Contexto:
Muitas pessoas frequentemente compartilham despesas, familiares ou colegas, seja em um barzinho, durante uma viagem, etc. Atualmente, não há uma função específica no app que facilite a divisão desses gastos, o que pode tornar o processo de cobrança e pagamento mais complicado e demorado.
Solução Proposta:
Desenvolver uma nova funcionalidade no aplicativo Nubank que permita não só a divisão e cálculo de gastos entre amigos, mas serviria também como ponte para chamar as APIs do PIX e Nubank para fazer essa “cobrança” automaticamente.
Funcionalidades: 1. Divisão de Gastos:
O usuário pode selecionar transações específicas, disponíveis no app, ou adicionar despesas manualmente para dividir entre os amigos.
O app permitira que o usuário defina a proporção ou valor fixo que cada pessoa deve pagar.
2. Geração de QR Code:
Após definir a divisão de gastos, o app geraria QR codes únicos para cada amigo, correspondente ao valor que cada um deve pagar.
Os QR codes podem ser compartilhados via WhatsApp, email, ou exibidos diretamente na tela do app do usuário que está cobrando.
3. Envio de Solicitações de Pagamento:
O app permitiria enviar as solicitações de pagamento diretamente para os amigos via mensagens de texto, WhatsApp, email, ou outros aplicativos de comunicação.
As solicitações incluiriam um link de pagamento que redireciona os amigos para uma página segura do PIX/Nubank onde eles podem efetuar o pagamento.
4. Histórico de Divisões e Pagamentos:
Um histórico das divisões de gastos e pagamentos recebidos, para que o usuário possa acompanhar quem já pagou e quem ainda deve.
Benefícios:
Praticidade: Facilita a divisão de despesas, economizando tempo e evitando mal-entendidos.
Transparência: Cada amigo recebe uma solicitação clara com o valor exato a ser pago via PIX.
A implementação dessa funcionalidade traria uma grande melhoria para o app Nubank, tornando-o ainda mais útil e conveniente para situações de compartilhamento de despesas. Além disso, pode aumentar a satisfação e fidelidade dos usuários, que terão uma solução prática e segura ao seu dispor. Isso facilitaria muito a divisão e cobrança de pagamentos.
Achei uma ideia incrível em casos de Viagens ou quando você está fazendo a compra no seu cartão para outra pessoa.
Exemplos que já aconteceram comigo que essa função iria ajudar:
Viagens:
Ex. Peço um pizza na viagem ou pagamos um Uber, geralmente uma pessoa faz o pagamento, depois a gente vai na calculadora vê quando da pra cada um e por fim fazemos o pix. Com essa opção você no momento da compra poderia ter algo como dividir.
Da mesma forma funcionaria quando você fez uma compra a vista ou parcelada para outra pessoa no seu cartão
Quando a gente clica na compra que foi feita no cartão, alem das opções de parcelar compra e reportar problema, poderia ter a opção de Dividir Conta, ai você adicionaria todos que irão pagar.
Uma viagem exatamente o que me fez trazer essa sugestão. Haha
Demorei um século para criar coragem de fazer o cálculo no Excel / calculadora. Essa função no Nu tornaria a divisão e até mesmo cobranças de gastos tão fácil e incrível. Ela nos possibilitaria não só adicionar os gastos disponíveis na timeline (o que seria até uma forma de fazer com que as pessoas utilizarem ainda mais o Nu pela facilidade nas divisão das despesas), como também entradas manuais.
Sou uma dessas pessoas, @andersonviotti.
E nessa divisão manual eu sempre pago mais, nunca dou sorte.
Sua ideia é muito boa.
O Nubank bem que poderia inovar e criar uma funcionalidade isso usando toso o eu poder criativo. Tenho certeza que seria melhor de tudo que já tem no mercado já.
Pois somos dois então, @Lene-tavares. Atê já aceitei esta minha sina.
Caso, o Nubank implementasse essa funcionalidade, eu voltaria a ter esperenças de ter uma conta divida, de forma mais tranquila e simples.
Você indicaria o número de pagantes e a compra seria concretizada quando todos tiverem pago, isso? A ideia é boa, mas várias pessoas pagando vai demandar um pouco mais de tempo para concretizar a operação. Não sei se seria do agrado do dono do estabelecimento.
A proposta não seria para estabelecimentos, e sim para a pessoa que fica “responsável” por pagar as contas, e depois dividir com os amigos. Já fazemos isso hoje em dia, porém, é tudo manual e pode ser complexo dependendo (se for uma viagem, por exemplo, terá várias despesas). Uma função embutida no app, simplificando essa geração e divisão de despesas compartilhadas, facilitaria muito.
Seria uma boa . Mas o Nubank demora anos pra começar a implantar qualquer coisa. Seria legal se o time responsável visse ideias boas, e em no máximo 9 ou 12 meses o app já estivesse ganhando novas funções. Mas por exemplo até hoje depois de 5 meses a função de definir limite de cartões virtuais q eu vi funcionando com alguns e já está pronto nem foi liberado para todos. Vai entender esta forma de liberação do Nubank