Investimento - Vocês pensam no que estão financiando?

Bom dia pessoal!
Queria abrir uma discussão mais filosófica com quem estiver interessado.
Hoje, no universo dos investimentos, temos “n” produtos.
Vocês pensam no impacto que o dinheiro de vocês está levando para quem está sendo financiado ou, no final das contas, só querem receber o melhor rendimento possível?

1 curtida

Fala, @EGSamuel!

No meu caso, a resposta é “sim, eu penso no que estou financiando”, mas sem neuras. Explico…

Quando o assunto é renda fixa privada ou renda variável, eu estabeleço restrições para alguns segmentos (seja em razão de princípios ou limitações de qualquer natureza). E, dependendo do segmento, eu posso querer avaliar a prática de uma empresa específica para escolher investir ou evitar. No caso, quando faço o investimento diretamente, não gosto de saber que estou patrocinando aquele segmento (ou empresa), ou que estou colhendo rendimentos advindos dos mesmos.

O aspecto do “sem neuras” é pra dizer que eu não chego ao ponto de ficar avaliando a composição de fundos. Se eu invisto em um fundo que aplica em títulos privados, eu não ligo se o gestor do fundo colocar na carteira alguns títulos nos segmentos que eu, quando invisto diretamente, busco evitar.

Sei que isso às vezes compromete o potencial de rendimentos que eu poderia receber, visto que alguns dos segmentos que eu evito são justamente segmentos que normalmente estão associados a melhor potencial de ganhos. Ainda assim, prefiro seguir com a minha filosofia e ficar com a cabeça em paz.

16 curtidas

Admito que nunca pareceu para pensar nisso não. Nunca tinha me atentado para isso.

Exatamente isso.

Contudo, com o seu tópico e com o post do @FernandoLacerda vou passar a prestar mais atenção nisto. Mas, como bem disse, novamente o @FernandoLacerda, “sem neuras”.

5 curtidas