Governo federal anunciou hoje, 22 de maio de 2025, um aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para 3,5%. Antes o IOF era 0,35% para outros beneficiários e 1,1% para transações de mesma titularidade. Esta mudança afeta diretamente operações de câmbio, incluindo o uso de contas globais como Wise, Nomad e similares. Além de investimentos em previdência.
Já vai começar a valer a partir de amanhã dia 23 de Maio, com novo IOF de 3,5%
Após 6h do anúncio, governo que está mais perdido que bala na comunidade volta atrás da decisão de forma parcial após forte repercussão. Kkk . Especificamente o trecho que previa a cobrança de 3,5% sobre remessas de recursos de fundos de investimento para o exterior — alíquota que hoje é zero.
Igual o caso do monitoramento do pix. Só vão dar um tempinho, pois como vão custear os programas para os pobres sem isso né
Mas p/ as contas globais, cartão de crédito internacional, câmbio em geral, já foi alterado o IOF para 3,5%, tudo está mais caro, mais imposto p/ bancar os gastos desenfreados do governo
Isso so pode ser coisa de desgoverno… aqui no Brasil nem o passado é certo… tudo muda sempre…
Necessitamos de previsibilidade, e de segurança jurídica, o resto trabalhamos e fazemos um pais melhor!
Calma, então mesmo colocando saldo na conta e pagando com cartão internacional na modalidade Débito, ainda vai ser cobrado IOF de 3,5%? Ou só vai ser cobrado na hora q comprar a moeda para colocar como saldo na conta?
Você só paga o IOF uma vez, na hora de fazer o câmbio de Reais para Dolar. Depois é uma operação de débito em Dólar.
Loucura é alguém morando no Brasil não dolarizar. Além de alocar fora do Brasil em empresas sólidas, você estará posicionado em moeda forte (diferente do Real que só desvaloriza devido à inflação).
Alívios? Tá falando sério? Uma coisa é você ter a liberdade de escolha ao decidir aonde quer viajar (ou aonde/o que quer comprar com seu dinheiro: você já precisa trabalhar cerca de 5 meses para pagar os impostos no ano). Outra coisa é o governo aumentar impostos para aumentar a arrecadação para cobrir rombos (como o do INSS), e mesmo assim tem gente querendo achar algo de bom nisso.
Só vai compensar investir dolarizado quem possui mais de 1 milhão USD. Menos que isso é loucura.
Ao investir dolarizado, já vai perder 3,5% do montante inicial que vai render. Num cenário super otimista só de alta, uma ETF dolarizada rende um pouco mais de 1% ao mês, ou seja, vai levar 4 meses para ter exatamente o mesmo dinheiro que você já tinha no começo…
Num cenário realista, com oscilações, inflação americana, leva 6 meses para ter o mesmo poder de compra que já tinha ao iniciar o investimento… Pessoal não fez as contas de quanto isso é ruim…
3,5% parece pouco? É o quanto rende 1 ano de poupança descontando inflação… Imagine que você está pagando 1 ano de poupança liquida na sua vida para começar um investimento no exterior. Fica super arriscado.
Essa medida não atinge a massa de baixa renda, o que é um atenuante. Além de fortalecer o turismo interno e deslocar capitais para investimentos em produtos financeiros nacionais. Toda medida governamental tem seus agravos e alívios.
Também fiquei com essa dúvida. Além do aumento do IOF de 1,1% para 3,5% na conversão do Real para a conta global, agora também será cobrado IOF de 3,5% em cada compra pelo cartão de débito global?
Acho que você tá tentando fazer um bait, mas vamos explicar como isso afeta todo mundo para quem está com dúvidas. Essa medida criminosa de utilizar o iof que é um imposto regulatório para escancaradamente arrecadar mais dinheiro, afeta diretamente TODAS as companhias de varejo (que já estão estranguladas pela alta da selic) que precisam de crédito e essa medida afeta ainda mais profundamente as companhias aéreas (que já estavam com recuperação judicial). A conta já sabemos quem irá pagar.