Vocês já pensaram em fazer o "Pix" dos Cartões de Crédito?

Eu saí recentemente com os amigos para curtir o Carnaval e em dado dia (já muito avançado nas comemorações), alguns de nós já não tinha dinheiro disponível para os pagamentos e precisamos dividir a conta cada um em seu cartão de crédito.

Estava pensando, com o NuPay e a abrangência que hoje o Nubank tem no mercado nacional, seria possível criar um sistema de pagamentos interno por CC que funcionasse de forma análoga ao Pix. Explico:

Suponho que boa parte dos clientes do Nubank possuam o seu Roxinho, afinal o NU começou com esse serviço, dessa forma, imaginem se fosse possível que uma pessoa pudesse criar uma solicitação de pagamento pelo APP e o APP criar um QR code que, quando escaneado por outro usuário do NU, o permitiria pagar o emissor do QR com o seu Roxinho. Veja:

  1. Cliente A solicita um pagamento de 300 reais;
  2. APP do Cliente A cria um QR code de pagamento;
  3. Cliente B escaneia o QR code com o APP do NU;
  4. APP do Cliente B exibe todas as infos do pagamento e seleciona o Roxinho dele como forma de pagamento;
  5. Cliente B escolhe opções de parcelamento (se cabíveis ou já não tenham sido definidas pelo Cliente A);
  6. Cliente B conclui o pagamento inserindo a senha;
  7. Cliente A recebe a confirmação do pagamento no seu APP e o dinheiro aparecerá disponível na hora (ou congelado até data definida pelo NU);

O Nubank pode tomar uma imensa parcela das transações das maquininhas com uma simples implementação como essa. Ela favoreceria pequenos comerciantes e amigos a dividirem contas que não seriam possíveis no Pix mais facilmente, pois no meu caso acima eu poderia pagar no meu cartão e depois enviar um QR code para que cada um dos meus amigos pudesse me pagar no Roxinho deles sem grandes entraves ou sem tomar tanto tempo do estabelecimento pagando uma conta em 6 operações haha

Talvez essa seja uma demanda muito particular minha, mas se vocês acreditam ser algo útil, eu posso explicar melhor a ideia.

6 curtidas

Já existe a modalidade de pagamento PIX no Crédito; ela não atenderia essa demanda?

7 curtidas

O custo de se pagar um pix com CC é de aprox. 5% no Nubank. A ideia é justamente pensando em ser uma operação de crédito comum e (possivelmente) mais barata.

2 curtidas

Então, ocorre que operações de pagamento por cartões de crédito “comuns” implicam em custos adicionais.

Observe nos sites de vendas online; o preço de um produto/serviço é menor quando efetuado via PIX, ou Boleto de parcela única e maior, quando pago no cartão de crédito, independente da quantidade de parcelas.

A idéia é boa, mas, por beneficiar, à primeira vista, apenas uma das partes envolvidas (o cliente), não parece que possa prosperar.

6 curtidas

Tem o app Noh, entre outros, para essa função.

Certamente não é possível que não existam taxas. Eu me refiro à possibilidade, por exemplo, do dinheiro só cair para o “vendedor” após X dias (que variam entre 1 e 30 e possuem taxas diferentes). Esse tempo em que o dinheiro ficará “parado”, o Nubank poderá aproveita-lo para investimentos, como é prática comum das operadoras de maquininhas. É uma alternativa diferente e mais voltada a tomar o mercado de maquininhas, que do Pix propriamente dito.

Realisticamente falando, criar a conta em outro app/instituição para dividir contas entre amigos não me parece prático. Ao menos pra mim, quanto menos apps eu tiver que lidar, melhor.

Essa abordagem, inspirada na prática das operadoras de maquininhas, parece ser uma maneira de competir com elas e não com o Pix diretamente. É uma ideia, mas seria importante considerar os impactos reais para o Nubank.

É uma prática comum antecipação de recebíveis, grande parte dos negócios não têm capital de giro, fluxo de caixa disponível, a grande massa dos usuários de maquininha recebem na hora ou em D+1 e pagam alto por isso.

6 curtidas

Talvez, @iBryan, seria mais viável e barato diminuir a taxa cobrada nesse serviço já disponibilizado do que criar uma funcionalidade nova.

7 curtidas

Respondendo diretamente ao título do tópico:

Ainda não precisei usar, mas está lá, a hora que precisar, talvez use se for realmente necessário!

3 curtidas

Boa tarde!
Eu uso pix no crédito pela nubank com frequência!
Vejo as taxas como “consideravelmente justas”… Numa situação em que a pessoa se encontra sem dinheiro disponível e o crédito como pix é a solução… é louvável.

2 curtidas