De uma forma simples: os rendimentos de aplicações que remunerem em torno de 100% de CDI (e, claro, abaixo disso) não conseguem acompanhar a desvalorização do poder de compra do dinheiro causada pela inflação.
Os preços aumentarão na prática.
Obviamente que esses aumentos não afetam todos igualmente. Há inclusive indices diferentes para diferentes estratos sociais.
Você está certo, entretanto se você tivesse colocado o dinheiro na NuConta ou em outro investimento que renda 100% do CDI ou da Selic teria um rendimento maior mensalmente, conforme seu exemplo, ou seja, você “perderia” menos dinheiro pra inflação. A NuConta rende 100% do CDI e a poupança rende apenas 70% da Selic mais TR, que está 0% a um tempo já. Selic e CDI (taxa DI) tem taxas sempre muito próximas, então é praticamente o mesmo rendimento.
E pelas informações que tenho visto ultimamente a expectativa é que tenha mais um corte na Selic, então provavelmente o rendimento deva diminuir ainda mais. E se a economia esquentar é quase certo que a inflação dê uma disparada até se regular novamente.
Embora tenha chegado tarde na NU, ainda assim é melhor alguns centavos a mais aqui do que na poupança tradicional. O que eu espero naverdade é saber quando vira a possibilidade de obter novos investimentos pela NU, a exemplo do que é feito via corretores.
Nesse sentido, o pior cenário é o da poupança.
Apoio, poderia emitir CDB ou outros investimentos como os fundos!
A poupança sempre será uma opção ruim por um princípio básico: o que é demasiado cômodo, raramente é benéfico.
Mas a questão é que a NuConta parece estar se tornando exatamente algo muito parecido…
Entendamos que a política do atual governo é fazer com que as pessoas façam investimentos diferentes daqueles especulativos, digo, não deixem seu dinheiro parado.
O próprio Paulo Guedes ao ser questionado sobre a Taxa Selic tão baixa, que geraria menos rendimento aos investidores ou até prejuízos respondeu:
- Quem quer ganhar dinheiro, terá que trabalhar.
Ou seja, nada de investir e pegar resultados dos juros.
Aplicar em fundos de investimento de baixo risco tá saindo mais vantajoso ultimamente.
Por exemplo?
@LuckPass faz um canal no YouTube, vai render mais que a Nuconta. Rs.
Deus me livre! Mas quem me dera!
Deixei meu dinheiro na Nuconta por meses, na esperança de que o Nubank lançaria seu homebroker. Infelizmente isso não ocorreu e como não foi disponibilizado nenhum outro tipo de investimento que nós livre do fatídico “100% do CDI”, acabei migrando para uma corretora, com muita dor no coração, mas não tive escolha.
A parte boa é que isso vai fazer com que cada vez mais pessoas migrem pelo menos uma parte do patrimônio para a renda variável, investindo na iniciativa privada, o que é muito mais eficiente para a sociedade que títulos públicos.
100% do CDI vai servir apenas para dinheiro de caixa, com liquidez diária. A NuConta ainda é a melhor nesse sentido, na minha opinião.
Na realidade,
Meu Deus imagina para quem deixa na poupança!
Não vejo nada de bom em fazer com que pessoas com pouco conhecimento do mercado migrem para a renda variável. O possibilidade de desastre será grande.
Exatamente. O brasileiro gosta de acreditar que existem formas de ganhar dinheiro fácil. Quanto mais pessoas disserem que investimento em renda variável é a forma mais rápida de ganhar dinheiro, mais pessoas sem instrução irão se aventurar nesse mundo e tomarão um tombo grande.
Eu particularmente me considero uma pessoa bastante estudada e instruída, entretanto, venho acompanhando e estudando mercado financeiro há menos de 1 mês. Meu objetivo esse ano é ficar na renda fixa e estudando o mercado e quem sabe ano que vem começar na renda variável.
Pessoas com pouco conhecimento vão ter que adquirir conhecimento. Não tem outro jeito. A informação tá disponível gratuitamente.
Concordo plenamente, o acesso para estudos está cada vez mais fácil e na mão, porém a maioria do brasileiro não gosta de ir a fundo nos estudos e na primeira opinião ou noção já vai por aquilo, isso é o que preocupa