Oq acontece quando alguém bate as botas e deixa dinheiro na conta:thinking:
O informe do falecimento à entidade bancária deve partir da família, já que o banco não tem a iniciativa de informar aos herdeiros sobre a existência de uma conta bancária. A consulta dos valores existentes na conta deverá ser solicitada por um dos herdeiros com um documento que comprove a sua situação.
E se a pessoa não tiver família?? Kk
Vai para herdeiros colaterais (irmão, sobrinho, tio, primo, tio-avô, sobrinho-neto). E se mesmo assim não tiver ninguém mesmo, a herança será destinada ao Estado e passará por procedimento específico até que se verifique que, efetivamente, não há herdeiro possível. Não fica com o banco, tá?
Mas vc disse q cabe à família comunicar o óbito ao banco, e q o banco não comunica a familiares q tal pessoa possuía uma conta.
Então posso presumir , q não havendo reclamantes , e o banco não tomando iniciativa de avisar os familiares sobre a existência de certa conta, então o dinheiro ficaria com o banco:rofl:
Negativo @Gustavo_Henrique_Por. Quando alguém falece, a própria Receita Federal procede a baixa do CPF automaticamente após a emissão do atestado de óbito, assim, o banco providencia o bloqueio automático da conta bancária.
@Julian_Lopes, sempre tive essa curiosidade e nunca debati com nenhum advogado ou alguém que entenda. No caso de falecimento do pai o qual os únicos herdeiros são os filhos, esses podem se dirigir ao banco onde o falecido tinha conta e apresentar a certidão de óbito e só então sacar o dinheiro, é assim que se procede?
A consulta/retirada dos valores existentes na conta bancária deverá ser solicitada por um dos herdeiros, com um documento que comprove a sua situação, bem como o inventário. O banco pode se recusar a mostrar o extrato bancário a qualquer pessoa que não esteja citada no inventário, devido à lei de sigilo bancário. Mais ou menos isso!
É, ainda tem o inventário que muita gente nem se liga em fazer, eu por exemplo sou um dos que nunca me liguei nisso.
Gostei deste assunto, a gente não pensa muito nisto, mas é extremamente importe, como a questão do inventario ou então o ente deixar um testamento como que precede com um banco digital, onde algum familiar pode por exemplo movimentar a conta antes da baixa pela Receita e não respeitar as partes dos herdeiros
Então na ausência de um inventário e herdeiros o governo pega o dinheiro
Em outras palavras 95% dos jovens falecidos q possuíam contas em bancos fizeram doações involuntárias ao governo
Gostei do título: Imprevisto.
Morreu, puta de um imprevisto - tinha futebol marcado pra sábado e largou o time na mão
Gostei do título! Deveras imprevisto.
E existe um imprevisto maior q esse ?? Kk
Se eu tivesse falecido com 18 anos o banco tinha era levado prejuízo
Puts, ficamos sem zagueiro. Que vacilão
E na ausência de inventário ? Os herdeiros perdem o direito de sacar o valor que estiver na conta ? Porque nem todo mundo que morre a família faz inventário, até pq não é barato fazer um, aí no caso a pessoa q faleceu deixou 100,00 no banco a família tem q fazer um inventário para apenas sacar ?
Sem inventário ou testamento acho que é difícil da família reaver os valores em conta.
Mas o mais correto é consultar um advogado que irá analisar cada caso em específico.
Por isso mesmo já deixo avisado os meus familiares mais próximos sobre as minhas contas. Deixo as minhas coisas pra familiares, mas não dou pro governo.