Governo aumenta IOF para 3,5% e afeta todas Contas Globais

Governo federal anunciou hoje, 22 de maio de 2025, um aumento no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para 3,5%. Antes o IOF era 0,35% para outros beneficiários e 1,1% para transações de mesma titularidade. Esta mudança afeta diretamente operações de câmbio, incluindo o uso de contas globais como Wise, Nomad e similares. Além de investimentos em previdência.

Já vai começar a valer a partir de amanhã dia 23 de Maio, com novo IOF de 3,5%




9 curtidas

image

12 curtidas

Aí é pacaba…

Para aprovar o IOF é da noite pro dia, mas pra pagar meus parentes aposentados e lesados, até hoje…

Não têm como ficar satisfeito com isso… Inadmissível.

10 curtidas

Algumas contas globais já estão aplicando a nova taxa para conversão de moeda que antes era 1,1%, e agora 3,5%


Na wise ainda está em 1,1%

7 curtidas

Informações mais detalhadas: Governo aumenta IOF para empresas, previdência privada e operações cambiais

7 curtidas

É isso ai pessoal. Lembrem disso lá na frente da urna na próxima eleição :wink:

9 curtidas

Após 6h do anúncio, governo que está mais perdido que bala na comunidade volta atrás da decisão de forma parcial após forte repercussão. Kkk . Especificamente o trecho que previa a cobrança de 3,5% sobre remessas de recursos de fundos de investimento para o exterior — alíquota que hoje é zero.

Igual o caso do monitoramento do pix. Só vão dar um tempinho, pois como vão custear os programas para os pobres sem isso né

Mas p/ as contas globais, cartão de crédito internacional, câmbio em geral, já foi alterado o IOF para 3,5%, tudo está mais caro, mais imposto p/ bancar os gastos desenfreados do governo


Só quero ver o preço que vai a cotação do dólar hoje

6 curtidas

Não vou falar nada, senão tem uma turminha aqui que adora sinalizar mensagens quando a gente fala mal de uma certa pessoa. É o amor, rs

8 curtidas

Isso so pode ser coisa de desgoverno… aqui no Brasil nem o passado é certo… tudo muda sempre…
Necessitamos de previsibilidade, e de segurança jurídica, o resto trabalhamos e fazemos um pais melhor!

6 curtidas

IOF para cambio (Real x Dólar) para checking account subiu de 1,1% para 3,5%

IOF para cambio (Real x Dólar) para conta de investimentos subiu de 0,38% para 1,1%

Coisa linda… #SQN

Praticamente vão triplicar a arrecadação…

4 curtidas

4 curtidas

Calma, então mesmo colocando saldo na conta e pagando com cartão internacional na modalidade Débito, ainda vai ser cobrado IOF de 3,5%? Ou só vai ser cobrado na hora q comprar a moeda para colocar como saldo na conta?

4 curtidas

Você só paga o IOF uma vez, na hora de fazer o câmbio de Reais para Dolar. Depois é uma operação de débito em Dólar.

Loucura é alguém morando no Brasil não dolarizar. Além de alocar fora do Brasil em empresas sólidas, você estará posicionado em moeda forte (diferente do Real que só desvaloriza devido à inflação).

Alívios? Tá falando sério? Uma coisa é você ter a liberdade de escolha ao decidir aonde quer viajar (ou aonde/o que quer comprar com seu dinheiro: você já precisa trabalhar cerca de 5 meses para pagar os impostos no ano). Outra coisa é o governo aumentar impostos para aumentar a arrecadação para cobrir rombos (como o do INSS), e mesmo assim tem gente querendo achar algo de bom nisso.

Esclarecedor:
(4851) O desastroso anúncio do IOF: “ajuste fiscal” com controle de câmbio - YouTube

5 curtidas

Só vai compensar investir dolarizado quem possui mais de 1 milhão USD. Menos que isso é loucura.

Ao investir dolarizado, já vai perder 3,5% do montante inicial que vai render. Num cenário super otimista só de alta, uma ETF dolarizada rende um pouco mais de 1% ao mês, ou seja, vai levar 4 meses para ter exatamente o mesmo dinheiro que você já tinha no começo… :joy:

Num cenário realista, com oscilações, inflação americana, leva 6 meses para ter o mesmo poder de compra que já tinha ao iniciar o investimento… Pessoal não fez as contas de quanto isso é ruim…

3,5% parece pouco? É o quanto rende 1 ano de poupança descontando inflação… Imagine que você está pagando 1 ano de poupança liquida na sua vida para começar um investimento no exterior. Fica super arriscado.

4 curtidas

Essa medida não atinge a massa de baixa renda, o que é um atenuante. Além de fortalecer o turismo interno e deslocar capitais para investimentos em produtos financeiros nacionais. Toda medida governamental tem seus agravos e alívios. :expressionless_face:

4 curtidas

Infelizmente aumentou mesmo! Quem saiba se nossos deputados e senadores fizerem alguma força, o governo recue. Mas é difícil.

5 curtidas

Também fiquei com essa dúvida. Além do aumento do IOF de 1,1% para 3,5% na conversão do Real para a conta global, agora também será cobrado IOF de 3,5% em cada compra pelo cartão de débito global?

4 curtidas

Acho que você tá tentando fazer um bait, mas vamos explicar como isso afeta todo mundo para quem está com dúvidas. Essa medida criminosa de utilizar o iof que é um imposto regulatório para escancaradamente arrecadar mais dinheiro, afeta diretamente TODAS as companhias de varejo (que já estão estranguladas pela alta da selic) que precisam de crédito e essa medida afeta ainda mais profundamente as companhias aéreas (que já estavam com recuperação judicial). A conta já sabemos quem irá pagar.

2 curtidas

Não. Cartão de débito não. Só o de crédito do Brasil

2 curtidas

Agora o melhor cartão para fazer compras no exterior é do Sicoob que não cobra Spread, e a taxa total final é de 3.5%

A conta global do Nubank agora cobra um total de 4,30% em taxas

4 curtidas