Golpista usava boneco e fotos driblar reconhecimento facial

8 curtidas

Impressionante, @Geofilho_Ferreira_Mo! Os golpistas não se cansam de criar estratégias para enganar mais e mais pessoas!

Todo cuidado Ă© pouco. :warning::handshake:

10 curtidas

Nossa, :scream_cat: onde iremos parar … É cada uma que tomamos conhecimento…

8 curtidas

É a pergunta que me faço todos os dias também, @Nina_B.P!

A tecnologia tá evoluindo muito rápido e alguns tão sendo usados para práticas errôneas, ultimamente li alguns golpes que replica o áudio e imagem da pessoa e isso é bem mais alarmante, estamos entrando em uma era que daqui a pouco será difícil distinguir real do falso, mas enquanto isso, o que resta é sempre se atualizar em artigos como o que o Nubank postou ontem.

10 curtidas

Caramba, esse golpe usando Deepfake Ă© bem realista e quem nĂŁo sabe o que Ă© Deepfake ou nunca ouviu falar, se torna uma vĂ­tima em potencial.:scream:

11 curtidas

Na reportagem,o vagabundo pega as fotos de documentos perdidos ou roubados, será que já conseguem pegar fotos de plataformas sociais tbm?
Acredito que sim, entĂŁo, nĂŁo coloco fotos nos perfis, que poderiam ser copiadas e usadas em golpes!

Vejo muitas fotos aqui nos perfis da NuCommunity, que poderiam facilmente ser copiadas! :x:

:metal::metal::metal::metal:

11 curtidas

Infelizmente conseguem! Aparentemente com alguns segundos da voz e algumas fotos nítidas é suficiente pro golpista conseguir um estrago se as pessoas ao redor não tiver familiarizada com esses golpes. Recentemente um criador de conteúdo teve um problemão ao tentaram dar um golpe no pai e como a vida dele é praticamente pública, os golpistas tem material de sobra nas redes sociais para ensinar a máquina a entender e replicar a pessoa.

8 curtidas

Os bancos e instituições financeiras deveriam pensar em deixar esse reconhecimento facial mais inteligente. Se continuar assim, futuramente, ninguém vai mais poder usar fotos na rede social por causa de pessoas má intencionadas.

Afinal até contas de pessoas que conhecemos nas redes sociais, de repente, pode ser fake também ou a pessoa pode ter a conta hackeada. Hoje, uma das coisas mais fáceis é criar contas falsas nas redes sociais.

O lado do bem deve procurar melhorar ainda mais as medidas de segurança, pois infelizmente, sempre irá existir pessoas que irão usar qualquer tecnologia para o mal.

5 curtidas

Oi Itamar, se não me engano no app do BTG o reconhecimento é (ou era) dinâmico. Além da “foto” frontal, vc precisa aproximar e enquadrar o rosto numa elipse e depois movimentar para direita e para a esquerda.
Agora, nĂŁo me lembro se Ă© sempre assim ou apenas no cadastro da imagem.

5 curtidas

@anon30102627 :fist_right::fist_left:
Realmente, antigamente esse reconhecimento era mais dinâmico (vira pra cá, vida pra lá, etc…)
Ficava a impressĂŁo que era mais seguro, agora Ă© sĂł ir aproximando o rosto e td certo!

Se bem que minha esposa e uma vizinha, foram fazer aquele reconhecimento pra habilitar o Modo Rua e deu erro várias vezes, então não é só aproximar o rosto!

Mas a desconfiança continua!

:metal::metal::metal::metal:

5 curtidas

O problema Ă© que IA consegue fazer isso.

Talvez um acesso integrado a um sistema tipo Gov.BR (que poderia ser criado pelo Banco Central), além dos sistema de segurança que já tem, ficasse um pouco mais seguro.

1 curtida

Conforme a IA vai avançando os sistemas de segurança precisam seguir no mesmo ritmo

3 curtidas