Função de Divisão de Gastos

Contexto:
Muitas pessoas frequentemente compartilham despesas, familiares ou colegas, seja em um barzinho, durante uma viagem, etc. Atualmente, não há uma função específica no app que facilite a divisão desses gastos, o que pode tornar o processo de cobrança e pagamento mais complicado e demorado.

Solução Proposta:
Desenvolver uma nova funcionalidade no aplicativo Nubank que permita não só a divisão e cálculo de gastos entre amigos, mas serviria também como ponte para chamar as APIs do PIX e Nubank para fazer essa “cobrança” automaticamente.

Funcionalidades:
1. Divisão de Gastos:

  • O usuário pode selecionar transações específicas, disponíveis no app, ou adicionar despesas manualmente para dividir entre os amigos.
  • O app permitira que o usuário defina a proporção ou valor fixo que cada pessoa deve pagar.

2. Geração de QR Code:

  • Após definir a divisão de gastos, o app geraria QR codes únicos para cada amigo, correspondente ao valor que cada um deve pagar.
  • Os QR codes podem ser compartilhados via WhatsApp, email, ou exibidos diretamente na tela do app do usuário que está cobrando.

3. Envio de Solicitações de Pagamento:

  • O app permitiria enviar as solicitações de pagamento diretamente para os amigos via mensagens de texto, WhatsApp, email, ou outros aplicativos de comunicação.
  • As solicitações incluiriam um link de pagamento que redireciona os amigos para uma página segura do PIX/Nubank onde eles podem efetuar o pagamento.

4. Histórico de Divisões e Pagamentos:

  • Um histórico das divisões de gastos e pagamentos recebidos, para que o usuário possa acompanhar quem já pagou e quem ainda deve.

Benefícios:

  • Praticidade: Facilita a divisão de despesas, economizando tempo e evitando mal-entendidos.
  • Transparência: Cada amigo recebe uma solicitação clara com o valor exato a ser pago via PIX.

A implementação dessa funcionalidade traria uma grande melhoria para o app Nubank, tornando-o ainda mais útil e conveniente para situações de compartilhamento de despesas. Além disso, pode aumentar a satisfação e fidelidade dos usuários, que terão uma solução prática e segura ao seu dispor. Isso facilitaria muito a divisão e cobrança de pagamentos.

12 curtidas

Oi @andersonviotti, seja bem-vindo à comunidade.
Que bom que trouxe excelentes sugestões e ideias.

Parabéns.

Dica:

Aqui na comunidade existe uma categoria específica para Sugestões e Ideias, de uma olhadinha dela depois. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

12 curtidas

Muito obrigado por avisar e desculpe postar no lugar errado. rsrs

7 curtidas

Achei uma ideia incrível em casos de Viagens ou quando você está fazendo a compra no seu cartão para outra pessoa.

Exemplos que já aconteceram comigo que essa função iria ajudar:

Viagens:
Ex. Peço um pizza na viagem ou pagamos um Uber, geralmente uma pessoa faz o pagamento, depois a gente vai na calculadora vê quando da pra cada um e por fim fazemos o pix. Com essa opção você no momento da compra poderia ter algo como dividir.

Da mesma forma funcionaria quando você fez uma compra a vista ou parcelada para outra pessoa no seu cartão

Minha sugestão:

Quando a gente clica na compra que foi feita no cartão, alem das opções de parcelar compra e reportar problema, poderia ter a opção de Dividir Conta, ai você adicionaria todos que irão pagar.

8 curtidas

Uma viagem exatamente o que me fez trazer essa sugestão. Haha

Demorei um século para criar coragem de fazer o cálculo no Excel / calculadora. Essa função no Nu tornaria a divisão e até mesmo cobranças de gastos tão fácil e incrível. Ela nos possibilitaria não só adicionar os gastos disponíveis na timeline (o que seria até uma forma de fazer com que as pessoas utilizarem ainda mais o Nu pela facilidade nas divisão das despesas), como também entradas manuais.

5 curtidas

Sou uma dessas pessoas, @andersonviotti.
E nessa divisão manual eu sempre pago mais, nunca dou sorte. :sweat_smile:
Sua ideia é muito boa.
O Nubank bem que poderia inovar e criar uma funcionalidade isso usando toso o eu poder criativo. Tenho certeza que seria melhor de tudo que já tem no mercado já. :blush:

4 curtidas

Pois somos dois então, @Lene-tavares. Atê já aceitei esta minha sina. :rofl:
Caso, o Nubank implementasse essa funcionalidade, eu voltaria a ter esperenças de ter uma conta divida, de forma mais tranquila e simples. :slightly_smiling_face:

5 curtidas

É sempre bom se organizar nas finanças.

Excelente postagem, @andersonviotti. Bem-vindo!

:clap::wink:

1 curtida

Você indicaria o número de pagantes e a compra seria concretizada quando todos tiverem pago, isso? A ideia é boa, mas várias pessoas pagando vai demandar um pouco mais de tempo para concretizar a operação. Não sei se seria do agrado do dono do estabelecimento.

A proposta não seria para estabelecimentos, e sim para a pessoa que fica “responsável” por pagar as contas, e depois dividir com os amigos. Já fazemos isso hoje em dia, porém, é tudo manual e pode ser complexo dependendo (se for uma viagem, por exemplo, terá várias despesas). Uma função embutida no app, simplificando essa geração e divisão de despesas compartilhadas, facilitaria muito.

2 curtidas

Nesse caso, funcionaria muito bem. QR Code se todas as pessoas estiverem presentes e links se tiverem a distância.

1 curtida

Seria uma boa :+1:t2:. Mas o Nubank demora anos pra começar a implantar qualquer coisa. Seria legal se o time responsável visse ideias boas, e em no máximo 9 ou 12 meses o app já estivesse ganhando novas funções. Mas por exemplo até hoje depois de 5 meses a função de definir limite de cartões virtuais q eu vi funcionando com alguns e já está pronto nem foi liberado para todos. Vai entender esta forma de liberação do Nubank

2 curtidas