INVESTIMENTOS: "Como deveria ser"

Eu primeiro iria fazer meus cálculos através das notas de corretagens, e depois editaria manualmente. Não entraria em contato, só se não desse pra atualizar

4 curtidas

Vlw pela resposta @Bruno_Nascimentoo !

Sobre o Ultravioleta, aqui nesse link no nosso blog tem todas as informações do que fazer para adquiri-lo. Como não faço parte do time, não tenho informações mais detalhadas sobre isso… desculpa.

Sobre a estratégia de liberação de features, é um assunto bem complexo com n variações de produto para produto, empresa para empresa. Temos uma metodologia bem disseminada no mercado, que é o teste A/B que você já conhece, mas dentro dela, existem várias nuances… cada produto tem graus de risco/retorno diferentes, os quais são considerados nos planos de liberação de features. Mas, pode ter certeza que a gente faz o máximo que podemos para liberar as funcionalidades o mais rápido que conseguimos, mas sempre tendo em mente que o mais importante é entregar algo com a maior qualidade possível, porque é isso que é esperado de uma empresa como o Nubank. Sendo assim, às vezes, esse processo pode demorar e sentimos muito por isso. Estamos cada vez mais aperfeiçoando esse fluxo para que esse processo seja cada vez mais eficiente.

Sobre a parte dos vários aportes de Renda Variável, realmente, concordo com você que temos uma oportunidade de melhoria nesse fluxo. Passei seu feedback para o time responsável aqui e disseram que isso já deveria ter sido resolvido. Estão verificando lá e, assim que me responderem, volto aqui para compartilhar com você, blz?

Por fim, com relação à migração da NuInvest, realmente não foram todos que gostaram da unificação com o NuApp, sentimos muito por isso e, desde então, estamos super ligados nos feedbacks desses clientes tentando melhorar a sua experiência no NuApp de forma a suprir essas demandas desse público. Por outro lado, muita gente gostou da migração e resolvemos muitos problemas que eram constantemente foco de críticas de clientes. Além disso, desde a migração, aceleramos as entregas de melhorias por termos apenas um lugar para atuar (NuApp).

No entanto, essa divergência de opiniões sobre evoluções de produtos tecnológicos tende a ser algo comum nesse ramo. Vi que você é Applemaníaco, então, sabe muito bem como é, uma vez que a Apple é marcada pelos seus altos e baixos ao longo da história… acertos e erros, mas sempre focada em encantar seus clientes. Aqui no Nubank, temos muitas semelhanças e estamos sempre tentando entregar a melhor experiência possível para nossos clientes. Por isso, ficamos muito felizes em ter pessoas como você aqui na NuCommunity nos ajudando com críticas construtivas, as quais nos ajudam demais a endereçar esses problemas e encontrar pontos de melhoria. Quanto mais pessoas ajudarem, mais rápido chegaremos à uma experiência incrível para investir.

Sendo assim, por favor, quanto mais críticas construtivas tiverem, sugestões de melhorias, melhor para todos nós :slight_smile:

Bora tornar a área de investimentos do NuApp a melhor de todas! :dizzy:

5 curtidas

Obrigado pela resposta @andreobueno.
Essa interação e preocupação com os usuários e principalmente com as opiniões e críticas postadas aqui na NuCommunity é o que esperamos do Nubank, que surgiu com um objetivo muito claro: descomplicar a nossa vida financeira. Ao longo do tempo isso se perdeu, mas como você disse, toda grande empresa passa por isso.
Espero que essa “retomada” de atenção para a parte de investimentos e principalmente em levar em consideração as nossas “dores”, perdure por aqui e que mais outros Gerentes de Produto se aproximem da comunidade, nos mais diversos assuntos do app.

5 curtidas

Daniel, parabéns pelo trabalho. Acho que esses ajustes vão agregar muito valor. :slight_smile: Mas confesso que o meu sonho mesmo seria poder utilizar um app separado só para investimentos (NU Invest), como era antes. Seria mais fácil separar os investimentos da receita mensal em conta-corrente, além de mitigar os riscos de usar um celular na rua com o app da Nu Conta. Assim poderíamos usar a conta do NU tranquilamente no dia a dia, separada dos investimentos de longo prazo. Dois aplicativos: 1) NU Conta; 2) NU Invest.

5 curtidas

Opa, vlw pela resposta! Somos adoradores de textões haha :sweat_smile:

Sobre sua sugestão:

O problema, é que não são só proventos ali… ali também entram juros semestrais de alguns tipos de TD, alguns tipos de CDBs também pagam alguns bônus, e tudo isso deveria entrar nesse pacote :frowning: Por isso optamos pelo Outros Ganhos.

Sobre a parte da valorização, é isso mesmo que acontece hoje no app. Se você filtrar lá na tab Evolução somente por Bolsa de Valores, para aquele mesmo mês dos outros, muito provavelmente vai estar com a valorização negativa… A ideia de fazer isso separado por todos e ter também a visão agregada é para dar visibilidade sobre o desempenho de cada tipo de produto do cliente, sendo possível ver quais estão puxando para cima ou para baixo em cada período e tomar decisões mais embasadas. No caso da RV, optamos por mostrar mesmo o negativo porque julgamos que essa informação é tão importante quanto a de rendimento positivo de um CDB no momento de tomada de decisão do cliente. Faz sentido?

Em relação ao novo extrato de investimentos, ele tem as informações completas, informando qual ativo, data, tipo, etc. :slight_smile: Aí, fica bem mais fácil acompanhar todas as movimentações de investimentos direto no extrato de investimentos.

Sobre o rendimento atual vs rendimento acumulado, foi uma longa discussão interna e os pros do acumulado venceram os pros do atual. Nossa ideia, era facilitar para os usuários fazerem comparações com os rendimentos por períodos que é o comum no mercado, além de incentivar a mentalidade de investimentos de longo prazo, deixar claro a magia dos juros compostos, etc. A ideia é mostrar o que de fato a pessoa ganhou num dado período, independente de como está agora, na tentativa de trazer uma certa paz para os investidores, principalmente em momentos de oscilações negativas, onde a tendência é resgatar com medo e depois comprar na alta (mais caro), práticas que tendem a gerar resultados negativos para o investidor.

Para alterar o rendimento para outros períodos, é só entrar na tab Evolução. Deixamos 12 meses como padrão, porque como disse, é o comum no mercado, além de ser um período que entendemos ser interessante para uma análise mais completa do desempenho dos investimentos. A única coisa que não temos é um filtro para ser possível chegar no nível de asset desses rendimentos, porque entendemos que o desempenho individual de cada asset já é possível de ser monitorado com as informações atuais da tela de detalhes deles.

Ah, só para ter certeza que estamos falando da mesma coisa quando você fala de rendimento atual… nesse caso, o cálculo é: Valor de mercado agora * quantidade de cotas - Preço médio * quantidade de cotas. É esse cálculo ao qual você se refere como sendo o rendimento atual? É que nesse caso, ele não se refere a nenhum período específico, mas sim, às quantidades e preço médio e preço atual, informações que já estão disponíveis na tela de cada asset hoje.

Vlw!

4 curtidas

@FM40 , tudo bem?

Então, sobre essa separação do saldo de investimentos, é algo que já estamos desenvolvendo e será possível para aqueles que assim o desejarem, separar sua conta de investimentos da NuConta. Assim, será possível ter esse controle que você citou, que é desejado por muitos!

Sobre a parte de segurança, você conhece a nossa ferramenta do Modo Rua, onde você pode bloquear a parte de investimentos do seu app quando sai na rua, aumentando assim a segurança dos seus investimentos, os quais ficarão escondidos quando você estiver na rua. Segurança é algo primordial para nós também.

5 curtidas

Valeu pela resposta, André! Pois é… Com essa integração, fui obrigado a abrir conta no Mercado Pago só para fazer pequenas compras na rua, uma conta que eu só uso na padaria, na feira e para pagar táxi pelo PIX. É complicado. Conheço sim o modo rua, mas confesso que não achei 100% seguro. Vou explicar o porquê: a aba “investimentos” não some do aplicativo, e o saldo fica simplesmente oculto. O certo seria essa aba de investimentos desaparecer… Caso o cliente sofra algum tipo de coação, o criminoso perceberá que existe algum valor oculto e o obrigará a liberar o saldo de qualquer maneira. Mas fico muito satisfeito com essa notícia de separar as duas coisas, porque são realmente dois universos completamente diferentes. Com a XP ocorre o mesmo problema, e até hoje eles não resolveram isso. Valeu!

4 curtidas

Acho que isso só da uma falsa impressão para os clientes. Pois ele vê que rendeu tudo aquilo, e no final quando vai resgatar ele recebe um rendimento inferior, então acho que não vai querer mais investir se sentindo enganado.
Acho que se a idéia é mostrar o que a pessoa de fato ganhou no período de 12 meses, então também tinha que ter uma idéia para mostrar o que o valor aplicado que ele tem carteira rendeu também(pra mim o principal). Acho que investidores que aplicam em produtos voláteis não tem essa de paz não. Já se assume os riscos e o app deve ser claro mostrando a realidade
Na página de bolsa em minha carteira por exemplo não vejo sentido como está. Mostra um rendimento positivo em cima sendo que na verdade estou é no negativo. Enquanto permanecer assim infelizmente eu não vou investir em bolsa no Nubank( Este único ativo q tenho foi só de teste)

Ótimo mostrar dos 12 meses se é o que a grande maioria quer, ok, mas não deveriam considerar valores de rendimento que já não está mais em conta ou incluir proventos na soma tbm. É isso que confunde. Ainda mais os de mais idade que não entende quase nada.

Me referia em todas as outras áreas do app que mostra a informação de rendimento de 12 meses como no print acima. Quando vc falou que dava pra alterar pensei que era nestas paginas sem acessar outras, não dentro da tab de distribuição.

Uma pena. É justamente está mudança que está me desanimando a investir no app do nubank.

Me refiro a parte onde mostra o rendimento nas paginas de cada produto que o cliente investe, como caixinhas, renda fixa, aba do $, minha carteira, e bolsa. Todo lugar tem esta sessão dos últimos 12 meses ao qual eu não gosto nenhum pouco.

Mas fazer o que já que parece ser só a minha opinião né, pois como que vc disse, a grande maioria quer desse jeito, :man_shrugging:t2: . E pelo que vc respondeu, o Nubank não pretende mudar sobre estes apontamentos, então ok. Fico desanimado, mas continuarei sugerindo estas mudança como feedback lá pelo chat do app mesmo assim hehe

Mas agradeço a GRANDE atenção e tempo disposto.

4 curtidas

@Usuario.N , acho que agora entendi melhor seu ponto com relação ao rendimento atual com esse seu último comentário e os exemplos que deu.

Acho que o x da questão aqui, é que a parte de investimentos do Nubank no momento é mais voltada para investidores (no sentido da palavra), ou seja, pessoas que buscam lucro a longo prazo através do crescimento de uma empresa ou ativo. Por outro lado, temos também os especuladores, que visam lucros rápidos com base na variação de preços de curto prazo. Não tem certo nem errado, existem apenas essas diferenças da natureza deles. Tem pessoas que são mais investidoras, outras são mais especuladoras, outras um pouco de cada, outras mudam de tempos em tempos, e assim por diante. A linha que os divide pode ser bem tênue em diversas situações.

Em resumo, a diferença fundamental entre eles reside no horizonte de tempo e no nível de risco assumido. Investidores tendem a analisar fundamentos, assumem menos risco e, com isso, sabem que terão menos retornos imediatos. Por outro lado, os especuladores se concentram na análise técnica e na percepção do mercado e almejam lucros mais rápidos e, como consequência, tendem a tomar mais riscos. Novamente, reforço que não há certo nem errado, e cada um deve escolher a estratégia que funciona melhor para si.

Dado esse contexto, após várias pesquisas com nossos clientes, entendemos que a grande maioria é investidora, logo, o rendimento de longo prazo (12 meses) casa mais com essa narrativa de investidores e objetivos que comentei acima. Seguindo ainda nessa linha, não temos um broker, nem ferramentas para traders aqui no app nesse momento, justamente por causa dessa abordagem não focada em especuladores. Porém, como nada é escrito em pedra, isso pode vir a mudar…

E esse é mais um dos motivos de termos mudado a experiência do rendimento para 12 meses… justamente para incentivar essa mentalidade de investidor, de que a magia do investimento tende a acontecer mais no longo prazo, e que tá tudo bem ter momentos de oscilações negativas no meio do caminho, ou pouco rendimento no curto prazo, mas que lá no fim, no longo prazo, a tendência é que isso se pague, haja vista os inúmeros exemplos de investidores de sucesso e materiais na literatura sobre isso. Esperamos que, com isso, possamos ajudar as pessoas a terem mais paz ao investir, escolhendo seus investimentos e, depois, podendo usar seu tempo em outras atividades que lhes trazem felicidade. Ah, isso foi até foco de uma campanha nossa no ano passado.

Mas… como a gente é fanático por nossos clientes, a gente não simplesmente tirou tudo de rendimento atual do app, porque sabemos que existem clientes que gostam de ver esse rendimento. Por isso, como comentei anteriormente, é possível ver esse rendimento atual nos cards dos ativos, no campo Minha Posição. Ah, além disso, fornecemos o preço médio também… Então, basta fazer a seguinte conta para se saber o rendimento atual de cada ativo seu:

Rendimento atual = Quantidade de cotas * Cotação atual - Quantidade de Cotas * Preço Médio.

Ah, de qualquer forma, estou levando seu feedback para o time responsável por essa parte aqui do app, para estarem cientes que essa dor existe e ver se conseguem pensar em outras soluções para melhorar essa experiência, blz?

Vlw novamente pela super troca!

8 curtidas

:clap: :clap: :clap:

2 curtidas

Obrigado novamente pela atenção
Está é apenas 1 opinião de um cliente dentre os mais de 100milhoes que o nubank possui, e assim agradeço por colher o feedback.
No entanto acredito que está maioria são investidores iniciantes sem experiência baseado no histórico do nubank de possuir clientes mais adolescentes e de idade. Acho q quem tem experiencia no mundo de investimentos não fica só nas caixinhas e já experimentou de tudo. No meu caso só falta investimentos no exterior mesmo.

Também acho que este conceito não se aplica em investimentos voláteis como na bolsa e em aplicações com liquidez diária, pois acredito que quem investe nestes 2 produtos como eu tem a paz de poder resgatar quando ele precisar. Podendo também manter a longo prazo caso o valorização não estiver muito a seu favor, assim como eu que tenho ações em outro banco que já faz mais de 3 anos que já pode se considerar a longo prazo né, só esperando recuperar hehe. Mas isso de longo prazo depende da estratégia de cada um. Por isso seria muito bom se este conceito dos 12 meses não tivesse sido aplicado pelo menos para estes produtos no app do nubank. Mas só mais uma opinião minha, um feedback meu.

Novamente obrigado.
Que bom que o Nubank tem vc @andreobueno como Nubanker, alguém que procura entender e colher os apontamentos dos clientes para tentar trazer o melhor para todos. Sei que não tem como agradar a todos, mas o importante é isso q vc está fazendo, tirando duvidas, explicando e colhendo feedbacks para analisar e tentar acabar com as dores hehe.

Até uma próxima

5 curtidas

Mesmo os investidores de longo prazo gostam de acompanhar o rendimento dos seus investimentos mês a mês. Imagino que disponibilizar opções: Mensal, Trimestral, Semestral e Anual não seria pedir demais. Aquela opção de escolher o periodo personalizado pouco prática para maioria dos clientes, ainda que importante, ela não anula outras possibilidades que podem ser disponibilizadas por padrão.

2 curtidas