Pessoal, uma dúvida.
O que vocês acreditam ser mais relevante para uma instituição financeira?
- Cliente com gastos mensais elevados (R$ 10.000,00 acima)
- Cliente com investimentos altos (R$ 700.000,00 acima)
- Não há diferença, ambos contam.
Pessoal, uma dúvida.
O que vocês acreditam ser mais relevante para uma instituição financeira?
Oi @Fabio80, acredito que os dois são muito importantes. Vejam só o Nubank, por exemplo, nasceu como cartão de crédito e hoje se encontra num estorno enorme em captar dinheiro em aplicações financeiras.
Mas, é só achismo meu mesmo.
O cliente investidor com 700k tende a ser mais valioso que o de 10k/mês, no entanto, o que gasta de 10k/mês é estratégico porque gira transações todo mês, aumenta a visibilidade do banco e pode gerar receita adicional.
Acredito que não existiria tanta diferença assim porque qualquer instituição visa lucro, então teria espaço pra ambos os públicos se pensar no longo prazo, o Nubank é um exemplo perfeito hoje em dia, tem espaço para todos os públicos.
Se você pesquisar, vai ver que tem uma resposta correta em relação ao lucro que o banco tem nas duas situações colocadas pelo @Fabio80
Acredito que os 2 são relevantes
Um dá mais lucro para o banco que o outro. O banco tem que ter os dois perfil. Se colocar um cenário de um cliente com 700k e outro que gasta 10k mês, tem uma diferença boa de qual dá mais lucro!
Por isso acredito que a resposta seria um depende, porque isso varia de instituição pra instituição e o exemplo abre margem de gastos de 10 mil para cima, porque no exemplo inicial tem uma diferença enorme entre 10 mil e 700 mil, mas se igualar o valor, como também se esse cliente honra com as dívidas, também é sinal que tem alto poder aquisitivo e é tão importante quanto o que tem investido, até porque de algum lugar esse cliente está tirando o dinheiro pra pagar a fatura, é um cliente em potencial para trazer seus investimentos também.
O cenário é o seguinte: O que é mais vantajoso para o banco um cliente com 700k investido ou um cliente que gasta 10k mês.
Aí devolvo a reflexão: o que seria mais vantajoso um cliente que gasta 10 mil pra cima - podendo abrir margem para ele/a gastar 100, 400, 700 mil por mês e ainda o banco convencê-lo a trazer seu dinheiro que investe também?! Acredito que nesse cenário os dois são importantes, mas trazer quem gasta pra além disso começar a investir o patrimônio também faz brilhar os olhos do financeiro do banco, de qualquer forma no fim do dia se caso o banco consiga trazer os dois perfis é melhor ainda.
Isso é hipótese.
O cenário proposto pelo @Fabio80 700k investidos ou 10k mês, qual desses o banco lucra mais?
Por isso digo depende porque um tem o valor aplicado e o outro vai gerar receita recorrente para instituição, mas ambos são tão importantes quanto. Foi um bom devaneio para passar o tempo nesse sabadão
Boa conclusão
Os gastos mensais de 10k no crédito gera receita sem dúvida para o banco. Com as taxas da maquininha. Porém se você tem 700k investido nas caixinhas, conta muito pro seu NuScore. Mesmo que você tenha uma dívida de 10k no cartão, o banco sabe que você vai honrar pelo investimento de 700k que você tem.
Como disseram, ambas as situações contam. Mas clientes com altos valores investidos significam que a instituição financeira tem uma grande quantidade de dinheiro sob sua gestão, o que é um dos principais indicadores de sucesso para muitos bancos.
Umas das maiores receitas que uma instituição financeira pode ter é com crédito, principalmente cartão de crédito. Banco ama cliente que usa cartão, o spead é altíssimo. Os spreads de investimentos vem de forma mais segura e recorrente mas spread de crédito é muito maior.