contate a instituição financeira

Busque contato imediato com a instituição financeira pela qual a operação foi feita e explique o ocorrido – depois que um pagamento ou transferência é confirmado, não é possível evitar que o valor chegue à conta de destino, mas às vezes ainda existe a possibilidade de contestar a transação junto ao banco recebedor;

Faça a denúncia da conta

Denuncie a conta fraudulenta para a instituição financeira que recebeu o valor, pois assim as equipes responsáveis poderão iniciar as investigações mesmo antes da comunicação interbancária;

Registre um boletim de ocorrência

Faça um boletim de ocorrência informando sobre o golpe e fornecendo o máximo de detalhes possível. Muitas vezes este documento é solicitado para que o processo de contestação seja efetivamente iniciado. (saiba aqui como fazer um boletim de ocorrência);

9 curtidas

Bom dia! Infelizmente eu acho bem complicado você reaver seu dinheiro, uma vez que, não está comprando um produto em si…

Você pode tentar conversar com o atendimento do Nubank, mas tem um ponto bem complicado no que falou: compra de contas, normalmente, são proibidas nas diretrizes das empresas, passíveis de banimento.

Tenha muito cuidado com esse tipo de “compra”.

9 curtidas

Se a negociação tivesse sido concretizada através de uma plataforma e-commerce tudo seria mais fácil.

3 curtidas

Olá @Matheus_Lange bem-vindo a comunidade Nu! :smiley:

Bem, conforme dito por @Petherson acho bem difícil e improvável conseguir reaver o dinheiro na sua conta novamente.

Além disso, faço das palavras do @Edson_Bezerra as minhas e acrescento que ainda assim você teria um pouco de trabalho para reaver o dinheiro.

Infelizmente é impressionante como existem pessoas oportunistas e ruins no mundo para aproveitar de situações como essa.

Espero que você fique bem diante dessa situação e torço para que consiga o dinheiro de volta :slight_smile: :folded_hands:

2 curtidas

Entre em contato com nubank: Pelos canais oficiais, ligue ou use o chat do aplicativo para relatar o ocorrido. Informe que você foi vítima de um golpe e solicite o bloqueio da transação e o acionamento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix. O MED é um mecanismo criado pelo Banco Central para facilitar a devolução de valores em casos de fraude. Você tem até 80 dias após a transação para registrar esse pedido, mas quanto antes, maiores as chances. Anote o protocolo de atendimento.
Registre um Boletim de Ocorrência (BO): Faça um BO, seja presencialmente em uma delegacia ou online, detalhando o máximo possível o golpe, incluindo data, hora, valor, dados do recebedor (se você tiver) e como o golpe aconteceu. O BO é fundamental para qualquer ação judicial futura.

1 curtida