Olá, pessoal! Tudo certo por aí?
Faz apenas 20 anos que Libras é um meio oficial de se comunicar no Brasil. E o que o Nubank tem a ver com isso?
Em 24 de abril de 2002, o governo brasileiro sancionou a Lei nº 10.436, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma forma legal de comunicação e expressão no país.
O ensino de uma linguagem para surdos tem mais de 160 anos – foi trazida ao Brasil em 1857 pelo professor francês Ernest Huet, a pedido de D. Pedro II. No entanto, a Língua brasileira de sinais foi oficializada há apenas duas décadas. Que grande lacuna, concordam?
Isso reforça como a inclusão de minorias é uma pauta antiga e continuamente necessária. Como sociedade, precisamos reconhecer as diferentes necessidades das pessoas. E é claro que as empresas também entram aqui.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), existem cerca de 10 milhões de deficientes auditivos no Brasil. Quantos deles buscam atendimento em bancos, seja presencialmente ou de forma digital? Não temos o número exato, porém – certamente – muitos deles.
O que sabemos é que a comunicação por Libras é pouco realizada por empresas, de forma geral. De modo a incluir a comunidade surda, criamos um canal dedicado ao atendimento em linguagem de sinais.
Hoje, podemos dizer que o Nubank é a única fintech a promover esse atendimento e você pode usá-lo a qualquer momento apenas acessando o seu app. Contudo, essa não é uma conquista ou algo que deve ser celebrado. É apenas um exemplo do que esperamos que seja feito por cada vez mais bancos, fintechs e empresas.
Nesta data tão simbólica para os deficientes auditivos, precisamos, sim, celebrar o que já foi conquistado. Mas também ter um olhar atento aos avanços que precisam ser feitos. Incluir é preciso e o momento de começar é agora!