IOF de Fundos de Invest

Boa tarde peço a gente lembra de quem puder esclarecer.

Se eu aplico em um Fundo de investimento quando eu for resgatar se eu não me engano, o resgate sai daqueles aportes mais antigos certo (como tb é a sistemática do tesouro direto por exemplo)?

Ex: coloquei r$ 500 dia 15 de Abril, e coloquei mais r$ 250 dia 15 de maio.

Se eu for sacar 250 , NO DIA 30 DE MAIO, certamente não vou pagar IOF, pois vai descontar do depósito mais antigo (ou seja, não cobrará IOF, porque o dinheiro sairá do meu aporte mais antigo, com 30 dias passados)?

Bem sei que no caso de CDB eu escolho de qual data-depósito, eu quero retirar, mas como fica isto com o fundo de investimento?

Outro caso: deposito em um Fundo de investimento R$ 1.000 por 6 meses (IR de 20%) , e após 7 meses deposito mais R$1.000. Porém no oitavo mês eu preciso retirar r$ 500: O sistema vai retirar esse dinheiro do meu depósito de Fundo de investimento mais antigo ,onde eu também pago apenas 20% de ir e não 22,5%?

Obrigado, desde já

2 curtidas

EDIT:

Boa pergunta… Os fundos utilizam via totalidade de depósito, independente do mês aplicado, assim como IR regressivo.

Os que selecionam depósito é as caixinhas em RDB. Nas caixinhas utilizam o critério de LIFO (o mais recente), já a conta bancária que é em RDB utiliza o FIFO. (o mais antigo) :smiling_face_with_tear:

Existe uma diferença entre eles, saca só:

  • FIFO (“Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair”): Este método assegura que os itens mais antigos no estoque sejam os primeiros a serem vendidos ou usados. É ideal para produtos perecíveis ou com datas de validade, pois ajuda a evitar perdas por expiração.

  • LIFO (“Último a Entrar, Primeiro a Sair”): Neste método, os itens mais recentemente adicionados ao estoque são os primeiros a serem vendidos ou usados. Pode ser aplicado de forma estratégica para garantir uma margem de segurança no giro de estoque, mas não é recomendado para produtos com prazo de validade curto, pois os itens mais antigos ficariam no estoque por mais tempo.


EDIT²: Os fundos de investimentos não utilizam o método FIFO ou LIFO para resgate, mas sim na totalidade…

Então, se você colocar 1000 hoje e 1000 daqui a 6 meses, não importa, o IR regressivo será sobre a quantidade de dias. Sobre a retirada de qual depósito, não tem mais antigo ou se é o mais novo para fundos.

1 curtida

Perfeito Lucas , muito agradecido pela resposta detalhada.

1 curtida

Só o último detalhe, por favor:
Supondo que eu apliquei R$1.000 em um fundo de investimento, dia 1/4, e apenas R$100, no dia 10/5 e até o dia 10/5, este fundo esteja com um montante de R$ 1.050, 00. SE eu retirar só os juros no dia 20/5, portanto com IOF a pagar, então eu não pagarei o IOF, já que o sistema iria retirar daqueles mil antigos, ou pelo menos ele consideraria que a minha aplicação vale a partir de 1 de Abril? Aí, claro, se eu retirasse tudo , aí pagaria aquela parte do IOF sobre o valor que eu tinha a partir de 1 de maio…

Leia: Quando é cobrado IOF nos fundos de investimento?

1 curtida

Os fundos não são por depósitos. Eles são na totalidade…

Se colocou 1 mil ano passado ou se colocou 100 hoje, se tirar daqui 30 dias não vai ter IOF. O imposto é cobrado no 1° aporte. Por isso, a taxa adm é a mais cara para fundos abertos.

O primeiro depósito é que conta, os outros aportes são considerados reinvestimento.

Então o IOF incide nos 1 mil, não nos próximos aportes.


Você pode ver que na Nuinvest tem fundos que o 1° aporte é 5 mil reais e o reinvestimento pode ser 100, 500 reais…

Tinha um que era R$0,00 da Hashdex. Coloca 100 no primeiro aporte e nos demais você colocava apartir de 0,00.

Eu reinvestia meus dividendos tudo nele. Não perdia para a inflação e valorizou bastante, por ser Bitcoin o fundo…

Não sei se vou conseguir fazer isso no Nubank, além do mais o fundo mudou o reinvestimento, agora é 500 pila. Só se juntar 10 anos de dividendos kkk.

@Vlad_Santos,

A política de prioridade de resgate pode variar de fundo para fundo, e às vezes é uma informação difícil de encontrar. O ideal é consultar diretamente a instituição financeira.

Se você tem um fundo específico em mente, sugiro entrar no chat com o Nubank e perguntar qual é a política de prioridade de resgate para aquele fundo, especificamente.

Tome cuidado com esse pensamento acima :point_up:. Sempre que a gente saca, parte do que a gente saca vem dos juros, mas boa parte sai do principal, que é o que a gente aportou. Não é possível sacar somente os juros.

4 curtidas